Resenha: Esperando por Você de Susane Colasanti

Título: Esperando por Você
Autora: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630472
Ano: 2013
Páginas: 336

Sinopse: É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek ? o amor da sua vida ? a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?

- Estou cansada de ficar esperando o início de uma vida pra valer. Tipo, quando é que todas as coisas boas vão finalmente começar a acontecer? [Pág. 14]

Marisa é uma adolescente que sofre de distúrbio de ansiedade e passou o último ano com depressão. Agora ela é a esquisita da escola, não tem muitos amigos e quer fazer de tudo pra mudar essas coisas. Ela tem uma paixão por Derek, o cara popular da escola, há muito tempo, só que ele tem namorada. Ela tem uma melhor amiga, Sterling e um amigo desde sempre, Nash, mas que se afastou nos últimos anos e eles quase nem se falam mais.

Começa o segundo ano do ensino médio e muitas coisas estão para mudar. Derek começa a perceber sua existência e Nash parece estar se apaixonando por ela, estragando assim uma amizade que havia começado a se recuperar.
Aquilo que você espera ansiosamente parece uma maravilha quando o imagina do jeito que espera que aconteça. Mas quando a coisa realmente acontece, é uma frustração tremenda. De que adianta ficar imaginando como será sua vida, quando a realidade é sempre uma decepção? [Pág. 181] 
Com o tempo, ela consegue o que quer, namorar com Derek, que foi largado pela namorada. E agora Nash também está namorando e a amizade entre ele e Marisa volta quase ao normal. Aos poucos ela vai percebendo que nem tudo que queremos é o mesmo quando conseguimos. Sua vida familiar passa por uma situação que ela nem sonhava. 

A única coisa que começa a fazer sentido em sua vida é um programa de rádio, onde um anônimo chamado Dirk, fala sobre assuntos com os quais todos do colégio identificam-se, principalmente Marisa.
Acho que a razão por que muitos de nós adorarmos Dirk é que, quando ele fala, é como se estivéssemos desabafando através dele. Como se estivéssemos todos nesse barco, sentindo as mesmas frustações e mágoas. É tão estranho o tanto de confiança que tenho nele para atravessar esse mês geado de fevereiro! E eu nem mesmo sei quem ele é. [Pág. 187] 
Esperando por você nos mostra a vida desses adolescentes, seus anseios, aquela famosa espera por alguém que você possa se apaixonar e viver um grande amor, sua vida familiar, amizades e abordou também a depressão.

O livro é voltado para um público mais jovem. Os personagens passam por típicos problemas da adolescência, portanto acho que para o público alvo, o livro pode ser muito bom. Marisa narra em primeira pessoa e acho que isso contribuiu para que eu não conseguisse conhecer melhor os personagens secundários e, portanto não sentir uma conexão com os mesmos. E achei que iria adorar Nash, mas não consegui conhecer bem o personagem apenas com os diálogos entre ele e Marisa.
O que não estou conseguindo admitir é que estou com medo. Eu reconheço esse sentimento. Na última vez que me senti assim foi um pouquinho antes do maior descontrole emocional que já tive. Na época, não conseguia impedir que a ansiedade e a depressão tomassem conta de mim, me transformando numa pessoa que eu nunca quisera ser. A pessoa que estou me esforçando para nunca voltar a ser. [Pág. 233] 
Consegui me conectar com a história já passando da metade do livro e apenas porque Marisa volta a sofre com o problema de depressão, que ela está lutando para que não volte, mas com sua via desmoronando aos poucos, fica inevitável. O livro não é pesado nesse assunto, e foi com os momentos em que ela passou por essa doença que eu mais gostei do livro, isso porque eu me identifiquei bastante com o que ela passa, seus pensamentos e como a pessoa fica quando está com esse problema.
Sei o que está acontecendo. É uma enxurrada de desespero, que já é bastante familiar para mim, como naqueles pesadelos em que você sabe que vai acabar caindo. E sei também que, por mais que eu tente lutar contra ela, esta espiral que me puxa para baixo já tomou conta de mim. [Pág. 261]
Gostei de a autora ter abordado esse tema em um livro que tem como alvo um público mais jovem, porque muitos adolescentes também sofrem com depressão e muitos acabam seguindo um caminho destrutivo.

Marisa ao mesmo tempo em que é uma personagem inteligente, de vez em quando demora pra perceber o que está debaixo de seu nariz. Sua melhor amiga está sempre atrás de caras mais velhos, o cara de que gosta começa a agir estranho quando finalmente estão namorando e o amigo é o nerd que você nunca achou que poderia gostar, mas que talvez seja o que você sempre esteve esperando aparecer em sua vida. 

A história de modo geral é clichê e pra mim foi previsível, eu já sabia o que tinha acontecido entre os pais de Marisa, quem era Dirk, de quem ela realmente gostava, dentre outras coisas, antes da personagem perceber.

De qualquer forma, gostei do livro e acho que um público mais novo pode adorar a história da adolescência deles. E talvez agrade um público mais velho, como eu, devido aos problemas e situações que alguns deles passam ou até mesmo para recordar os momentos em que passávamos pelas mesmas situações. 

12 comentários:

  1. Esse livro eu quero ler ainda esse mês gente, eu me identifiquei com a história dele também, e essa coisa do podcast é tão divertido!

    Michelle Boyd

    The Little Things

    ResponderExcluir
  2. Acabei de resenhas esse livro, pena que não consegui descrevê-lo tão bem, como você fez, uahsu, adorei sua resenha.

    Um beijo.

    vhttp://livrodagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Andressa,

    Passando para marcar presença e dizer que a história chamou muito a minha atenção. Eu tenho interesse em ler o livro mesmo que seja clichê e previsível.Enfim, gostei da sua sinceridade. É importante falar o que pensa do livro.

    Beijos e Até o próximo post!

    Lu ♥ Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da sua resenha. Acho que não queria tanto ler o livro porque a cada resenha que leio, surge mais 1 ponto negativo além de ter total problema com livros clichês.

    Beijos.

    Páginas na Estante

    @pginasnaestante

    ResponderExcluir
  5. o outro livro da autora também tem esse toque de previsível, mas a narrativa dele é bem gostosa de acompanhar então acredito que eu vá gostar.


    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  6. Quero ler esse livro me identifiquei com o tema, acho que como eu alguns estão com esses problemas de adolescentes ou já passaram por esse momento ( tirando a parte do viver o grande amor, já não acredito nisso), achei legal o fato da autora abordar o tema de depressão pois muitos jovens sofre nessa fase da vida e ás vezes pode se transformar em algo sério nunca é demais alertar e abordar esses tipos de temas, apesar já ser conhecido pelo público.

    ResponderExcluir
  7. Eu acabei de ler outra resenha do livro, mas a sua me deixou com um pouco mais de vontade de ler. A verdade é que parece que a história é boa mas o livro é fraco - a narrativa da Susane em Bem Mais Perto é muuuito pobre!


    Mas acho que vou dar uma chance pra Esperando Por Você :)
    Beijos!
    Malu
    www.wordsbooksworlds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. eu li bem mais perto e me decepcionei , mas espero que esse seja melhor

    ResponderExcluir
  9. Olá eu gostei do livro e sim é bem clichê mas é bom ah e super previsível, não gostei da mãe Marisa não tem explicação as atitudes dela por que se estivesse cansada da vida que levava era só se separar pra que fazer isso com o cara que parece ser o melhor pai do mundo né

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Ando apaixonada por romances adolescentes. Pensei que este fosse sobre jovens adultos. O livro trata de um drama, mas ainda assim deve ser bom saber sob a ótica de uma adolescente como é viver com depressão. Pode ser de grande ajuda para alguns.

    ResponderExcluir
  11. Eu também li esse livro e gostei muito.

    Achei um final previsivel, mais muito bom. haha'

    É um livro pra descontrair mesmo, super divertido. E pra mim foi uma especie de recordação. =p

    Beijos

    2bookgirls.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Só lendo a sinopse já consegui prever várias coisas do livro, não que seja ruim... a história parece ser ótima e adorei a capa! Mas ela me enganou, não achei que ser dedicado mais ao público adolescente, obrigada pela resenha! Beeijos!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails