Resenha: Gregor e as Marcas Secretas de Suzanne Collins




Título: Gregor e as Marcas Secretas
Série: As Crônicas do Subterrâneo #4
Autora: Suzanne Collins
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501081896
Ano: 2012
Páginas: 288

Sinopse: No quarto volume da aclamada série As Crônicas do Subterrâneo, Gregor é levado a se envolver cada vez mais em uma crise que se aprofunda. Há gerações, os ratos vêm expulsando os camundongos — ou “mordiscadores” — de qualquer terra que queiram, fazendo com que eles tenham de se mudar constantemente. Mas agora os camundongos estão desaparecendo, e a jovem rainha Luxa, que é grata a eles por terem salvado sua vida, está determinada a saber por quê.

Atenção: Não contém spoiler desse livro, mas pode conter spoiler dos livros anteriores no primeiro parágrafo, caso não tenha lido, pule para o segundo parágrafo.

Para ler as resenhas dos livros anteriores, escolham a desejada e cliquem no link:
PS: Leiam a resenha do primeiro livro "Gregor, O Guerreiro da Superfície", pois assim entenderão melhor do que se trata a série e conhecerão esse mundo que se passa no Subterrâneo, abaixo de Nova York, e possui não só humanos diferentes de nós, mas também bichos gigantes (uns adoráveis e outros medonhos).


Passou-se algum tempo desde o livro três. As coisas continuam as mesmas, a Sra. Cormaci agora sabe da existência do Subterrâneo e está cuidando da família de Gregor enquanto sua mãe está ausente, pois continua se tratando da peste. Gregor vai sempre visitar a mãe e aproveita para ter aulas de ecolocalização com Ripred e visitar os habitantes de Regália.

Dessa vez Gregor não enfrentará outra profecia que cita seu nome como o salvador da pátria. Algo estranho está acontecendo aos camundongos e ele terá que se juntar aos amigos do Subterrâneo numa nova aventura para investigar o desaparecimento deles. Para completar, Ripred e Bane sumiram, o que não pode ser bom sinal.

Puxa, ele estava sempre metido em confusão ultimamente. [...] E estava a cinco dias de Regália, o que significava que, durante esse tempo, sua família estaria sofrendo sem notícias. Tudo que saberiam é que tinha levado Boots a um piquenique e não havia voltado. [Pág. 146] 

Quando vão para sua jornada eles se deparam com perigos, segredos, novos bichos gigantes e amedrontadores e muitas coisas dão errado, deixando-os sem poder voltar para casa. Eles passaram por batalhas, maus momentos e uma guerra é declarada.



“SOBRE ESTA COROA MINHA PROMESSA EU FAÇO.
ATÉ MEU ÚLTIMO SUSPIRO, MANTENHO
ESSA DECISÃO.
HEI DE VINGAR SUAS MORTES INJUSTAS,
TODOS AQUI QUE MORRERAM EM VÃO.” [Pág. 168]


Além de tudo que encontrará em seu caminho, Gregor terá que lidar com seus sentimentos que parecem ter crescido em relação a uma pessoa...

- Você se afeiçoou muito a ela.
- Não sei. Acho que sim.
- Quer um conselho?
- Não se preocupe. Sei o que você vai dizer. Que a coisa toda é idiota.
- Muito pelo contrário. Eu ia dizer que a vida é curta. Na verdade, só existem poucas coisas boas nela. Não finja que não está acontecendo. [Pág. 292]

Uma das coisas que gosto nessa série é que durante a leitura, quando há determinados acontecimentos que são consequências dos livros anteriores, Gregor nos resume o que aconteceu, algo que acho válido porque nem sempre lembramos exatamente o que aconteceu nos livros anteriores.

Mais uma vez eu devo dizer que essa série é voltada para todas as idades (apesar de muita gente achar que parece ser juvenil demais), tem aventura, laços de amizade, lutas, segredos, cenas tristes e alegres, cenas que nos fazem cair na gargalhada e infelizmente em todos os livros temos que lidar com a morte de alguns personagens.

A narrativa é gostosa e a leitura rápida. Os personagens são muito bem construídos, tanto os vilões como os mocinhos. Suzanne nos faz gostar de criaturas que temos nojo/medo no dia a dia, como morcegos, ratos, baratas (que no livros todos são gigantes) e eu adoro isso. Esse livro foi diferente dos anteriores e nos leva a crer que no último livro uma profecia terá que ser cumprida, mas para isso algo triste deve acontecer. 

A diferença do final desse livro foi que ele não teve um “desfecho” como os anteriores, deixando claro o que irá acontecer no último volume da série, que não terá uma passagem de tempo curta como nos outros, mas sim continuar exatamente de onde terminou (ou pelo menos é o que parece).

Suzanne Collins é uma excelente escritora e isso fica visível nos livros que escreve. Ela consegue arrancar vários sentimentos dos leitores ao ler suas obras. E mais uma vez surpreendeu e soube continuar bem a história de Gregor. Me tornei fã da autora e suas séries Gregor e Jogos Vorazes desde que li o primeiro livro de cada série. 

Uma guerra está para começar... e como toda guerra, muitas baixas devem estar por vir. Aguardo ansiosa o final dessa série pela qual me apaixonei desde o primeiro livro e não me decepcionei em nenhum momento. Só fico triste em saber que só tem mais um livro pela frente. Sentirei saudades desse mundo que passei a amar.  Série mais do que recomendada! 

PS: A única coisa que tenho a reclamar é da constante bola vermelha na capa dizendo que o livro é da mesma autora de Jogos Vorazes. Não há necessidade de estragar a harmonia da capa para expor essa informação.

Comentou nesse post? Participe do Top Comentarista de Novembro AQUI.



14 comentários:

  1. Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro sem ter lido nenhum outro da serie, fico um pouco sem entender, porq afinal já você fala dos acontecimentos de um quarto livro quando eu nem conheço o primeiro rs
    Eu gostei de ler as resenhas, mesmo entendo muito pouco porq me deixou curiosa em conhecer a serie, que pelo visto é boa.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada da Suzanne Collins.


    Não me interessei por Jogos Vorazes, apesar de todas as resenhas positivas que li. Simplesmente não despertou meu interesse.


    Também fiquei um pouco perdida ao ler a resenha, pois não conhecia a série, rs.


    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa desse livro feia.
    Ainda nao li o primeiro livro da serie, vou esperar lancar todos para poder comecar.
    Gostei da resenha.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  4. AA das horas que quero ler essa série.. sou totalmente fã da Suzane depois que li Jogos Vorazes... só´não vou ler tudo pq não li o primeiro livro ainda.. beijos

    Me visita?

    Guilherme Kunz

    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não tinha ouvido falar nesse livro antes. Achei estranho esse negócio de camundongo, bem, mas se você disse que se sentiu bem com os bichos, é porque a Collins escreve bem mesmo. rs

    ResponderExcluir
  6. Ok, eu odeio essa bola vermelha também. Ela é muiiiiiiiito feia.


    Eu acho estranha essa história de camundongos e bichos gigantes e assustadores, rs, mas confesso que comprei os três primeiros livros (que ainda não li) somente por causa da autora. Me apaixonei por Jogos Vorazes e simplesmente precisava de Gregor.


    É um alívio ouvir você dizer que esta série é boa também. Afinal, ela é gigante... hehe... E acho que isso de resumir algumas coisas dos livros anteriores é muito bom mesmo, são muitos livros e muitos detalhes pra lembrar. Espero conseguir começar logo a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Fica dificil comentar no livro, quando ele é de serie e ja tem vários rs, mas eu tenho os dois primeiros e ainda não li, comprei para meu filho e ele adora preciso logo dos outros. E você fala das bolas vermelhas anunciando ser um livro da Suzane..eu comprei o primeiro por isso..so assim me toquei que era dela e como amo Jogos Vorazes, corri comprar, mas devia ser atras...assim não compromete a capa né rs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Suzanne Collins é uma autora ótima e essa coleção não deve ficar a trás de jogos vorazes, que eu amo, a história tem uma aparência infantil mas acredito que ela envolva elementos que fazem o livro ser realmente bom.

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li nada da S. Collins, e confesso que este tipo de literatura não me agrada. Mas pelo que li da resenha, a história é bem construída, assim como os personagens. Se o livro flui e envolve o leitor, não pode ser tão ruim.
    Apesar de não curtir o estilo, acho que para que gosta vale muito a pena.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Acho que vou amar essa série. Adoro livros de aventura e os personagens bem descritos me atraem. Também acho um saco o " Da mesma autora de Jogos Vorazes". Jogos Vorazes são ótimos, mas a S. Collins é muito mais que isso.


    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  11. Até hoje só li "Jogos Vorazes" da Suzanne, e gostei bastante. Soube da existência dessa nova série já faz um tempinho, e nem preciso falar o quanto estou curioso pra lê-la. Gosto bastante de livros com bastante aventura, mistérios, e todos os demais ingredientes que ela colocou nessa obra.


    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nenhum livro dessa série,mas sei que ela foi muito bem recebida pelos fãs de Suzanne né?

    Antes que comente a resenha em si, também achei meio fora de sintonia a imagem na capa sempre remetendo a JV, não é mais necessário, até pq a autora, já mostrou a que veio né?
    Claro que fiquei um cadim perdida nessa resenha, até pq já é o quarto volume,mas...
    Ainda vou ler todos :) rs


    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nenhum livro da autora, mas falam muito bem dela, confesso que com spoiler ou não, não entendi nada kkkk, fica dificil sem ler os livros né.


    Parece ter bastante aventura, o que é uma coisa que gosto muito.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails