Eu Fui: 4ª Edição do Clube de Leitores Cariocas - Stephen King



Olá pessoal! No dia 10/11/2012 tiveram vários eventos literários no RJ. Eu fui na 4ª Edição do Clube de Leitores Cariocas que homenageou o meste do terror Stephen King. O evento aconteceu na Travessa do Barra Shopping e teve apoio da Editora Suma.


O evento foi apresentado por 4 blogueiras: Raffa Fustagno (blog Livros Minha Terapia e coluna no blog da Galera Record), Fernanda Figueiredo (do blog Livros Minha Terapia), Renata Alves (dos blogs "Envenenadas pela maçã" e "UP Brasil")  e Camila Leite (do blog Sonho entre Pontinhos). Elas escolheram alguns tópicos que gostavam mais sobre o King e assim foram apresentando.


Começamos conhecendo melhor a história de vida do autor, que é bem trágica por sinal, com exceção da vida atual com sua esposa e filhos. Ele passou por várias situações ruins desde pequeno, com seu pai os abandonando, um amigo morrer atropelado por um trem na sua frente, sua mãe falecer antes de seu primeiro livro ser oficialmente publicados, etc. Conhecemos melhor como ele começou a escrever e seu primeiro livro, do qual ele não gostou e jogou fora mas sua esposa pegou do lixo e insistiu que ele publicasse e o livro se tornou sucesso. O livro era Carrie. 



Uma curiosidade que as meninas falaram e eu adorei foi que essa casa vermelha da foto, a casa onde vive Stephen King, recebia alguns fãs batendo em sua porta pedindo autógrafos e ele decidiu postar o endereço da sua casa publicamente, assim os fãs podem deixar seus livros na caixa do correio da casa para serem autografados e depois ele os devolve! Achei incrível. 



As meninas mostraram capas de seus livros, capas dos filmes que foram adaptados de suas obras ou no qual ele participou do roteiro, séries de TV, etc. Elas montaram com a ajuda do pessoal do site King of Maine (site dedicado ao autor) uma lista em ordem decrescente do número de páginas, os livros mais grossos para os mais finos. 



Elas se dividiram para falar um poucos sobre os livros que escolheram. Algumas das obras escolhidas foram: Série A Torre Negra que possue vários livros e sairá o 8º em breve. Love que é um livro que os fãs estranham seu título. Carrie, seu primeiro livro (ele já havia escrito conto antes, mas é considerado seu primeiro livro publicado pelo que entendi) que possui também filmes baseados nele e que terá uma refilmagem que estou super ansiosa para ver em 2013, pois adoro a atriz que fará Carrie e mal posso esperar.

O iluminado que também possui adaptação, tem uma curiosidade. Stephen e sua família se mudaram para o Colorado e se hospedaram em um hotel onde eram os únicos hóspedes e aparentemente ouvia barulhos estranhos por lá, daí ele se inspirou para o livro (pelo menos foi o que entendi pelo que as meninas explicaram rs). Um sonho de liberdade que é considerado um ótimo filme pelos críticos e concorreu a vários Oscars. 


It uma obra prima do medo que é outro livro famoso que possui adaptação para o cinema e fez muitas pessoas terem medo de palhaços (inclusive uma pessoa que estava no evento que tinha fobia disso). À espera de um milagre que também foi adaptado para o cinema e é um dos meus filmes preferidos!! Adorooooo mesmo. Tempestade do século é outro livro que virou uma mini-série com poucos capítulos, não há dvd oficial dele (apenas VHS). E para finalizar, Sob a redoma o mais novo lançamento no Brasil pela Suma, que estou louca pra ler. 



As meninas mostraram as capas dos próximos lançamentos do autor pela Suma e novas capas de relançamentos. Algo que achei bem legal foi a tradutora de vários livros do King no Brasil estar na platéia. Adorei saber quem está por trás da tradução. E ela nos disse que coisas boas virão pela frente em relação aos lançamentos do autor por aqui. 




Após tudo isso teve o famoso Quiz, que é claro eu não fui sorteada. Quem fosse sorteado e respondesse corretamente poderia escolher que prêmio levar. Tinham vários livros e dvds de filmes de Stephen King. Além de botton de Sob a Redoma, caneta e chaveiro para sorteio que aconteceu após o quiz. Fui a penultima sorteada e ganhei o botton com o marcador do evento. Depois teve a foto do grupo todo que foi ao evento!


É difícil lembrar tudo que foi dito, então coloquei o que lembro. Se me equivoquei em alguma informação peço desculpas, porque minha memória não é das melhores rs.

Adorei todo o evento! As meninas são ótimas, engraçadas e sabem passar bem os conteúdos. Espero que tenham mais eventos assim pela frente.


13 comentários:

  1. Nossa que incrível, super gente boa o Stephen, a iniciativa com os autógrafos dos livros, adorei. Eu sempre quis ler as obras do autor, mas não sei por onde começar, já perguntei para algum sites dedicados ao autor, ou até mesmo pessoas que já leram as obras dele e fui ignorada, mas enfim. Estou aceitando sugestões de por onde devo começar a ler as obras dele se você tiver um palpite, agradeço haha

    http://sobreimportancias.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse evento!

    Não conhecia a história dele, que acontecimentos tristes...mas ainda bem que ele não se deixou abater e batalhou pra conquistar seus planos, :)

    Achei muito legal essa forma dele tratar os fãs. Outros autores poderiam fazer o mesmo!

    Dos filmes citados, já assisti Carrie e À Espera de um Milagre.



    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Andresa, tudo bem?
    Que legal, ótimo programa, parabéns!
    Tem selinho para você lá no todamoderna.com
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Fantástico, me deixou com vontade de morar pertinho daí!!
    Acho muito bacana quando conseguimos juntar pessoas que amam a literatura. Pessoas com gostos em comum costumam gerar boas conversas, ideias, etc.
    Nunca li nada do autor, mas gostaria.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. O primeiro livro que li dele foi A Espera de um Milagre. Não é exatamente o tipo usual de livros dele, mas eu amei de paixão. Chorei demais. Ele tem vários livros maravilhosos.
    Meu novo sonho de consumo é Sob a Redoma, apesar de não ser um livro muito barato, espero comprar em breve.


    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  6. Oi Desa

    Amei o post e fiquei feliz em saber que curtiu o evento. Pena que vc e Erica não foram sorteados no quiz mas pelo menos voc~e levou o botton e o marcador do Clube!
    Meu sonho é ver o Stephen de perto!
    Preciso! kkk
    Até o próximo

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. @raffafustagno:disqus Pois é, estava doida pra levar o Sob a Redoma rs. O evento foi ótimooo mesmo! Vcs juntas ficaram com uma boa sintonia!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. @facebook-100001929106805:disqus Olá! Eu tb ainda não li nada do King (apesar de ser doida pra ler já tem tempo), tenho uns 3 pockets que comprei na bienal e ainda não peguei pra ler. Pra ser sincera eu não saberia sugerir. Mas eu acho que é legal quando lemos uma sinopse e dizemos "eu preciso ler esse livro" kkk. Imagino que com ele eu surtaria assim por quase todos os livros rs, mas tentaria escolher um da pilha enorme de livros lançados. Talvez começasse por Carrie que foi o pioneiro.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Minas não tem essas coisas gente =/ E se tem é só em BH que fica a umas 6hrs daqui. O evento parece ter sido muito bom *-*

    ResponderExcluir
  10. Isso deve ter sido tão legal...
    Os eventos literários geralmente são bons, isso de encontrar mais pessoas que gostam da literatura tanto quanto você é muito divertido... É como se você se encontrasse.
    Não conheço praticamente nada do Stephen King, mas ver tanta gente falando bem dá uma certa vontade de ler alguma coisa dele!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por responder, finalmente encontrei uma boa alma pra me responder hahaha Vou seguir seu conselho e vou pegar Carrie para ser a primeira de muitas – amém- obras do Stephen que irei ler. (: xoxo

    http://sobreimportancias.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Poxa.. aki perto nunca tem nada.. pelas fotos me pareceu muito divertido e interessante.. é sempre bom poder estar perto de pessoas que compartilhem as mesmas paixões que as nossas..

    ResponderExcluir
  13. Esse evento deve ter sido maravilhoso. Muito legal os conteúdos que as meninas abordaram. Vida e obra do autor, curiosidades, entre outras coisas. Foi praticamente uma aula sobre ele.
    Parabéns aos realizadores do evento.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails