Resenha: Unika - A Chama da Vida


Título: Unika - A Chama da Vida (Unika #1)
Autor (a): E. J. Allibis
ISBN: 9788579303227
Editora: Universo dos Livros
Número de Páginas: 460
Onde Comprar: AQUI

Sinopse: Eve, Jack e Jo estão prestes a descobrir que um deles é um anjo e o guardião da Chama da Vida, uma das duas Entidades Fundamentais que governam o Universo. Mas qual dos três é o anjo? Qual é a sua verdadeira história? Por que seu coração carrega a Chama da Vida? O leitor acompanhará uma aventura sem igual por Sefira, o vale onde vivem os anjos, e enfrentará o Adlivun, a épica batalha entre o Bem e o Mal.


Primeiro preciso dizer que adorei saber que E.J. Allibis é um pseudômino do autor. Allibus é o oráculo de Sefira, o vale onde moram os anjos (leiam a descrição de E.J. Allibis na aba da contracapa do livro).


A grande ameaça de Sefira é Ophidiel, que há muitos anos atrás era um anjo mentor muito forte e conhecido. Mas ficou mal, foi banido para uma floresta, tendo seus membros amputados e tomando a forma de uma cobra (Voldemort fazendo história, mas lembre-se que a serpente do jardim do Éden já existia antes disso). Depois de vários séculos trancafiado e sem poderes ele consegue se tornar uma ameaça e quer o poder da Chama da Vida para dominar o mundo dos anjos e dos humanos (vilões sempre querem isso né?).

A estória é divida em 3 partes. Na primeira parte os capítulos se alternam entre o tempo presente na cidade de Marple Town (onde vivem Jo, Eve e Zack) e algumas horas antes do Renascimento, que aconteceu há 15 anos atrás. O porque dessas 2 narrações estarem relacionadas e o que é o Renascimento só lendo, não quero estragar a surpresa. Na segunda e terceira parte, a narração de cada capítulo é também ao estilo da série 24 Horas, tem "xx horas antes do Adlivun".

Com as narrações intercaladas do começo, conhecemos mais quem são Eve, Jo e Zack. Um deles é o anjo que e o guardião da Chama da Vida e Ophidiel vai tentar capturar. O livro  felizmente não fica enrolando em responder a pergunta "Quem é o tal anjo?". Uma vez que ele é descoberto, a trama segue num ritmo bom já que narra as horas que antecedem o Adlivun, a épica batalha entre o Bem e o Mal. Interessante também que entre esses 3 há um traidor.

Unika foi um avanço em histórias de anjos que eu já tinha lido porque maior parte da história se passa em Sefira, a morada dos anjos (pode até ter outros livros assim, mas esse é o primeiro que leio), deixando a Terra de lado. E pelo menos por enquanto não tem aquele clichê, anjo apaixonada por um humano (a) como tema central. E eu realmente fiquei encantada com Sefira, seus anjos e como as coisas funcionam por lá. O autor (a) foi desvendando aos poucos algumas perguntas que surgiram ao longo da trama, bem detalhado.

Acho que fui justo essa descrição de tudo que havia na terra dos anjos que me encantou no começo da história e começou a me cansar, lá pela metade do livro. Além disso, o índice dos capítulos veio no final do livro, ao lado da última página do último capítulo. Por causa disso sem querer eu vi o final. Fiquei muito chateada com isso.

Entre os anjos posso destacar Metraton, conhecido como O Sábio e chefe de todos os anjos. Unika, tida como 2° na linha de comando (não é à toa que o livro tem o nome dela...suspense). Yesod, um anjo com a forma de dragão chefe dos anjos Mentores. Nishida, um dos principais anjos mentores. Sem dúvida, eu adoro o Nishida que é um elfo que num caso raro foi transformado em anjo. Eu imagino ele como o Legolas de O Senhor dos Anéis.  

Vale a pena ver o mapa para se localizar em Sefira presente logo no começo do livro. E no site do autor tem o mapa em 3D (AQUI).

A capa de Unika é mais bonita ao vivo apesar de não ter relevo nem detalhes brilhantes. Quando se olha de perto se percebe o detalhes que tem a ver com a história: os olhos violetas de Unika, a serpente Ophidiel e a tal Chama da Vida.
Os sonhos são a coisa mais importante que possuímos. Nós vivemos de sonhos. O futuro depende da vontade e da capacidade que temos de conseguir reconhecê-los, aceitá-los, escutá-los, acolhê-los, segui-los, senti-los profundamente para que eles se transformem em realidade... Os sonhos nascem das nossas emoções. É isso que somos: emoções. Nada além de emoções. [Página 217]
O livro tem uma continuação, "Unika. L'ultima Porta". Em "Unika - A Chama da Vida" há um "Capítulo Secreto - 12.591 anos antes de Adlivun", mas só tem uma imagem. Fui no site do autor vi que dia 09/11/2012 será lançado um livro que se chama "Il Capitolo Segreto". Logo, eu acho que esse livro seria esse tal Capítulo Secreto.

Vale a pena dar uma chance a esse autor (a) italiano, é só ter um pouco de paciência.

Beijos, Érica Marts


4 comentários:

  1. Gostei da resenha =D. O livro me parece ser bem interessante, cheio de misterios, segredo e emoção, com certeza é uma leitura bem prazerosa =D


    Bjs


    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  2. A história parece ser legal, mas nada que me surpreenda muito, não senti uma vontade muito grande de ler esse livro quando foi lançado. A capa, na minha opinião, não ajuda muito. Acho meio forçada, sei lá...


    Bjs, Kel - www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Erica!
    Então, como sou dessas que curto um livro pela capa, não me interessaria por ele logo de cara, rsrs...acho que a Universo poderia ter dado uma "roupinha" melhor pra ele.


    Mas achei super interessante na sua resenha quando vc diz que se passa mt da história no "plano celestial" (vamos colocar assim, rs), sem ser na Terra e ter os clichês de sempre! SHOW! Fiquei curiosa!! :D


    Beijo grande!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  4. Eu não vejo a hora de ser lançado um próximo livro dessa série, porque ela me encantou MUITO! Nishida é meu personagem preferido, apesar de eu ter aprendido muito com Metatron, Unika e Allibus.


    Beijinhos,
    May :*

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails