Resenha Internacional: Divergent de Veronica Roth


Título: Divergent
Autora: Veronica Roth
Editora: Katherine Tegen Books
ISBN: 0062024027
Ano: 2011
Páginas: 487
Sinopse: Na antiga e distópica Chicago, a sociedade é dividida em cinco facções, cada uma dedicada ao cultivo de uma virtude: Candor (Honestidade), Abnegation (Altruísmo), Dauntless (Coragem), Amity (Paz) e Erudite (Inteligência). No dia marcado de cada ano, todos com 16 anos devem escolher uma facção à qual irão dedicar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a decisão está entre ficar com sua família e ser quem ela realmente é - ela não pode ter os dois. Então ela faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma. Durante a altamente competitiva iniciação que se inicia, Beatrice muda de nome e passa a se chamar Tris e luta para determinar quem são seus verdadeiros amigos – e onde exatamente um romance com um rapaz às vezes fascinante e por vezes enfurecedor se encaixa na vida que escolheu. Mas Tris também tem um segredo que manteve escondido de todos, porque poderia significar a sua morte. E quando ela descobre um conflito crescente que ameaça a sua sociedade aparentemente perfeita, ela também aprende que o seu segredo pode ajudar a salvar aqueles que ela ama... ou destruí-los.

Divergent se passa em Chicago que é dividida em 5 facções, cada uma representando uma virtude. 
Trabalhando juntas, estas cinco facções viveram em paz por muitos anos, cada uma contribuindo para um setor diferente da sociedade. Abnegation cumpriu a nossa necessidade de líderes altruístas no governo; Candor forneceu líderes de confiança e voz na lei; Erudite forneceu professores inteligentes e pesquisadores; Amity nos deu conselheiros e cuidadores; e Dauntless nos fornece proteção contra ameaças tanto dentro como fora. Mas o alcance de cada facção não se limita a estas áreas. Nós damos um ao outro muito mais do que pode ser adequadamente resumido. Em nossas facções, encontramos sentido, encontramos propósito, encontramos vida. [Pág. 43]
Chegou a hora de Beatrice Prior, seu irmão Caleb e vários outros adolescentes de 16 anos participarem dos testes de aptidão onde eles saberão qual virtude eles melhor se encaixam. Só que ao fim dos testes algo praticamente impossível acontece, e o teste de Beatrice é dado como inconclusivo indicando a ela 3 facções: Abnegation, Dauntless e Erudite. Isso indica que ela é Divergente e ela é avisada por Tori, quem aplicou seu teste, que ela não deve contar a ninguém sobre isso porque ser divergente é algo muito perigoso e ninguém deve saber, mas não explica o que isso significa.
Tudo - nossas casas, nossas roupas, nossos penteados - é feito para nos ajudar a esquecemos nós mesmos e proteger-nos de vaidade, ganância e inveja, que são apenas formas de egoísmo. Se temos pouco, e queremos pouco, e somos todos iguais, não invejamos ninguém. [Pág. 28]
No dia seguinte é a Cerimônia de Escolha onde todos os jovens vão decidir em que facção irão viver pelo resto de sua vida. Cada adolescente vive até os 16 anos na facção em que seus pais fazem parte e podem aos 16 anos escolher continuar nessa facção ou mudar, e caso mudem isso significa que ele abandonou sua antiga facção e família para sempre (é visto por muitos como um ato de traição). Beatrice nunca se encaixou em Abnegation, mas fica receosa de mudar de facção e abandonar a família, mas a ideia de continuar fingindo que pode fazer parte desse estilo de vida a faz escolher a facção Dauntless. 
Eu acredito em atos ordinários de bravura, na coragem que leva uma pessoa a defender outra. (Dauntless Manifesto)
Após escolher sua facção, os adolescentes passam por rituais de iniciação para testá-los e saber se pertencem a aquele lugar. Temos os grupos que nasceram naquela facção e resolveram continuar e os “transferidos” que mudaram de facção. 

Ver vários dos personagens de facções diferentes tendo que conviver juntos na iniciação é muito bom, porque vemos que a personalidade de cada um é totalmente diferente do outro pelo que eles cresceram aprendendo. Alguns não se misturam bem e é claro que temos disputa e conflito entre alguns e amizades entre outros. 
Nós fazemos coisas perigosas e as pessoas morrem. As pessoas morrem, e passamos para a próxima coisa perigosa. Quanto mais cedo aprendemos a lição, melhor chance eu tenho de sobreviver à iniciação. [Pág. 56]
Na facção Dauntless, os iniciados (aqueles que estão na semana de iniciação) descobrem que nem todos continuarão nela mesmo que passem por todos os testes pois eles tem apenas algumas vagas e eles terão que disputar um com o outro para conseguir esse lugar no pódio. Quem não ficar entre os 10 primeiros da lista se tornará um factionless, que seria alguém que não tem casa, nem família e vive nas ruas (como se fossem os mendigos para nós).

O lema das facções é: Faction before Blood, ou seja, Facção acima do sangue (indicando que a facção vem antes da família).

Após vários acontecimentos, descobrimos que uma guerra está para chegar e um plano terrível para destruir outra facção está sendo elaborado por algumas pessoas... E nem todos sobreviverão a isso!

Veronica Roth nos apresenta um mundo distópico novo e personagens ótimos. Ganância, inveja, crueldade e luta por poder sem importar em quem você tenha que pisar para conseguir, são encontramos nesse futuro. 

Os vilões do livro são realmente cruéis. Nós temos Eric que é um dos líderes da facção Dauntless, que não se importa com nada além de poder. Jeanine que é líder de outra facção. E um grupo de iniciados composto por Peter, Drew e Molly que adora implicar com o grupo que Tris faz parte e fazem de tudo para humilhá-los e torturá-los. 

A autora focou esse livro no local que Tris escolhe.  Ela não pega leve, temos mortes, tentativas de homicídio, bullying, sangue, brigas e muito mais  durante a iniciação. Com o passar do livro vamos descobrindo o porquê de ser Divergente é perigoso e o que isso significa! 

Divergent é um livro que nos apresenta uma protagonista que mesmo frágil se torna forte, que não foge dos seus problemas e os enfrenta. Temos romance também, é claro! E é muito legal ver isso aflorando aos poucos em Tris porque durante 16 anos ela viveu em um local onde não se demonstra afeição, nem mesmo seus pais podem se beijar em sua frente, etc. E ela começa a descobrir o que é se apaixonar. 

Não posso deixar de falar do Four, por quem me apaixonei. Ele é aquele personagem que horas é um amor e horas é rígido, mas que faz tudo por uma razão. Quando apaixonado faz tudo para proteger quem ama. É inteligente, corajoso e tem bom caráter! Ele é uma das pessoas que controla o treinamento dos iniciados em Dauntless. 
"Medo não desliga você; ele te acorda. Eu já vi isso. É fascinante."  -Four [Pág. 313]
Os personagens são ótimos, cada um com seu estilo, sua história e muito bem criados. As facções muito bem pensadas e cada uma com sua marca.

A narrativa é ótima, pelo ponto de vista de Tris e te faz querer ler sem parar até chegar ao fim. E o final? Nossa, que final foi aquele, de tirar o fôlego! Li esse livro em 2011 e desde então estava numa espera louca pela sequência porque o final acabou comigo (sim, eu chorei feito louca algumas horas)! E Divergent se tornou um dos meus livros preferidos! O livro é incrível, definitivamente recomendo!!

ATUALIZADO: A sequência Insurgent foi lançada em maio desse ano, já garanti meu exemplar e li (é incrível)! No Brasil os direitos são da editora Rocco (infelizmente), e Divergente tem previsão para 10 de setembro desse ano e já está em pré-venda. O terceiro livro da série ainda não possui um título e tem previsão para 2013. Também existe um e-book chamado Free Four: Tobias Tells the Story onde vemos uma cena de Divergent pelo ponto de vista de Four.

Link para pré-venda (R$29,90): http://bit.ly/MG9fxS 


Capa Nacional

Os direitos para um filme foram comprados pela Summit (mesma produtora dos filmes da saga Crepúsculo), mas ainda não temos nenhuma informação sobre elenco, filmagem ou data de estreia.
ATUALIZADO: O filme foi confirmado para 21 de março de 2014!

Nível de Inglês: Intermediário avançado.

PS: Os quotes foram traduzidos por mim para um melhor entendimento, mas não sou muito boa em tradução, apesar de entender o que diz em inglês rs.


Símbolos das 5 facções



Beijos, Andresa

11 comentários:

  1. Esse livro deve ser muito bom! Distopias são sempre legais e essa que é bem diferente das outras parece ainda mais, e o melhor é que o livro tem personagens cativantes!
    Pena que será lançado pela Rocco, tenho que esperar em português!

    ResponderExcluir
  2. Deve ser muito massa!!

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ler esse livro e sua resenha me deixou muito mais ansiosa. É uma pena mesmo que seja lançado pela Rocco.. esse vou demorar para ler :(


    Que tal dar uma passadinha no meu blog? :)
    Beijinhos,Thais Priscillahttp://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!!! essa resenha realmente ativou minha curiosidade para ler o livro....

    ResponderExcluir
  5. Essa é a primeira resenha desse livro que eu leio, apesar de já ter ouvido falar bastante dele.
    Tenho bastante vontade de ler, uma pena que será lançado pela ROCCO e não por outra editora.


    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sinopse e da resenha desse livro.
    Vou colocar na minha lista de livros para ler.
    Gosto do genero distopia entao acho que vou gostar de ler.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  7. De alguma forma lembra Jogos Vorazes, mas parece interessante.

    ResponderExcluir
  8. realmente lembra jogos vorazes.parece otimo

    ResponderExcluir
  9. Ameii, só de ver a capa me lembrou Jogos Vorazes por isso não queria ler mas agora que li a resenhaa fiquei muuuuuuito curiosa para ler preciso dele urgente!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu estava super em dúvida sobre esse livro por que é um assunto diferente e tal então eu fiquei meio "compro ou não compro ?" agora que li sua resenha fiquei com uma vontade muiitooo louca de comprar!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails