Resenha: Conselho de Amiga de Siobhan Vivian



Título: Conselho de Amiga
Autora: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219305
Ano: 2012
Páginas: 224

Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.


Ruby é uma adolescente normal e está muito confusa porque o pai que a abandonou quando era criança, aparece do nada em sua festa de 16 anos e a deixa sem chão. Ela faz de tudo  para não pensar nisso, mas é inevitável não querer saber dele, se ele voltou de vez, porque foi embora, etc. Portanto, ela fica tentando descobrir o que fazer em relação a ele, pois já havia enterrado esse assunto a muito tempo e não queria remexer nisso.

Sua melhor amiga, Beth, foi quem a ajudou a superar quando ele saiu de casa, mas agora ela esconde algo de Ruby que sente sua confiança na amiga diminuir aos poucos. Além disso, Ruby conheceu um garoto numa festa, Charlie, e eles começam a sair juntos, o que a separa um pouco das amigas.
[...] Meu pai saiu de casa, minha mãe ficou desolada, fechada em si mesma e eu pirei um pouco tentando resolver tudo sozinha. E enfim consegui, com a ajuda de Beth. A história toda acabou hoje, quando saí por aquela porta. O começo já não interessa. [Pág. 27] 
No grupo delas temos Beth, a melhor amiga que esteve sempre a seu lado, mas que não dá pra saber se ela é realmente uma boa amiga porque não tem sido sincera. Maria, que é um pouco saidinha e também parece ser uma boa amiga, mas não teve muito destaque e Katherine que foi a última a se juntar ao grupo e quem Ruby não vai muito com a cara.
“ A coisa é que, quando seus amigos perguntam se tem algo errado, eles realmente não querem saber tudo. Sobretudo se eles veem que você vive aborrecida com o mesmo assunto sempre. "[Pág. 66] 
A história é basicamente típica de adolescentes. Problemas familiares, primeiro beijo, amizades e desconfianças, traições, mentiras, etc.

O livro não me agradou. Ele é voltado para um público mais jovem e o estilo de narração da autora não em empolgou. Ela deixou o livro confuso pra mim em vários momentos, onde eu não sabia quem estava falando ou o que estava acontecendo exatamente. Além disso, achei a narração lenta e muita embromação. Várias coisas poderiam ter sido tiradas que não afetaria em nada o livro. Alguns capítulos são no presente e outros, lembranças da Ruby quando era mais nova.

Os personagens não me cativaram. Ruby tem horas que é bem bobinha e deixa as pessoas a fazerem de idiota. Das quatro meninas, Maria parece ser a melhor personagem das meninas, mas quase não aparece. Charlie foi o personagem que mais gostei, ele é fofo e tem um jeito único.

O final aconteceu muito rápido e me pareceu vago demais. Não respondeu algumas perguntas, e eu fiquei com cara de paisagem após a leitura. Pra mim, faltou enredo e muitos outros elementos para deixar o livro bom.

Beijos, Andresa.


5 comentários:

  1. Eu amo essa temática "teen". Pode até parecer imaturidade minha mas eu amo ^^
    Adolescência e suas complicações... é tudo muito encantador *---*
    http://joicy-santos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai que bom que achei alguém que teve a mesma impressão que eu... Achei que faltou alguma coisa, os personagens foram bem vagos mesmo e até pensei que o livro teria continuação, levando em conta que o final é bem sem graça e deixa algumas pontas soltas, né?
    Pensei que só eu tinha me desapontado com o livro...
    Principalmente porque eu gostei bastante do outro livro da autora, Não sou este tipo de garota... (foi bem melhor...rsrs)
    Bjs.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  3. Yara Prado Né? Achei bem fraco e o final bem sem graça mesmo. Eu ainda nem li o outro livro dela apesar de ter aqui. Vou tirar uma hora pra ler.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito do outro livro da autora "Não sou este tipo de garota", e estou esperando que esse seja tão bom quanto.


    Mas estou tentando iniciar a leitura sem muitas expectativas,

    ResponderExcluir
  5. Ainda nao li esse livro. Pela sinopse parecia legal, mas depois de ler a resenha nao me empolguei muito.
    Bjins.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails