Resenha: O Sonho de Eva de Chico Anes



Título: O Sonho de Eva
Autor: Chico Anes
Editora: Novo Conceito
Selo: Jovem
ISBN: 9788581630069
Ano: 2012
Páginas: 304
Sinopse: Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.


Eva Abelar seguiu os passos do pai e se tornou especialista em sonhos lúcidos (quando você está ciente do que acontece enquanto sonha) e está fazendo uma palestra na Universidade de Viena para vários nomes renomados e cientistas apresentando sua teoria em unificar sonhos lúcidos e superconsciência, algo que não é muito bem recebido. Ao término da palestra recebe a visita de dois policiais que a informam que sua irmã Anna está morta após uma queda do 20º andar e que seu filho que deveria estar com ela não foi encontrado no local, havia desaparecido
[...] Mas e se, preste atenção, Anna, de alguma maneira, você pudesse perceber ainda sonhando que tudo não passa de um sonho? Aí, então, consciente de que participa de um sonho, você poderia agir como bem entendesse e mudar as cenas. [Pág. 37] 
Eva fica sem chão após o ocorrido, ela já perdeu os pais e agora o resto de sua família. Sobrou-lhe um amigo, Alec, antigo namorado que é psiquiatra. Mas algo estranho acontece no enterro de sua irmã. Uma representante da empresa Yume lhe oferece um emprego no lugar de Anna e em seguida um estranho diz a ela para não aceitar o cargo para não acontecer a ela o mesmo que com a irmã. Eva começa então a desconfiar de que a morte de sua irmã e o desaparecimento de seu filho autista possam estar relacionadas à empresa em que Anna trabalhava no projeto chamado DreamGame.

A ideia do projeto é a de jogar durante um sonho lúcido, e assim a pessoa se tornaria um personagem dentro do jogo, mas por trás dessa ideia existe um plano para controlar a pessoa que usar o dispositivo DreamGame.
- Se levássemos os jogos para dentro dos sonhos, Eva; se, no lugar do vídeo ou dos dispositivos 3D, esses jogos acontecessem dentro dos nossos sonhos! Imagine só isso! [...]- Tudo isso, Eva, sendo vivenciado não através da frustrante dissociação entre o real e o virtual, mas como se fosse de verdade, com a textura da realidade que os sonhos permitem, as cores, odores, sabores, o medo, o cansaço, a dor, o prazer! Tudo como experimentamos no mundo real! E o jogador-sonhador estaria lúcido, tomando decisões, sentindo na pele as consequências de cada uma das suas ações. [Pág. 66] 
É incrível ver na leitura o que isso pode causar ao ser humano. Uma pessoa que tem o mesmo sonho lúcido toda noite, um dia, acaba que por acreditar que está sonhando, comete um crime, suicídio ou algo fora da sua capacidade de saber que está realmente fazendo aquilo. Achei tudo isso bem interessante e também assustador! Imaginem se isso se torna realidade e alguém consegue controlar a mente das pessoas desse jeito?
- A ideia principal era que se podia fazer com que o sonhador, através da constância e do forte aspecto da realidade em seus sonhos, de alguma maneira, não mais discernisse a vigília da imaginação, e vivesse nos dois mundos como se fosse num só. [Pág. 138] 
Eva aceita a oferta e vai para a China trabalhar no projeto. Lá conhece sua equipe e aos poucos tem a certeza de que a empresa está por trás de tudo que imaginava e não só isso, mas que eles querem “dominar o mundo” através desse projeto e não falta muito para conseguir.
[...] Os métodos? Esses eram os mesmos: destruição, terror, e sangue... muito sangue. O século XXI trouxe novos métodos. A guerra pelo poder já não é travada com armas tão óbvias. Daqui para frente será cada vez mais difícil reconhecer um inimigo e suas intenções. [Pág. 136] 
Um personagem que adorei e de importância no livro é Zed, um garoto inteligente que é  paciente de Alec exatamente por ter essa “imaginação fértil” e que descobre informações pertinentes a possível participação das empresas Yume em uma conspiração para controlar os sonhos e o livre-arbítrio.

O livro me deixou num suspense e doida pra saber o que ia acontecer em seguida, adoro isso! Os capítulos possuem a narração de mais de um personagem separados, então podemos saber o que acontece com vários deles em diversas situações e adorei essa tática, não ficou confuso e pudemos acompanhar cenas importantes na história.

Os personagens são ótimos, cada um com suas qualidades, defeitos, motivos e importância para o contexto. Alguns buscando respostas parecidas a Eva, outros descobrindo que a Yume não é o que parece, outros que se sacrificarão pelo caminho. A mãe de Eva apesar de já estar morta aparece nas lembranças e é uma personagem que não gostei. Ela é aquele tipo de pessoa que se a filha colocar uma roupa que não tape boa parte do corpo, a faz voltar e trocá-la antes de sair, se a filha usar maquiagem a chama de mulher da vida e por aí vai.
- Não pedi sua opinião Hermes! Não saí para me encontrar com você vestida assim! Muito menos pintada como uma prostituta. Não há motivos para uma mulher se apresentar dessa maneira se não quiser despertar o apetite sexual de um homem! É isso que quer, Eva? É? [Pág. 237] 
O livro envolve suspense, ação, conspiração... Parecia estar dentro de um filme ao passar as páginas e devo dizer era difícil largar o livro. Recomendo!!!

A dúvida que ficou comigo enquanto eu lia foi do lançamento sair pelo selo Novo Conceito Jovem,  pois o livro tem um tema adulto, uma penca de informações que podem não ser de fácil entendimento, de vez em quando uma trama sexual um pouco difícil de se encontrar em leituras mais juvenis e violência. Portanto acho que o selo Jovem veio errado nesse título. A trama nem a idade dos personagens faz uma chamada para uma leitura mais jovem.

Beijos, Andresa



20 comentários:

  1. Oiie,

    Estou bem ansiosa para iniciar a leitura deste livro, me parece bastante interessante e criativo.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha, fiquei super curiosa agora, acho que vou colocar ele na frente na minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  3. Parece mesmo mt interessante. Eu gostei dessa temaatica sobre sonhos porque e algo que não temos mt conhecimento e gera curiosidade. E acho que o autor ousou ao criar algo assim porque não aparece mt nos livros. E ainda tem esse mistério e espero gostar da trama. Bjs

    ResponderExcluir
  4. uau, isso é tão... Inception! achei o máximo :D sonhos são um tema meio batido, e infelizmente nem todo autor consegue trazer uma visão legal sobre algo que poderia ser tão bem explorado! mas o enredo me surpreendeu bastante :) se antes eu já tinha vontade, agora quero ler desesperadamente!

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas

    Confesso que choquei no " sua irmã está morta e o filho desaparecido" ...ai que coisa triste...parece até nosso amigos Sparks!
    Quando vi esse livro não tive vontade de ler não mas até que vendo do que se trata acho que voltaria atrás...

    Bjos
    Raffa Fustagno
    http://galerarecord.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A sua resenha ficou super bem feita! Eu estou com o livro na fila de leituras, mas confesso que ele vai passar na frente de alguns. O tema me chamou muito a atenção e estou bem curiosa para ler. Também não entendi o porquê do livro ter saído pelo selo Jovem. Pelo que você escreveu na resenha, não tem muito a ver.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a resenha.
    Quando eu li a sinopse eu achei que a história era diferente, mas pela resenha até me deu vontade de ler esse livro.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  8. Este não me chamou muito a atenção talvez por já ter muitos na lista...rs

    ResponderExcluir
  9. Estou super curiosa pra ler O Sonho de Eva. Nunca tinha ouvido falar desse tema dos sonhos lúcidos, e achei realmente interessante. Além do mais, o livro tem sido muito elogiado e recomendado em resenhas, como foi na sua. 

    Ju

    ResponderExcluir
  10. Primeira resenha que eu leio do livro, e me conquistou =O Não estava muito interessada e nem sabia muito sobre, mas agora que eu li, estou louca para pegar o livro e ler XD
    É bem o estilo que eu gosto *-*
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Esse livro está na minha lista de desejados desde o momento em que eu soube que ele tratava sobre sonhos, eu particularmente adoro esse tema e sempre sinto dificuldade em encontrar livros que abordem esse tipo de temática. 

    Lendo a sua resenha deu pra notar que vou adorar o livro. Espero tê-lo me minhas mãos logo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Quando vi esse livro pela primeira vez, sem ler a sinopse, imaginei outra coisa bem diferente! Primeira resenha que lei do livro, e fiquei surpreso com o enrredo. Gosto muito de livros, filmes que falam sobre sonhos. Interessante, e me lembrou A Origem!

    ResponderExcluir
  13. Oi!!
    Antes de mais nada, parabéns pela resenha, ficou ótima!!!
    Tô vendo muita gente falando desse livro e de fato fiquei com muita vontade de ler. Como estou sem comprar livros pra comprar tudo na Bienal (provavelmente esse também) vou demorar um pouquinho ainda pra ler =)
    Uma coisa que me interessou muito foi o fato de se passar aqui em São Paulo =D³³³³³
    Bom, acho que é isso!!!
    Beijinhos
    @carol_ordonha 

    ResponderExcluir
  14. Aloha!!

    Eu gostei muito do titulo e da sinopse..  e ele ja ta em maos .. o negocio é coragem p ler..

    Mas pelo q li de sua resenha tem a narração de varios personagens como os de Rick Riordan (o trono de fogo e o filho de netuno), não curti muito n =/

    Mas vou dar uma chance ^^

    =*

    ResponderExcluir
  15. Está na minha lista de desejados. História bem interessante.
    Temos que ter muito cuidado, tudo é possível.

    soniacarmo
    retalhosnomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Não sabia o que esperar desse livro, mas a sua resenha me conquistou totalmente!!
    Parabéns.
    Estou com o livro faz tempo na estante e a máscara para dormir, que veio no kit, já está sendo muito útil. haha

    Beijos,
    Amanda Melanie

    ResponderExcluir
  17. Estou bem curioso para ler esse livro, por envolver ação, suspense e muitas outras coisas que eu já vi outras pessoas também dizerem em resenhas!
    Também não entendi bem o porquê do selo Jovem diante desses aspectos do livro, seria melhor colocar o normal já que não é tão juvenil assim!

    ResponderExcluir
  18. Primeiramente, sua resenha ficou ótima! Já li outras sobre o livro e todas positivas! Quero muito lê-lo desde que foi lançado! A capa é linda e achei a sinopse muito interessante! *-*

    ResponderExcluir
  19. Eu não estava curiosa para ler esse livro, mas, depois de ler resenha, estou. Na verdade, eu não gostei muito da sinopse... Os quotes me convenceram, rsrs
     

    ResponderExcluir
  20. Olá, adorei a resenha fiquei tipo: "Uau, preciso ler esse livro agora!". Achei a proposta do livro muito interessante, gosto desse tipo de suspense que o autor criou. Parece ser uma leitura maravilhosa, e estou muito ansiosa para lê-lo. Infelizmente não posso ler agora, pois tenho alguns livros na frente, mas lerei muito em breve. Também não entendi o fato da editora ter colocado o selo jovem nesse livro sendo que não acho que seja bem para esse tipo de público.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails