Resenha: Garota Replay - Tammy Luciano


Título: Garota Replay
Autora: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630076 
Ano: 2012
Páginas: 144

Sinopse: Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...

Thizi tem uma boa vida, é independente pois seus pais nunca estão ao lado dela e vivem viajando pelo mundo, deixando-a com a empregada, que praticamente se tornou sua mãe. Ela já se acostumou com essa vida com pais ausentes desde mais nova e cuida de si mesma.
Sempre fui positiva e animada. De repente, passei a mostrar um desânimo de doer... Dava vontade de abrir a janela do meu quarto e gritar, mesmo que me achassem louca. Eu não merecia, não merecia mesmo. Mas qual garota merece ser traída sendo legal com um mentiroso? [Pág. 12]
Após descobrir que seu namorado Tadeu a traiu (apesar de seus amigos já terem dito isso várias vezes antes e ela não ter dado ouvidos), ela começa a refletir sobre suas escolhas na vida. Seu melhor amigo, Tito foi quem flagrou a traição e tirou uma foto para mostrar o que estava bem debaixo de seus olhos e só ela não enxergava. Nessa mesma noite, Tadeu descobriu sobre a foto e quebrou o nariz de Tito com uma briga na boate em que tudo aconteceu e em seguida bêbado Tadeu sofreu um acidente de carro que o deixou no hospital. 
[...] Assim como não tinha a menor ideia sobre a garota igual a mim que invadia a minha vida como se fosse dona de tudo. [Pág. 55] 
Para se desvencilhar das fofocas sobre o ocorrido ela decide ir a uma boate e sem explicação se encontra com alguém igual a ela na pista de dança. Sem entender como isso é possível, ela imagina diferentes razões para isso, uma irmã gêmea, um fantasma, produto da sua imaginação, etc. Após vários encontros não premeditados com a sua cópia, ela finalmente descobre, quem é a Garota Replay. 
Sabe quando você encontra alguém e se sente bem ao seu lado? Ele tinha um astral delicioso, parecia ter ganhado um presente vitalício e mostrava essa alegria no rosto. Ríamos tanto juntos... Enquanto Tito dirigia, lembrei de Beta me dizendo:- Tito é um príncipe perfeito, mas você cismou de namorar o sapo. [Pág. 68] 
Além disso tudo, Thizia começa a perceber que pode sentir algo diferente do que imaginava pela pessoa com quem compartilha tudo em sua vida. 

Não há muito a se dizer do livro sem dar spoilers, se eu contar além disso ele vai perder a graça!
Adiei um amor com medo de ser tão bom que pareceria ruim e aceitei namorar um cara que não gostava de mim pela felicidade de manter uma relação superficial e com pouca ternura. Como somos capazes de traçar pequenas infelicidades por puro medo do gigantismo das enormes alegrias... [Pág. 94]
Devo admitir que o início do livro não me agradou, não sei bem o que estava me incomodando mas não estava gostando, Thizi não me conquistou de cara. Mas o que me agradou muito foi que depois de algum tempo o livro toma um rumo diferente e aí sim, me fez querer continuar lendo até o fim. As mudanças e o rumo que a história toma no fim são surpreendentes e eu não imaginava mesmo que esse seria o final e esse seria o enigma da Garota Replay. Eu imaginava algo um pouco diferente de certa forma.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Thizi, e nos traz lições de vida no decorrer das páginas, é bem curto e dá pra ler em poucas horas. Alguns dos acontecimentos nos fazem refletir. 

Tito foi o personagem que mais gostei. Tadeu é o típico cara que trai e ainda se acha no direito de se defender. E Thizi é a típica garota que não consegue enxergar o que está debaixo de seu nariz, algo que muitos de nós também somos ou já passamos por momentos semelhantes, então de certa forma dá pra se identificar com situações pelas quais ela passa.


Quotes extras:
Algumas dores precisam ser vividas. A vida só funciona quando as certezas são maiores que as dores. [Pág. 74]
O mais difícil da vida acontece sem o nosso controle, sem a nossa chance de voltar atrás. Podemos rever o passo das palavras pedindo desculpas por nossas ofensas ou afirmações mal-colocadas. Tentamos e podemos consertar certos erros, mas não podemos reviver um corpo sem vida. [Pág. 88]

Beijos, Andresa.

19 comentários:

  1. Estou muito curiosa pra ler esse livro, pois ele parece não agradar a todos de início, mas deve ter alguma reviravolta, pois todos falam do final surpreendente. Espero gostar ^^

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Eu li esse livro no fim de semana. Eu também não estava curtindo muito no começo, mas aí ele deu uma reviravolta que me fez ficar grudada no livro. E adorei!!
    Ótima resenha ;)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por avaliar o livro. Todas as resenhas são muito importantes para mim. Bem, depois dá para entender o porquê do comportamento da Thizi. Fico feliz que curtiuuuu! Sucesso para o seu Blog!
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Andréia!
    Comprei o livro ontem e quero ver se leio ainda hoje a tarde!
    Prazer em conhece-la é a primeira vez que venho no seu blog e já estou te seguindo 
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Fernanda Falleiro  Olá e Bem vinda =)
    O prazer é meu! Meu nome é Andresa rs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. É a segunda resenha que vejo do livro e ele tá me deixando bastante curiosa. Acho q vou acabar comprando, rsrsrs.

    Bjs
    Pamela Chris
    www.pamelachris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, oi !
    Tem meme pra você lá no blog! Só clicar <a href='http://www.paraisodaleitura.com/>aqui </a>!
    Beijinhos,
    Gislaine

    ResponderExcluir
  8. Estou curiosa pra ler esse livro ! E ganhou quatro estrelinhas então deve ser bom demais ! Mas serio a capa podia ser bem melhor ne ? kk

    ResponderExcluir
  9. Pela sinopse parece ser bem legal.
    Lendo a resenha fiquei curiosa de saber mais sobre o enigma da Garota Replay.
    Pena ele ter apenas 144 páginas, vai ser uma leitura muito rápida.

     

    ResponderExcluir
  10. Uma pena que o livro não tenha te agradado tanto. :/ Na verdade, ele tá agradando pouquíssimas pessoas. Eu esperava mais, sabe?

    Um beijo,Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Oi Desa

    Td bom? Eu já vi esse livro resenhado em alguns blogs e tb o vi ontem na saraiva do Rio Sul, não acho que seja o tipo de livro que gosto...meio teen demais p meu gosto..rs estou em uma fase + adulta ( apesar de amar alguma séries teen..rs)
    Já vi a autora em diversos eventos e acho ela uma fofa...mas não tô mt nessas fase teen.rs
    bjão
    Raffa Fustagno
    http://www.livrosminhaterapia.com/

    ResponderExcluir
  12. Tambem já li resenhas que elogiam e resenhas que criticam esse livro e então fiquei na duvida se ia gostar ou não. Queria ler pra mim ter uma opinião formada sobre o livro

    ResponderExcluir
  13. Amei esse livro! acabei de ler ele. 
    Passa lá no blog, tem prmoção!
    http://booksformagic.blogspot.com.br/2012/04/promocao-estilhaca-me.html#comment-form 

    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Eu não li o livro ainda. Ele é curtinho, não é? Dá pra ler bem rápido. A sinopse eu achei interessante mas sua resenha me deixou meio em dúvida ... mas com certeza quero ler, sim, até pra ter minha própria opinião.

    ResponderExcluir
  15. Eu ja estava doida para ler o livro ,agora quero mais ainda , é muito bom quando o livro esta meio chato e tal e derrepente te surpreende e vc acaba gostando ,adoro quando isso acontece .

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Começo que tenho muito muito medo de pegar esse livro, pois vi várias resenhas negativas sobre ele. Não sei, as opiniões são bem divididas, o que mais vi foi que a Thizi era mimada e chata, será que é verdade mesmo? Talvez esteja na hora de colocar esse livro na minha lista pra formar a minha própria opinião.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei bastante do livro... Acho que a Tammy escreve super bem e que soube desenrolar bem a história! Honestamente não entendo como o livro pode causar tanta polêmica! Acredito que as pessoas não estão sabendo ler, mas ler mesmo, o livro! Mas, ainda assim, respeito a opinião de cada um! Nem todo livro que agrada um, vai agradar a outro! 
    Gostei bastante da sua resenha moça!
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  18. Gosto de livros assim, que você lê e pode tirar alguma lição.
    Já está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  19. To curiosa pra saber como a história da Tizzi termina!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails