Evento do Lançamento do Box e Encontro de Fãs de Jogos Vorazes no RJ

Eu e Andresa fomos todas animadas no evento de Jogos Vorazes já que aconteceu num lugar relativamente "perto" de onde moramos. Para se fazer um bom evento é preciso alguém organizá-lo, pessoas dispostas a se divertir de forma decente e se pintar algum patrocínio (Rocco e Paris Filmes) melhor ainda. Infelizmente as pessoas estragaram tudo.



A livraria Travessa do Barra Shopping tem uma sala que comporta uma quantia limitada de pessoas. Eis que eram 15:25h (o evento começava às 16h) e já tinha uma fila de mais de 60 pessoas do lado de fora só para entrar fazendo a volta na livraria. Foi chegando mais gente e logo não cabia mais ninguém lá dentro. Teve uma hora em que 2 funcionários da livraria tiveram que fazer cordão humano pra não deixar ninguém mais entrar.



Ao invés das pessoas ficarem em silêncio esperando, falavam todas ao mesmo tempo. As pobres das apresentadoras Íris (do equipe do site Distrito 13 e do grupo Tributos RJ) e Nath (do grupo Tributos RJ) praticamente gritavam no microfone pedindo silêncio, para não pular (estávamos no 2° piso), não correr (nas brincadeiras), etc. Parecia um jardim de infância, um bando de gente sem educação. Uma menina inclusive levou um soco em uma das brincadeiras que ela nem participava.

O resultado foi que o evento previsto para acabar às 18h com várias atividades acabou mais de 19h e as últimas atividades ficaram mal feitas. Fora que haviam outras brincadeiras que haviam sido programadas e não puderam ser feitas devido a essa confusão toda que o pessoal fazia lá dentro.

Lamentável o que aconteceu. Vou falar agora o que teve de bom no evento.

Começou com uma apresentação dos 3 livros da série (regado a spoilers).  Quem não conhecia passou a querer ler ontem (apesar dos spoilers).


As brincadeiras foram bem criativas, exceto as perguntas dos quiz que não tinham múltipla escolha e eram dos 3 livros. Quem não leu os 3 livros se deu mal porque foi spoiler até não poder mais. As pessoas na sala foram divididas em 12 distritos (foi a maior confusão para fazer só isso pelo tanto de gente).


Na primeira brincadeira era sorteado um distrito e uma pessoa desse distrito ia para a frente responder o quiz, mas quem era do mesmo distrito e tinha o mesmo sexo da pessoa escolhida poderia se voluntariar pra responder ao quiz também (apenas quem o fizesse primeiro). Quem acertasse ganhava uma camiseta do filme.


Já na segunda, cada distrito tinha que inventar a paródia de uma música inspirada em Jogos Vorazes e apresentar no palco. As que foram baseadas em funk se saíram melhor. Nem queiram saber a letra do nosso distrito (9) e do mico que pagamos no palco... O prêmio foi um CD da trilha sonora do filme. Como era só 1 CD, foi sorteado entre os tributos do distrito vencedor quem ia ganhar e venceu uma criança.


Distrito 3 foi o vencedor com a letra:

Eu sou a Garota em Chamas

e o calor vai me matar

quero o Gale ou Peeta

Pro meu fogo apagar



Vai me matar na arena,

não, não, vou afogar (2x)

Tô ficando afogadinha (4x)

Calma, calma, Katzinha.



Na terceira brincadeira tinha que soltar a voz e cantar uma música da paródia do vídeo de jogos Vorazes ("I wanna go" da Britney Spears), o melhor ganhou um pin (broche do tordo).


O vídeo em que foi inspirada a brincadeira é esse (muito engraçado e detalhe, quase todo mundo sabia cantar a música no evento):


Na quarta brincadeira foram escolhidas 3 pessoas de cada distrito para responder uma folha de perguntas sobre os 3 livros, quem acertava mais ganhava e caso desse empate era resolvido com perguntas orais  (aconteceu isso). Dessa brincadeira saiu a representante carioca de Jogos Vorazes pela Rocco.

Por final não tinha mais tempo para nada e foram sorteados os prêmios restantes: vários posters do filme, ecobags, o box de Jogos Vorazes sendo que o método do sorteio foi uma mulher que achamos que é a representante da Rocco que dizia um número qualquer e ele ganhava (tinha a lista de nomes que o pessoal assinou). A tentativa de usar o site Random.org pelo celular só foi possível 2 ou 3 vezes antes de falhar de vez.

Haveria sorteio de ingressos para a pré-estreia mas acabou nem tendo porque o tempo estourou.

O que me deixou chateada foi que os marcadores e adesivos dos livros foram distribuídos entre os que estavam nas primeiras filas. Quem estava lá trás como eu já era. Muita gente se aglomerou entrando na frente de outros e pegaram.  Se os vandalos deixassem poderia ser feito um sorteio mais justo.

Saldo de brindes que ganhamos no evento: ZERO! A sorte não estava a nosso favor!

Enfim, espero que a pré-estreia do filme não tenha tanta confusão porque este evento infelizmente ficou marcado pela falta de educação da maioria.


Beijos, Érica Marts e Andresa

17 comentários:

  1. Nossa, Erica, nem sei por onde começar mas vamos lá.
    Optei por não ir a esse evento, fiquei em casa mesmo, porque mesmo tendo lido o livro e amado como mts de nós eu esperava que fosse uma confusão só, não por culpa das meninas ou da editora mas também porque tudo que vira moda gera um número surreal de pessoas, e ter controle de 30 pessoas em um evento é uma coisa...de mais de 150 é outra.
    Quando a onda de Twilight começou eu fui a todos os eventos, desde o primeiro, onde começaram indo 20 fãs, no segundo livro já tinham 30, no quarto umas 50. Quando o primeiro filme lançou eram mais de 500! Dá para imaginar? A Saraiva parou de aceitar eventos da série por causa das confusões e o último evento que fui, foi um inferno. não haviam cadeiras, eram todos no chão, a editora mandou muitos brindes mas participar das brincadeiras era uma disputa a tapas. 
    Já organizei eventos e nesse caso acho que pecaram por algumas coisas, se foi mesmo somente a Iris e a Nath que fizeram tudo...seria impossível p as duas terem tempo junto com suas vidas pessoais de prepararem um evento de grande porte como esse . Calculo que no mínimo 5 pessoas com disposição de ajudar são necessa'rias. No de twilight o palco tinha o exagerado número de 10 participantes mas na hora de organizar os mal educados funcionava . As pessoas nunca vão respeitar quem está lá na frente quando se tem muita gente porque acham ingenuamente que não estão atrapalhando com conversinhas paralelas. Isso é fato. Ingenuidade da editora foi não enviar no mínimo 500 marcadores para um livro que é fenômeno de vendas...fui nos eventos de Em Chamas e A Esperança e não era nem perto desse tumulto .Também foi apresentado pelas mesmas meninas e foi muito legal. Participei , voltei p casa com meu livro ganho na atividade e curti muito o momento. Lamento pelas pessoas que saíram de casa muitas vezes longe para participar de um evento literário e viram um bate-papo ao invés disso. Pena também que para quem apresentou não tenha sido tão bom quanto os anteriores por causa dos falsos fãs...aqueles que aposto nunca leram uma página do livro e vão no evento para ganhar poster do LIAM.
    Bjos p vc

    Raffa Fustagno
    http://galerarecord.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  2. Que lamentável ao saber que o evento não ocorreu perfeitamente bem... Mas também não me surpreendi muito, até porque alguns brasileiros são sem educação mesmo! Sinto muito por vocês não terem aproveitado e ganharem algum brinde bacana. Pelo menos ocorreu algumas brincadeiras, para distrair o pessoal, né? Quem sabe nos próximos eventos de outros livros serão bem melhores que esse. Lindas as fotos, viu?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa..que chato a falta de educação do povo.
    A parte boa é que deu pra cobrir o envento...mas é legal ganhar os brindes u.u

    ResponderExcluir
  4. Erica, como eu disse para vocês na livraria, foi ruim até para nós. Não conseguimos fazer coisa alguma que havíamos programado e saímos de lá frustradas com a gritaria e confusão. No evento de A Esperança haviam 70 pessoas, mas conseguimos organizar tudo porque todo mundo colaborou! Muita gente não calou a boca durante o evento, e pelo que vi, foi assim no Brasil inteiro. Nós esperávamos as cem pessoas que o auditório comporta, mas deixaram entrar muito além de 100 (quase 160 pessoas). Então, infelizmente, perdemos o controle sob a multidão. Até na hora de separarmos os distritos, tentamos fazer de três formas diferentes e só ouvimos reclamações de muitos presentes, ao invés de colaboração. Foi frustrante para mim, porque estava empolgada em fazer coisas que agradassem a todos vocês e eu saí decepcionada e as pessoas também. Fiquei muito triste e peço mil desculpas por você ter se deslocado para isso :( Obrigada por terem ido até lá, ainda assim. Mas é bom saber que, ao menos, vocês gostaram das dinâmicas que preparamos. Fiquei muito triste ao fim do evento.

    ResponderExcluir
  5. Que zona! Fico triste por vocês não terem pego nenhum brinde, eles estavam lindos.
    Aqui na minha cidade também teve evento, mas não deu tanta gente assim (graças, porque era eu quem estava organizando e não estava preparada para uma multidão).
    Ainda assim, teve um momento de confusão no final; alguns avançaram nos pôsters, e foram pegando... D:

    Espero que esta experiência sirva para melhorarem os próximos encontros. Essas febres são atraem cada vez mais gente...

    Beijos, 
    Miriam.
    bookerqueen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi meninas,

    Sempre tem algo para estragar as coisas hein...aff
    Mas enfim, vim aqui avisar vocês que indiquei o blog num meme lá no blog, deem uma olhadinha.

    http://layalmeida.blogspot.com.br/2012/03/meme-tag-11-perguntas.html 

    Bjinhussss

    Lay Almeida - De Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  7. Complicado quando acontece esses contratempos, não é mesmo? Os organizadores precisam tentar dimensionar o que será o evento para minimizar o que for possível as falhas. Em Curitiba teve evento também e eu até estava por perto, no Shopping, mas como estava com minha pequena junto, nem quis me arriscar. Mas tudo bem. Tenho certeza que outros eventos virão e vamos torcer para que as coisas sejam mais civilizadas.

    ResponderExcluir
  8. Bom, pelo menos por ai tem eventos que Hunger Games, mesmo que não tenha sido bom. Aqui por Porto Alegre não tem quase nada. Bom, até mais. E que a sorte esteja sempre ao seu favor.
    Beijão!!

    P.S. Estou muuuito ansiosa pelo filme, nem me aquento mais de tanto esperar.

    ResponderExcluir
  9. Que demais *-* eu queria ter ido!!! Mas como sempre, não deu né ¬¬ oun *0* Jogos Vorazes tá aí gente \o/ 

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eu entendo e não consigo me imaginar no lugar de vocês. Eu percebia lá de trás que vocês estavam ficando frustradas no fim do evento, porque foi realmente complicado controlar aquela quantia de pessoas que não respeitavam o ambiente. Era uma livraria e o pessoal insistia em gritar, conversar, correr, etc., e não respeitaram o local e as pessoas que lá estavam, apresentadoras e espectadores. Fiquei triste por esse ocorrido e que por causa disso o que vocês haviam planejado não ter dado certo de modo total.
    Mas o objetivo do post não foi criticar o evento, foi apenas para alertar que algumas pessoas não sabem se comportar em um evento e que no afinal acaba passando uma imagem errada da totalidade dele.
    Eu gostei do evento como um todo, eu sou super fã da série, já li faz tempo e fui no evento que vocês fizeram de Em Chamas. Eu não queria ter perdido esse encontro com pessoas que admiram a série tanto quanto eu e não me arrependi de ir. Então agradeço pelo evento e por tudo que tentaram fazer enquanto algumas pessoas insistiam em não permitir.

    Bjs,
    Andresa Dias

    ResponderExcluir
  11. Ahh olha eu aí na última foto das paródias, com a camiseta Girl On Fire *-* Poxa, nem te reconheci por lá, mas também, tinha muuuuuita gente :x Saí na metade do evento por causa da linda da minha mãe (se você lembra, aquela mulher de saia branca que foi lá na frente tentar ajudar a Nathíris a separar os distritos. Sim, aquela é minha mãe) que tinha uma festa pra ir --' 

    Logo depois eu soube que tinha sido sorteada pra ganhar uma das ecobags e fiquei furiosa mas enfim, tava uma bagunça mesmo, e eu só consegui entrar (nota, cheguei às 16hrs) porque passei por baixo do fio de plástico *Like Katniss*. 
    Mas enquanto fiquei lá, me diverti um pouco na hora da paródia, rs. 
    A-d-o-r-e-i me ver no post. Um beijo!
    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa parece que foi mutio dovertido ! AIAIAIAI QUERIA UM EVENTO DESSE NA MINHA CIDADE ! POXA ! Da qui a pouco do viajando pro Rio pra participar de um evento dos Jogos Vorazes ! AFF ! Bem otimo post ! As fotos estão lindas ! Que pena que não ganharam nada ! beijos !

    ResponderExcluir
  13. Poxa, por um lado, ainda bem que eu não fui! Por outro, seria legal participar com vcs, conhecer vcs meninas! Mas, não faltarão oportunidades! 
    Em relação a espaço, acho que o grande problema aqui no Rio ainda é esse: uma livraria com espaço suficiente para este tipo de evento! Só dois eventos que eu fui e tinha espaço: o de Silêncio, na Cultura do Fashion Mall e o lançamento da Lycia na Saraiva do Rio Sul!
    Espero que nos próximos a galera se preocupe mais com espaço, mas antes de tudo, educação! Se está apertado, não adianta empurrar! Todos estavam lá pelo mesmo propósito! 
    Ótimo post!Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  14. Nossa Erica, fiquei sabendo da confusão via twitter... o povo brigando, reclamando... mas enfim ... assim são os posers.. 

    garanto que mta gente ali não leu os livros e foi só pq é a modinha do momento,... a saga que promete ocupar o lugar deixado pelo HP e twilight... 

    eu nem vou em eventos assim que são mto divulgados pq sempre dá confusão...

    sinto muito por vcs não terem ganhado nada...

    eu queria ter o pin... ele parece ser mto bonitinhu

    ResponderExcluir
  15. Nossa,
    que péssimo isso! O pessoa faz mt 'furdúncio' mesmo... E ate soco? Peralá né... Acharam que estavam mesmo numa arena?
    Mas spoiler demais? Ainda bem que não fui... (se bem que procurando imagens pra nosso clube, acabei lendo mil spoilers e ja sei algumas coisas que enfim.. era melhor não saber! rs)
    Mas o evento era tipo da série né... aí ja viu..
    Ceus, jura que o grupo que venceu fez uma versão de 'enterradinha/atoladinha'? Huahauhau Só-no-Rio-de-Janeiro!
    Eu nem conhecia esse video! huahua
    E poxa, é triste mesmo ir a eventos e não ganhar nem um marcador! Mas sabe, todos os eventos que fui (e foram 2 ou 3) foi na Travessa do Barra e sempre lotaram! Acho engraçado pq aqui no Rio os eventos sempre bombam e outros lugares pelo Brasil vejo uma quantidade menor... Ai aqui nunca tem brinde para todos :( E essa coisa do tempo extrapolar acontece mesmo! Mas ai apressar tudo é uó!
    Enfim,
    melhor sorte nos próximos!
    bjs
    Evellyn!

    ResponderExcluir
  16. É bem ruim, quando as coisas saem do controle e o pessoal não colabora, bem mais foi bom que vocês si divertiram.

    ResponderExcluir
  17. O da minha cidade também foi lotado, e distribuiram muitos brindes pra poucas pessoas. Mas vai ter outro, tomara que seja mais legal...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails