Resenha: A Esperança - Suzanne Collins



Título: A Esperança
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800863 
Ano: 2011
Páginas: 424
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

Acabou! Jogos Vorazes chegou ao fim e eu confesso que meu coração está apertado. Suzanne Collins escreveu uma das melhores sagas de todos os tempos, capaz de tirar o fôlego e despertar os mais diversos sentimentos nos leitores. Ao longo da leitura dos três livros senti raiva, indignação, compaixão, afeto, esperança, desilusão, paixão, entre outros. Poucos foram os livros que despertaram em mim emoções tão diferentes e complexas. Além de todos esses sentimentos, Jogos Vorazes nos mostra uma realidade extremamente cruel e chocante que nos faz pensar e refletir sobre o mundo em que vivemos e seus valores, sobre como muitas vezes somos meros peões nesse jogo de interesses tão fortemente presente em nossa sociedade. 

Em A Esperança, fica claro que Suzanne se inspirou na política de pão e circo, presente em Roma, para criar Panem e a sua política dos Jogos Vorazes. Eu sempre fiquei me perguntando aonde Suzanne teria buscado inspiração para a sua estória e finalmente consegui desvendar o mistério, afinal a luta entre gladiadores em Roma é tão cruel quanto os jogos vorazes de Panem, ambos criados com a mesma e única função: "divertir" a população.

O distrito 12 já não existe e Katniss se encontra no distrito 13 com sua família e Gale, onde eles têm um plano: conquistar os destritos e derrubar o Capitólio. Katniss é a peça fundamental nesse jogo, pois ela é o tordo, o símbolo da revolta, da revolução.

A esperança é com toda a certeza uma dos livros mais tristes e sofridos que já li. A escrita de Suzanne continua direta e impactante e ela não mede esforços em deixar o leitor completamente envolvido na trama. É Impossível ficar indiferente aos acontecimentos e eu senti e vivi diversos sentimentos úncos, e fui do riso ao pranto.

Embora eu tenha achado o final triste, embora extremamente real, afinal eu acho impossível alguém passar por tudo o que a Katniss passou e sair ilesa, sem nenhuma marca ou cicatriz. Porém, eu não entendi completamente alguma das escolhas da Suzanne, e isso me incomodou um pouco. Infelizmente é difícil um final de uma saga tão amada agradar a todos, e é por isso que o livro não entrou para os meus favoritos e nem ganhou as 5 estrelinhas, mas chegou perto, muito perto!

É com certeza um livro que ficará na minha memória e no meu coração por muito e muito tempo.

Ainda preciso dizer que recomendo? :)


Beijos, Renata





18 comentários:

  1. Ai, não acredito que ainda não comecei a ler essa saga. Já li a resenha de todos os três livros e a cada vez a curiosidade aumenta. Sua resenha é empolgada e empolgante e já percebi que você é realmente apaixonada pela série. Bela resenha e está na minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  2. Eu Amei essa série!!! Acho dificil alguma outra mexer tantro comigo.
    Eu gostei bastante desse livro. Como vc disse não tinha como os personagens sairem ilesos depois de tudo o que passaram.
    Espero poder ler algo da autora em breve, e assim desobrir se ela é mesmo demais ou se essa série foi apenas um acaso.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ótimas séries acabando cedo demais. Séries não tão ótimas rendendo livros e mais livros. Interessante, não?

    Ainda não li essa saga. Estou louca, maluca, pirada para ler. Promete entrar para as melhores leituras do ano. 

    Desde o começo, associei o enredo à política do Pão e Circo - só que ainda mais cruel. Os tributos são crianças! - e achei bem bolado. A sinopse pode parecer utópica, mas, ei... isso poderia muito bem acontecer num futuro não muito distante! Já aconteceu uma vez!

    Ótima resenha, flor! 

    Beijos,

    Fátima Menezes - @RecantoCaliope - http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, preciso comrpar essa trilogia urgentemente, + não vou conseguir ler antes do filme :'(

    ResponderExcluir
  5. Eu não gostei totalmente desse livro. 1 porque Jogos Vorazes foi perfeito, Em chamas também foi e no final, mais pro final começou a perder o ritmo e terminou bom, aí eu fui ler A Esperança  com "esperança" de achar o engajamento do final do 2º nesse 3º e então tudo parecia ter caído ainda mais. Não é ruim, longe disso, mas senti que foi perdendo o ritmo de Jogos Vorazes, aquela coisa de uma surpresa atrás da outra, de uma reviravolta, teve mortes que fiquei puta da vida e muito triste de terem acontecido e o final mesmo foi meio corrido, se você reparar bem ela não trabalhou muito aquele final. Gostei bem pro finalzinho mesmo do que aconteceu com o meu casalzinho fofo que eu torcia tanto para ficarem juntos, não vou dizer quem é se não perde a graça pra quem ainda não leu mas eu garanto que amei eles terem ficado juntos e terem aquelas "coisas" que ela nunca tinha planejado ter. A Esperança foi um bom livro, no entanto o final da trilogia não foi tão maravilhoso quanto eu esperava que fosse. 

    ResponderExcluir
  6. Ai que coisa ainda não deu pra eu ler essa saga ! Quando eu vou compara não tem na livraria e quando eu não vou comprar tem ! MAS QUE MERDA ! Bem eu adorei a resenha voce soube espressar direitinho sua opinião ! Espero poder ler essa saga logo , não agoento mais esperar !

    ResponderExcluir
  7. Tenho os dois primeiros livros mas ainda não li. Sei, na verdade tenho varios livros na fila de leitura, pretendo ler essa trilogia ainda esse ano, e a cada resenha que leio a vontade aumenta.  Bjkss

    ResponderExcluir
  8. Eu não esperava pelo rumo que a trama tomou mas na verdade nem sei o que mudaria nesse terceiro livro. Só sei que não me agradou como eu pretendia que agradasse.

    Beijinhos,Thais P.http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha lido o livro (amados site de download). eu adorei ele e a serie no todo sofri muito por que o Peeta tinha esquecido-se dela e ficou fora de controle mental. foi horrivel o que fizeram com ele. ai tambem odiei o distrito nove e a presidente ou governadora dele ela era muito má. :(
    tambem nao gostei quando teve a parte dos estilistas da Katniss presos em um lugar do distrito 13. odiei a maior parte (mas ainda amando o livro). eu odeio sofrimento e me irrita nao saber o que vai acontecer. li uma 3 ou 5 vezes o final por que finalmente algo realmente feliz aconteceu. *-* (cortando a parte que a irmanzinha da katniss morre) mas eu adorei o assacinato da presidente do distrito 13. se pudesse eu leria em camera lenta. ♥
    Resumindo eu amei o livro, e odiei que tivesse acabado *-*
    ele bem que poderia postar um livro de lembranças das arenas antes da de Katniss. :P Bem é só isso tenho que ir.

    Bjux :*

    ResponderExcluir
  10. Tenho muuuita vontade de ler essa série, todos falam tão bem, pena que ainda não tive oportunidade.
    Adorei a resenha, muito bem feita. Só me deixou com ainda mais vontade de ler hahaha

    Beijoss
    Thaís - Berchim e etc

    ResponderExcluir
  11. Acho que sou uma das poucas pessoas que não leu essa série :( preciso resolver isso urgentemente.
    Contudo, assim como você, a maioria das blogueiras que resenharam esse livro tem a mesma opinião sobre o final, não sei necessariamente o que acontece, mas espero que não seja nada trágico como os finais dos livros de Nicholas Sparks.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Nem preciso dizer que estou louca por essa trilogia não é?!
    Todo mundo falando dela e ainda não sei por que ainda não a comprei. Já li
    várias resenhas positivas sobre todos os livros e vi o trailer do filme que é
    incrível! Estou roendo as unhas de ansiedade para ler esta trilogia. Bom,
    espero conseguir lê-la antes de lançarem o filme.


    Beijos! 

    ResponderExcluir
  13. Sou louca para ler essa serie; mas ainda não tive a oportunidade. Fico contente por ser somente 3 livros; mas acho que qndo chegar no terceiro ficarei triste e já com saudades querendo mais pelo que contam e pouco que sei dessa história que com certeza não saira de minha lista e conseguirei ler antes do filme ir para as telas.

    ResponderExcluir
  14. Li os dois primeiros, o primeiro pra mim é um dos melhores livros que ja li , foi um daqueles que não se consegue parar de ler , ja o segundo gostei um pouquinho menos , não li com aquele entusiasmo todo. Comecei o terceiro e tava achando chato demais , não sei se foi porque eu li todos em seguida e tava meio cansada da historia , dos personagens , que não consegui continuar a leitura , agora ele ta abandonado , mas em breve pretendo pegar ele de novo pra ler .. quem sabe daqui a um tempinho , eu não goste mais da leitura dele .


    Bjinhuss!!!!

    ResponderExcluir
  15. A cada resenha que leio da saga fico com mais raiva por não ter comprado e lido até hoje... é simplesmente demais e a cada dia que passa o filme está mais próximo e eu não li nada ainda...
    Tenho certeza de que vou me apaixonar pela série assim como você.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Eu já li os 3 da série e é uma das minhas favoritas!
    Estou muito ansiosa pro dia da estréia no cinema e pro dia do evento que vai ter aqui na minha cidade!
    Ótima resenha Rê ;)

    xoxo, Isa =*

    ResponderExcluir
  17. Ainda não comecei a ler esta série mas depois de tantos comments não tem mais como eu não ler... 

    Sempre espero uma série acabar ou lançar mais de tres livros, pq não suporto a espera da continuação... mas como já foram lançados acredito que vou começar a ler... rsrs

    confesso que não me interessei pela capa, pensei que JOGOS VORAZES fosse uma coisa meio JOGOS MORTAIS ... e eu sou meio traumatizada com estes filmes....

    Mas vou ler ainda este ano... Adorei a resenha.... adorei vc ter expressado o que vc sentiu... 

    bjus

    ResponderExcluir
  18. Confesso que ainda não li a série, mas estou louca para começar, pois o enredo é ótimo pela resenha.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails