Conhecendo a Autora - Nath Souza

Apresento a vocês uma garota que mora no mesmo bairro que eu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (infelizmente não nos conhecemos pessoalmente). Conheçam a Nath Souza, autora de "Meu Querido Professor".


Nath Souza. É escritora, blogueira e atualmente cursa Letras na UFRJ. Com 21 anos ela  deu os primeiros passos como escritora desde pequena montando, escrevendo e desenhando seus próprios livrinhos.

Em 2008 teve um texto publicado na Revista Atrevida e participou do projeto Livro de Todos no mesmo ano. Fez parte das Queens da Ilhabela, com a oportunidade de escrever para o blog da marca.

Criadora e autora do blog Escritoras Teens no qual se expressa através das palavras com diversos tipos de textos. Organizou e foi uma das autoras da antologia independente de contos adolescentes "Deixa eu te contar?". Atualmente mantém um blog literário Estante dos Sonhos



Blog do Livro: AQUI
Skoob do Livro: Meu Querido Professor
Mais Sobre o Livro: 1° Capítulo

Facebook do livro: Meu Querido Professor
Compre seu Livro: AQUI

Participe do Booktour Meu Querido Professor: AQUI



Conhecendo a autora: Nath Souza
Campanha de incentivo aos autores brasileiros.


Me conte um pouco sobre você, quem é a Nath Souza?
 
É sempre difícil falar de si, mas eu gosto de resumir isso com uma palavra: sonhadora.
Eu poderia me definir como habitante de uma bolha na tentativa de se proteger do mundo real, bolha essa que eu vivo através dos livros. Muitas vezes eu tenho medo do incerto, de arriscar, mas sou do tipo que ainda acredita quando os outros não acreditam e quando as coisas parecem improváveis de acontecer.


Seu livro foi publicado de forma independende? Pretende buscar uma editora?
 

Ele foi sim. Desde 2009 eu comecei a procurar editoras. Atualmente eu tenho outros 2 livros esperando. Levei muito tempo até resolver arriscar uma publicação independente e não pretendo procurar editora para 'Meu querido professor' (mas se aparecer eu não vou reclamar..rs), porém, os outros livros eu ainda procurarei sim.


Como a capa do livro foi escolhida? Você participou do processo ou outra pessoa decidiu tudo e você só concordou com a versão final?
 

Bom, eu fiz a capa do livro. HAHA Ele é independente em todos os aspectos. Acabei fazendo todas as partes dele, incluindo capa, diagramação, etc. e depois enviei para a gráfica.




Tem novos projetos além de "Meu Querido Professor"?

Tenho sim. Além dos outros dois mencionados acima ("Férias dos Sonhos" e "Como perder uma amiga em 10 passsos - O que você NÃO deve fazer") estou trabalhando em alguns projetos um pouco dieferentes desses e espero que fiquem bons, estou cheia de ideias. Vou contar um segredo: talvez tenha uma trilogia por aí, mas ainda deve demorar.

 

Sobre qual tema você gostaria de escrever um livro?

Eu estou sempre refletindo sobre isso... Eu gosto de escrever coisas com que a maioria possa se identificar, então acabo sempre procurando inspiração no cotidiano. Ah, acho que gostaria de um dia escrever algo sobrenatural, mas sobre esse tema eu prefiro ler. ;)



Qual o seu objetivo como escritora?
 

Em cada livro que escrevo eu tento, mesmo que de uma maneira sutil, passar alguma mensagem para as pessoas. É claro que eu também espero que elas se divirtam, mas você sempre encontrará uma mensagem sobre algo que considero importante. E eu também espero que as pessoas leiam mais e que possa conquistar novos leitores para esse universo tão maravilhoso.


Como você vê o mercado editorial para novos escritores brasileiros?
 

Bom, eu ainda vejo muita dificuldade devido a concorrência com livros internacionais (em vários aspectos) mas acredito estar vendo evoluções ao longo do tempo e espero que cada vez melhore mais. Sempre defendo a literatura nacional e digo que temos muita gente talentosa a nossa volta que ninguém conhece.

 

Alguma dica pra quem está lendo esta entrevista e quer se tornar um escritor(a) também?

Claro! Eu sempre acho essas dicas muito valiosas. Não desista! Acredito que em primeiro lugar se deve ter em mente que surgirão muitos nãos durante o processo, é normal. Tem muita gente tentando uma chance e nem todos conseguem, mas se você ama o que faz e acredita no seu trabalho, uma hora chega a sua vez. Outra coisa que eu diria é: escreva sobre o que gosta. Não adianta tentar escrever sobre algo só porque está na moda e faz sucesso. A moda está sempre olhando em novas direções. Ah, e outra coisa, escreva bastante, leia muito e observe.


Para terminar algumas perguntas rapidinhas:
 

Série de TV preferida do momento: Vampire Diaries (tem como viver sem o Damon?!) 
Livro preferido do mês (Janeiro de 2012): Cidade de Vidro. 
Um hobby: Escrever. 
Doce preferido: Pudim. (Confesso que prefiro as coisas salgadas) 
Não vivo sem: Internet e livros.


Eu agradeço a Nath por conceder esta entrevista ao blog Leituras & Fofuras.


E espero que tenham gostado de conhecer mais da fofa da Nath. Ela tem ótimos gostos como o meu (Damon e Jace, hehe) e é muito simpática. Saibam mais e comprem o livro "Meu Querido Professor" AQUI.

Vou sortear alguns marcadores autografados que ela me enviou do seu livro. Todos que comentarem decentemente nesta entrevista (mostrando que leu) e deixar Twitter ou E-mail concorrem!



Beijos, Érica Marts





16 comentários:

  1. É tão bom ler essas entrevistas com os autores e saber um pouco sobre o que eles pensam. A Nath Souza é tão jovem e já está cheia de projetos. Muito bacana isso. A dificuldade para encontrar editoras dispostas a investir em um novo projeto ainda é complicada. O escritor tem que se lançar independente e arriscar. A entrevista foi muito bem feita. E concordo com você: ela tem um super bom gosto!

    ResponderExcluir
  2. Erica, você esqueceu de perguntar se o livro veio de uma experiência particular! kkkkkkk'

    Eu não posso falar nada porque sim, já me apaixonei por um professor...

    Que tuuudo que ela fez tudo! Montar o livro inteiro com as próprias mãos deve trazer muito bom. 
    Acho que ela deveria continuar a procurar editora pro Meu Querido Professor. Sempre traz uma visibilidade a mais. Vários autores brasileiros estão conseguindo contratos depois de lançar uma versão independente de seus livros (Mauricio Gomyde, Janaína Rico...).

    Beijos,
    Miriam.
    bookerqueen.blogspot.com
    @miriambqueen 

    ResponderExcluir
  3. Eu bem vi esse livro em um blog outro dia a amei o tema. É diferente e eu não vejo muito desse tipo de historia sabe, que fale de professores. Gostei, bem interessante  a entrevista!

    ResponderExcluir
  4. Bem do que eu li da sinopse o livro parece ser bem diverdido, ainda mais se tiver bastante confusão. *-* Eu vou tentar comprar pra lê.
    Ps: adorei a entrevista. e boa sorte com o livro Nath Souza.

    @noellepink
    ___________________________
    http://blogcrazygirl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Legal a entrevista com a autora ! Acho legal quando voces fazem essa intrevista a gente fica mais proxima do autor !
    Muito bacana a capa do livro ! Eu concordo que hoje em dia é meio dificil voce achar uma editora que deseje investir no seu livro ! E adorei a palavra como ela se defenia - sonhadora ! Muito bom mesmo ! BEIJOS !

    ResponderExcluir
  6. Ai gente, que fofa!
    Ela me conquistou totalmente pela entrevista. Amei tudo que ela falou, principalmente em relação as dicas que ela deu para quem gosta de escrever. Sem falar que ela conquistou minha admiração por ter tido a coragem de lançar um livro independente.

    Um super beijo Nath, com certeza acompanharei seu trabalho a partir de agora!

    isabellevitorino@bol.com.br

    P.S. Hun... Damon... Jace... kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a autora nem seu livro, mas fiquei contente de ler a entrevista e estar a par de mais um autor nacional.

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON ABOUT - Debutando #2 http://bit.ly/AuAlxc

    ResponderExcluir
  8. Ah, adorei ela. Também gosto do Damon e suas frases provocantes, haha.
    Não sou muito de escrever, mas leio muito. E ultimamente eu ando dando várias chances para autores nacionais e me surpreendi totalmente. Com certeza eu vou comprar o Meu Querido Professor.
    Desejo sorte a todos os escritores brasileiros que ainda não tiveram sua chance, mas não se esqueçam: Quem acredita sempre alcança.
    Não vivo sem internet e livros também. Adorei a entrevista e a entrevistada :)
    Beijos!!
    Twitter: @morelivros 
    E-mail: livrosandmore@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tinha ouvido falar da Nath, nem do livro dela , mais pela entrevista deu pra perceber que ela é uma fofa , tão novinha e tão cheia de projetos e realizações , realmente deve ser muito dificil lançar um livro totalmente independente .

    Parabéns ao blog por abrir espaço para novos escritores , mostra o seu trabalho !

    Meu email para concorrer os marcadore é 
    flaviamolina@msn.com.     bjinhossss !!!

    ResponderExcluir
  10. Ah, que lindo! *--*
    Agradeço pelo apoio e espero que os leitores do blog gostem da entrevista e futuramente do livro.

    ResponderExcluir
  11. Adoro conhecer novos autores!!! Adorei conhecer o livro da Nath, muito sucesso para ela e que ela continue a escrever e seja feliz com isso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. O livro parece ser interessante.
    E eu adorei quando ela disse que se vc quer ser escritor(a) nunca deve desistir de tentar... Está certíssima!
    E ela ama tudo que eu amo *-* 

    xoxo, Isa =*

    PS.: Não tem MESMO como viver sem o Damon!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a entrevista com a Nath Souza, é bom saber que há jovens escritores nacionais, que há livros de bons escritores nacionais aí fora só esperando para serem lidos...

    E ainda mais saber que o livro foi interinho dela mesmo, capa diagramação tudo... Sabemos como o mundo editorial no Brasil é complicado...
    Adorei saber que compartilhamos do mesmo gosto: internet, escrever e o Damon rsrsrs

    Bjuss... e Boa sorte pra Nath

     

    Fran Ales

    ResponderExcluir
  14. ah esqueci do twitter 

    @fran_alves 

    ResponderExcluir
  15. Legal a iniciativa de trazer entrevistas de autores, porém acredito que seria mto legal ver de alguns autores internacionais tbm...

    Mesmo assim, com autores nacionais podemos ter uma noção de cultura nacional.

    ResponderExcluir
  16. Gostei da entrevista da 
    Nath Souza,principalmente do livro, pois  identifiquei-me.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails