Resenha Dupla: Fome - Michael Grant


Título: Fome
Série: Gone - Livro 2
Autor: Michael Grant
Editora: Galera Record
Páginas: 532
ISBN: 8501086363
Ano: 2011
Sinopse: Já se passaram três meses desde que todos os menores de quinze anos ficaram presos na bolha conhecida como o LGAR. As coisas só pioraram. A comida está acabando, e as crianças cada dia mais estão a desenvolvendo habilidades sobrenaturais. Logo ocorrerá tensão entre aqueles com poderes e os sem poderes, e poderá ocorrer uma tragédia indescritível, irrompendo o caos. Normais contra os mutantes, e uma batalha com rumo sangrento. Mas há algo escondido que é mais perigoso. Uma criatura sinistra conhecida como a Escuridão começou a chamar os sobreviventes do LGAR. Ela precisa de seus poderes para sustentar a sua própria. Quando a Escuridão chama, alguém vai responder – com consequências fatais.
Sem Spoilers =)

Andresa Dias

Como o próprio título do livro indica todo mundo está com fome nesse novo volume porque durante três meses desperdiçaram o que tinham e o resto estragou. Sam foi nomeado o prefeito da Praia Perdida e tem que lidar com problemas o tempo inteiro, todos os dias, e muitos desses problemas são coisas bobas e ele está mais sobrecarregado do que nunca cuidando do pessoal.

Apesar das coisas bobas para se resolver, tem o problema da comida. Ninguém quer ajudar a procurar o que comer ou ir a plantações colher o que há por lá. Ninguém gosta de ajudar nas tarefas que lhe são atribuídas, como ajudar na creche, limpeza, etc. As crianças só pensam em jogar e brincar.
Novos personagens entram na trama, cada um com sua importância, novos poderes surgem e com isso novos conflitos entre os que tem poder e os que não têm. 
“Nós não estamos vencendo. Você sabe, certo? Não estou falando dessa luta. Estou falando da grande luta. A sobrevivência. Não estamos vencendo. Estamos morrendo de fome. As crianças comendo os bichos de estimação. Estamos nos dividindo em grupinhos que se odeiam uns aos outros. Tudo está fugindo ao controle.” [Pág. 342]
Algo muito estranho está acontecendo com o pequeno Pete e assustando Astrid e Sam. Albert começa a se tornar muito ganancioso e começa a armar um plano. Lana tem um novo propósito muito perigoso. Caine acordou de um coma e três meses e está mais perigoso que antes. Drake tem sede de poder e sangue.
“A técnica era chamada de concretagem. Implicava prender as mãos de uma criança num bloco de cimento. Os blocos pesavam 20 quilos. O simples peso deixava as crianças impotentes. A princípio os capangas de Caine as alimentavam com pratos no chão, como cachorros. [...] A alimentação ficou menos frequente. E então parou por completo. Taylor havia comido mato que nascia no meio do cascalho.” [Pág. 286]
A Escuridão continua mexendo com a cabeça de algumas pessoas e elas estão começando a obedecer suas vontades.
“Ela não poderia subornar a Escuridão. Mas talvez, talvez... pudesse matá-la.” [Pág. 224]
No segundo volume da série encontramos os mesmos perigos que em Gone, novos poderes, novos possíveis vilões, sangue, distúrbio alimentar, discriminação, brigas, canibalismo e medo. Quem já leu o primeiro livro da série sabe que ele não é uma leitura para qualquer um.
“Astrid olhava para cada rosto, procurando a humanidade que deveria falar a eles, fazer com que parassem, mesmo agora. O que via era loucura. Desespero. Eles estavam famintos demais. Apavorados demais.” [Pág. 479]
Michael Grant continua sua narração da mesma forma, em terceira pessoa, sob o ponto de vista dos vários personagens, o que eu adoro porque podemos saber o que cada um deles está passando e pensando em determinados momentos. 



Renata Leite

Eu amei Gone - o mundo termina aqui, e por isso estava super ansiosa e curiosa para ler a continuação. Por isso, acho que nem é necessário dizer que as minhas expectativas eram super altas, né? E digo pra vocês que Fome não decepcionou, muito pelo contrário, gostei bastante, apesar do ritmo do livro ser um pouco mais lento do que o anterior. 

Sam está cada dia mais e mais cansado de tantas responsabilidades; Astrid, o gênio, continua um gênio!; Caine não desistiu de atormentar a vida de Sam e Drake está cada vez mais malévolo e cruel.

Novos personagens são introduzidos na estória, uns tem poderes super interessantes como Orsay, que consegue entrar nos sonhos das pessoas. 

Também ficamos sabendo um pouco mais sobre a Escuridão e nos surpreendemos bastante com alguns velhos personagens, como Lana e Albert. 

Michael não tem pena de nenhum de seus personagens, por isso prepartem o coração, pois o livro é recheado de ação, tensão e muito, muito sangue derramado.

O final me surpreendeu bastante, tanto pelo lado positivo quanto pelo negativo. Aconteceu algo que eu não gostei muito, mas em compensação teve um acontecimento que me deixou extremamente feliz.. e espero que ele se mantenha ao longo da série! :)

Mais uma vez, Michael Grant consegue prender o leitor desde a primeira página! Com uma narrativa ágil, pontos de vista de vários personagens diferentes, Fome é tão bom quanto Gone! Super recomendado. :)



22 comentários:

  1. Ainda não li esta série, mas pelo o que vocês falaram ela parece super legal, o que, obviamente, despertou o meu interesse haha. Beijos e Bom Dia

    ResponderExcluir
  2. Eu não tinha ainda me interessado nesta séria até ler resenhas deste livro.Achei bem interessante e diferente.Vou colocar na minha lista rsrsrs
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo fala tão bem da série que estou louca pra ler! :]
    Um Beijão!Camila Leite@sonhospontinhos

    ResponderExcluir
  4. Um Beijão!
    Camila Leite
    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.comwww.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não i nada dessa série, mas parece ser bem interessante. Ando lendo ótimas resenhas sobre ela! Estou curiosa... rs beijos

    ResponderExcluir
  6. Não li a resenha por medo de pegar algum spoiler mas estou bem animada pra ler esta série. E pelas notas, parece que vale muito a pena :)

    Beijinhos,Thais P.http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que legal a resenha! Deu muita vontade de ler o livro! :D
    Vou procurar.

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li a série... parece do tipo "boa pra assistir", sabe aquela coisa de mutantes...X-mens e tals...É legal VER.
    Porém talvez eu não seja a pessoa mais indicada pra dar esse tipo de opinião...não sem ler.Vou fazer um mega esforço pra ler pelo menos o primeiro livro...A dica foi válida ;)

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li a série... parece do tipo "boa pra assistir", sabe aquela coisa de mutantes...X-mens e tals...É legal VER.
    Porém talvez eu não seja a pessoa mais indicada pra dar esse tipo de opinião...não sem ler.Vou fazer um mega esforço pra ler pelo menos o primeiro livro...A dica foi válida ;)

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha. Ansiosa para iniciar a leitura da série.
    Marianna Santos

    ResponderExcluir
  11. Tema muito diferente dessa série,pois não é tipo de temática que estou acostumada a ler.Mas a resenha ajudo a despertar a minha curiosidade.
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Clara Rios - @CGominha30 de janeiro de 2012 às 21:52

    Pra ser sincera, eu nunca ouvi falar dessa série, mas achei a capa e sua resenha bem interessante. Mas também confesso que achei um pouco estranho a historia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Apesar das inúmeras resenhas positivas a essa serie, não tenho mt vontade de ler (e deve ser pq o primeiro livro me assusta pelo tamanho)
    pela resenha,essa continuação parece mt boa e eu acho que o nome Fome é bem conveniente! Mas tenho medo dessa capa com esse garoto com mão estranha... 
    E o autor saber escrever bem em 3ª pessoa, o que é importante pra manter o leitor ligado!

    bjss

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li Gone, mas tenho muita vontade. A história parece ser bem interessante mesmo. xD

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Já parou pra pensar o quão bom seria se fizessem mais jornais voltados
    pra cultura? Foi pensando nisso que fizemos o "A gente não quer só
    comida". Lá você pode ter acesso a muitas dicas sobre arte, música,
    literatura e filmes. Vale a pena conferir!!!
    http://artenarotina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. ai eu quero muito esse livro eu acabei de ler a um tempo atras o gone e osso dizer que eu nao acreditava que fosse tão bom como diziam mas me surproendi pois é muito bom *--*

    ResponderExcluir
  17. Primeiramente eu fiquei meio descrente que esse livro era bom, mas depois que li essa resenha me deu muita vontade de ler o Fome e principalmente de ler o Gone, muito diferente! adorei!
    Eu to seguindo, passa la no blog? Se quiser seguir e comentar pode tá? HADUSHADUSHADUS

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não li essa série, para ser sincera não é uma das minhas prioridades, mas gostei da resenha, o cenário criado para incrível, sem contar que achei a trama diferente.

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  19. Gone foi meu livro preferido em 2011.. amei o livro, não consegui lagar ate terminar ... to doida pra ler Fome, parece ser tão bom quanto . Bjinhusss 

    ResponderExcluir
  20. Eu não li Gone e, pra falar a verdade, li pouca coisa sobre a série. Acho que a sua resenha de Fome foi a mais completa que eu vi até agora sobre o livro e confesso que despertou meu interesse, pelo tema aparentemente ser diferente do que eu tenho lido até agora. Acho que vou deixar anotado para dar uma olhada com mais carinho.

    ResponderExcluir
  21. Já tinha ouvido falar dessa serie no primeiro livro e achei interessante, mas não procurei mais informações sobre a história. Acho que pode até serr do meu interesse, mas no momento ainda não sei se o incluiria ou não na minha lista. Quem sabe depois de ler essa resenha procure mais informações.

    ResponderExcluir
  22. Queria tanto ler esse livro mas pra ler ele tenho que os primeiros volumes ! o tristeza !! kkkkk otima resenha !

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails