Resenha: Com Louvor - Cecily von Ziegesar


Título: Com Louvor

Autor: Cecily von Ziegesar

Editora: Galera Record

ISBN: 978-85-01-08633-4

Ano: 2011

Páginas: 320



Sinopse: Shipley é sinônimo de boa moça. Nunca faz nada errado, tem uma boa relação com sua família e entrou para uma boa faculdade. Além de tudo, é linda, loura e, surpreendentemente, virgem. Decidida a se transformar, ela já chega ao campus da Dexter College com um maço de cigarros na bolsa, um chiclete na boca e na primeira noite conhece mais três calouros. De alguma maneira, eles acabam se um grupo nada homogêneo de amigos. Logo todos irão perceber que a faculdade é muito mais do que créditos e notas e que será preciso desrespeitar algumas regras para se divertir muito! 

"Conhece-te a ti mesmo" é o lema da faculdade Dexter College. Shipley está pouco ligando pra ele bem como a maioria dos calouros. Ela quer se reinventar depois de viver por 18 anos uma vida certinha para os pais.

-Qual o problema de ser virgem? -disse Shipley corando.
Os três meninos a olharam com uma excitação maldisfarçada. Shipley ainda era virgem?
-Aí, sabe aquela luz azul no alto da torre da capela? -disse Tom. -Bem, eu soube que tem um mito da Dexter de que, se alguém se formar virgem, a luz se apaga. -Ele cutucou Nick no braço. -Cara, a gente tem que te tirar da seca.
[Página 92]

Logo no primeiro dia, a faculdade tem uma tradição de fazer um acampamento de 2 dias com um grupo de 4 alunos para se conhecerem melhor. Shipley, sua companheira de quarto Eliza, Tom (ohhh Nate de Gossip Girl) e seu companheiro de quarto Nick logo ficam enturmados no acampamento (ficando chapados).

Pegando 
"emprestado" o carro da orientadora, eles vão para numa fazenda de ovelhas lá perto, conhecendo então Adam (Dan, olha você aqui também) e Tragedy (Jenny, a irmã louca do Dan, também está presente).


-Vamos parar por aqui - sugeriu Tom. -Vou pedir informações a alguém.
Vá com cuidado - avisou Eliza. O campo começava a lhe dar nos nervos. Assassinos com machados e serial killers espreitavam atrás de cada árvore. [Página 65]


O livro é narrado pelos 6 personagns principais (tem o Patrick também... surpresa), e não me enrolei com as mudanças de vozes. Me lembrou os primeiros dias da minha faculdade (sem as loucuras que eles fazem) em que tudo era uma descoberta, e depois que a ilusão acaba a realidade cai em cima matando.


Até a mais bucólica das universidades sofre de crises de nervos, quando a tensão se instala e abala os alicerces de seus lindos prédios de tijolinhos. Essa ocorrência bianual também é conhecida como semana de revisão. Os alunos esgotam-se em sessões intensas de estudos ou acampam na biblioteca numa vã tentativa de adquirir o conhecimento de todo um semestre em apenas sete dias. Se mataram aula, fizeram corpo mole ou se esqueceram de determinados textos, essa era a oortunidade de colocar tudo em dia. [Página 213]

A personagem que mais gostei foi a Tragedy, com seu jeito de ir atrás do que quer fazendo qualquer coisa pra isso. Ela me lembra a Jenny de GG só que mais divertida. Sem falar que ela é adotada. Um dia um brasileiro apareceu na porta da fazenda de ovelhas e pediu para cuidarem de sua filha recém-nascida, já que sua mulher morreu de parto. Ele estava doente e morreu lá mesmo. Então Imaculada Gertudes virou Tragedy pra "alegrar" infernizar a vida dos pais adotivos.

Na contra-capa do livro tem uma citação que diz que é Gossip Girl na universidade. E é mesmo.

Se passa nos anos 90, portanto sem internet, SMS, tablets e principalmente sem blog! 
E a autora deve ser fã do Bill Clinton ou a geração da época era. Era um tal de citar como ele era lindo jovem...




Sobre a capa, era uma boa oportunidade para mostrar a arte dos designers brasileiros. A cara da Shipley ficou estranha nessa pose.


Rende bons momentos de leitura com um vocabulário ácido e divertido.


O 2° livro da série "Class" será lançado nos EUA em 1º de Agosto de 2012.




Beijos, Érica Marts

14 comentários:

  1. Eu me interessei muito por esse livro, parece ser uma história bem legal. Vou querer todos da série haha *-*

    ResponderExcluir
  2. Mariana Ribeiro Barbosa10 de janeiro de 2012 às 11:00

    Olá, Érica!
    Adorei a sua resenha!!
    Também me fez lembrar as alegrias e tristezas dos meus anos de estudante universitária rs. Achei interessante a história, quero muito ler Com Louvor!!
    Nunca li Gossip Girl, nem tampouco assisti a série de TV mas se ambos são parecido deve ser imperdível também. Espero ter a oportunidade de ler este ano.
    Bjos.

    Mariana RibeiroConfissões Literárias.

    ResponderExcluir
  3. Pelo visto a autora deixou alguns personagens da sua série famosa serem reproduzidos neste novo livro.

    Mesmo assim acho que vale a pena ler...

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    EU não gostei do seriado de tv Gossip Girl, não sei se é igual aos livros, mas fico com o pé atrás.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Erica

    Tudo bom? Li esse livro semana passada e amei o...fiquei pensando tanto sobre ele...sei agora que terá continuação ( fui procurar na net..rs) mas nem sabia mas obviamente achei o sem final e esperei msm que o tivesse.

    Bjos imensos
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tive a oportunidade de ler nada dessa autora , tenho vontade de ler GG , mas acho a série gigantesca , me desanima um pouco . Me animei agora "com louvor" vou procurar ler , pra conhecer a autora . Bjinhuss

    ResponderExcluir
  7. Também não gostei muito desta capa, em relação a série GG, não me interessei, minhas irmãs adoram, mas gostaria de ler este livro. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. querida Erica... confesso que o título não me chamou a atenção, parecia livro religioso e também a capa não me pareceu legal. sei lá, não havia ficado curioso ou inclinado a ler algo a respeito deste livro. como foi um pedido seu, então resolvi abrir uma exceção rs. você mesma resumiu bem a resenha: "rende bons momentos de leitura". bom, talvez eu ainda espero um pouco mais para querer adquiri-lo. por outro lado gostei da construção de sua resenha, nos deixa bem familiarizados com o livro. bjos.

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser muito bom, mesmo Gassip Girl não sendo uma das minhas séries favoritas..

    ResponderExcluir
  10. Gostei da seguinte frase da 
    Érica : "
    Rende bons momentos de leitura com um vocabulário ácido e divertido  ". Logo, com certeza vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro para render e proporcionar bons momentos de leitura!Sendo assim vou lê-lo!
    Fabianne

    ResponderExcluir
  12. Confesso que esse não é o meu tema de leitura favorito, mas leria se me fosse emprestado ou dado. Qnto a capa eu até gostei.

    ResponderExcluir
  13. Nossa o livro parece ser bem legal ! nunca li um livro assim mas acho que vou me arriscar ! otima resenha ! beijos !

    ResponderExcluir
  14. Preciso ler Com Louvor *-* Amo os livros dessa autora , principalmente It Girl 

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails