Resenha: Um dia - David Nicholls

Título: Um dia
Autor: David Nicholls
ISBN: 9788580570458
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Páginas: 416
Tradutor: Claudio Carina
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.



Um dia foi um livro que foi despertando o meu interesse aos poucos. Eu não me apaixonei logo pela capa, e só decidi lê-lo após ler algumas resenhas muito positivas.


Um dia é um livro que tem uma estrutura bastante incomum: cada capítulo representa um dia (15 de julho) por ano, durante 20 anos na vida de duas pessoas. Eu nunca havia lido nenhum livro com essa estrutura e eu acredito que esse seja um dos pontos mais positivos do livro, pois considero algo inovador e que foge um bocadinho do comum. De vez em quando é bacana ler algo de um modo diferente, não é mesmo?


O livro é extremamente bem escrito, bem amarrado. Apesar de capa capítulo representar um único dia em um ano, nada fica sem resposta, não há furos, e embora seja um bocadinho confuso nos primeiros capítulos, logo a gente se acostuma e não consegue mais parar de ler.

 
O livro conta a história de Dexter e Emma, que estudavam na mesma universidade, e embora Emma sempre tivesse uma paixãozinha por Dexter, ele nunca reparou nela, até o dia da festa de formatura, onde os dois passam a noite juntos, e esse único dia vai mudar a vida de ambos.


Eles são bastante diferentes um do outro, Emma é aquela adolescente sonhadora que pensa em mudar o mundo, é considera a "nerd", adora ler e um dia sonha em ser escritora. Dexter é aquele cara "boa pinta", bonito, popular, rico, e que não tem grandes preocupações com o futuro.
E a cada capítulo acompanhamos o dia 15 de julho na vida de ambos, embora na maior parte das vezes eles não estejam juntos.
A história é muito cativante, tocante e faz a gente pensar em várias coisas na nossa vida: o futuro, as oportunidades, as amizades, enfim, é um livro que tem um história super bonita e que te passa várias lições de vida, e foi muito bonito ver o amadurecimento  de Emma e Dexter ao longo das 416 páginas.. :)


Eu gostei muito do livro, não consegui desgrudar dele nas 100 primeiras páginas, porém há certas partes que achei lentas e que eu tive vontade de pular, sabe? 
Porém, o que mais me incomodou em Um dia foi o final! E aviso logo: se você (assim como eu) gosta de finais felizes, talvez você se decepcione um pouquinho com o livro, como eu me decepcionei! Eu esperava um outro final, bem mais feliz, e esse não aconteceu. O livro infelizmente não conseguiu me surpreender e por isso mesmo que eu não dei 5 estrelinhas, mas chegou perto, muito perto.


Emma é o meu personagen favorito! Eu me identifiquei muito com ela! As mesmas incertezas no futuro, a mesma falta de auto confiança, a mesma vontade de mudar o mundo, e o mesmo medo de dizer o que sente.

Senti muita raiva dos dois em determinadas partes do livro! Tive imensa vontade de poder bater neles!!! rsrs

Eu gostaria muito de dizer que esse é um daqueles livros que você termina e fica com um sorriso bobo na cara, mas infelizmente esse é um daqueles livros que você termina com lágrimas nos olhos e surpreendentemente foi um livro que me fez chorar muuuuuito, mas muuuito mesmo de frustração! EU NÃO GOSTEI NADA DO FINAL (eu sei que estou me tornando chata e repetitiva, mas é que EU NÃO GOSTEI NADA DO FINAL e ainda não me conformei com isso!)


Se você me perguntar se vale a pena ler o livro eu diria: sim, vale muito a pena! É um livro muito bem escrito, com personagens muito cativantes e a história é muito linda, mas não espere por um final feliz, porque senão você vai se decepcionar.


Vá preparando os lençinhos e boa leitura! :)


Beijinhos,












33 comentários:

  1. Que livro lindo!!!!!
    Eu tb não me interessei pelo livro por sua capa...mas todas as resenhas que li falam muito bem dele...achei interessante tb os capítulos serem o famoso 15 de julho sempre...espero que tenha nexo entre um paragrafo e outro!!!!
    Ótima resenha!!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Estou doida, doida, doida para ler esse livro. Apesar de o final não ser feliz, toda a trama criada pelo autor e o jeito de contar a estória de Emma e Dexter é incrível. Estou muito curiosa.
    :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tenho visto muita divulgação desse livro mas sinceramente a capa não me atraiu e nem procurei saber bem do que tratava. Acabei comprando o livro porque aproveitei uma boa promoção, mas não sei ainda quando poderei ler. Li a resenha fiquei curiosa, parece uma linda história... e fiquei me perguntando como será que termina???
    Bjkas!!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  4. OH MY Good!!! eu realmente quero este livro, ja li varias resenhas sobre ele, mas esta me ganhou... este livro é o melhor, adorei a sinopse, a capa (poderia ser melhor, mas gostei) , e a o que voce disse realmente fez toda a diferença, estou super afim desta historia!!

    Eu tambem quero o livro para me identificar com a Emma igual a voce (nos duas temos varias incertezas kkk)

    bjs
    amei a resenha ♥

    ResponderExcluir
  5. Ei Rê,

    Eu gostei muito do livro, mas era para eu ter gostado mais se não fosse o final (concordo com vc) e tbm pq eu não gostava do Dex, achava ele um idiota na maior parte do livro e não entendia pq a Emma não dava um chute nele kkkk

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  6. O final foi um choque pra mim também, mas no meu caso eu ainda assim gostei bastante. Também esperava aquele super final lindo de arrancar lágrimas, mas ele não veio. Quer dizer, arrancou lágrimas, mas não pela razão que eu esperava rs
    E como você falou, apesar de ser apenas um dia a cada ano, ele é bem completo, nunca deixa nada sem resposta. Simplesmente maravilhoso!

    Beijos xx
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  7. Ain^^
    Amei a história...
    To mundo fala bem deste livro... A história parece ser linda.
    Agora só aumentou minha vontade de ler... =/

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Esses dias li um livro em estrutura d cartas e achei a leitura muiito gostosa, acho q a forma como UM DIA é escrito tbm deve ter esse ponto positivo como vc disse...deixa uma espectativa no ar e envolve a gnt aos poucos por um curiosidade imensa.
    Gostei muito da historia desse livro e tbm só li resenhas boas.
    essa foi mais uma.

    Na tinha lido em resenhas ainda q eu precisaria d lencinhos kkkk...muito interessante essa colocação...quanto ao final ultimamente a maioria dos livros q li tem me decepcionado bastante nesse quesito.
    Pretendo ler logo...
    assim q meu bolso parar de brigar comigo, compro ele.

    beijokass

    ResponderExcluir
  9. Sério que o final não é feliz? =/ Que chato! Será que é daqueles que deixa um final aberto? =P
    Mesmo assim estou ansiosa para ler, adoro livros em que acompanhamos a vida dos personagens, eles crescendo... ^^
    Vou chorar muito também kkk sou muito emotiva hahahah

    Respondendo o coment lá no blog: A série Sookie é bem caliente mesmo! Como você tem gente que não gosta, mas é que eu adoro então... hahahah
    Bjus =*

    ResponderExcluir
  10. "Um Dia" também não me atraiu muito pela capa não! E apesar de parecer superficial, nós acabamos julgando muito um livro pela sua capa.
    Li várias resenhas no skoob, e obtive muitos elogios. Parece ser um livro muito bom!
    Só não sabia que apresentava essa estrutura diferente que você disse, de se um dia de cada ano. Realmente é diferente e inovador!
    Sua resenha ficou ótima!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. ahh, eu achei a capa tão legal...

    Já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia dessa divisão dos capítulos...
    Interessante (hehhe)

    Quero-o já. haha

    Beijo:*

    ResponderExcluir
  12. Oi Re! Adorei a sua resenha!
    Mas ainda não me deu muita vontade de ler esse livro... Pode ser que eu mude de ideia...
    Bjoo!

    ResponderExcluir
  13. Quando eu vi a capa desse livro também não me deu vontade de ler, mas depois de ver várias pessoas falarem bem dele e ler sua resenha aqui a minha opinião sobre ele tá mudando.

    ResponderExcluir
  14. Como você, acho que o livro peca pela capa!
    Mas, ao contrário, eu amei demais a história, inclusive o final.
    Acho que um final diferente não teria o estilo do livro e, mesmo tendo sido clichê, acho que foi justamente ele que prendeu o romantismo da história. Mas eu também não acreditei quando ele terminou assim e também desejava outro final!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. OI Rê!
    Obrigada pelo comentário lá no blog.

    Eu tenho lido mtas resenhas positivas sobre o livro. Se fosse pela capa ou título acho que nunca me interessaria, mas diante dos elogios, entrou para minha wishlist.

    Pena que o final não foi dos melhores. É péssimo quando isso acontece, mas se mesmo assim vale a pena, então a narrativa deve ser ótima mesmo.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e livros

    ResponderExcluir
  16. Sempre que vejo esse trailer so falto chorar.
    So li ate agora o primeiro capitulo do livro. Mas cada é cada resenha que leio sobre ele que me deixa com mais vontade de terminar de ler logo, para saber como vai terminar a historia.
    o filme ja tem data de lançamento aqui no brasil?
    gosto muito dos filmes que a anne faz, ela é uma otima atriz e esse filme parece ser imperdivel!
    sua resenha ficou otima! emocionantes mesmo, a historia em si parece real, nos fazendo ficar viciadas na historia *-*
    bjim

    ResponderExcluir
  17. Estou louca para poder ler saber o que acontece no final desse livro. Todo mundo dizendo que é um livro incrível. Ta todo mundo dalando do final do livro, que nao e feliz e tal... ja ate passou um pouco minha vontade de le-lo...
    mas msm assim espero gostar
    bjim

    ResponderExcluir
  18. Eu queria muito ler esse livro, mas li o primeiro capítulo e não gostei muito da escrita, aí depois fiquei sabendo sobre o final e puft, ainda não comprei! HAHAHA
    Mas acho que vou ler mesmo assim, porque a história deve ser muito bonita!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Nossa adorei eu quero demais ler esse livro, é meu sonho!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Meu Um dia chegou aqui em casa hoje, to quase passando ele na frente dos outros tamanha minha ansiedade pra ler! Amei sua resenha, mais uma positiva pra atiçar minha curiosidade! Bjo!

    ResponderExcluir
  21. A estória do livro é muito linda, mas a capa realmente ñ ajuda..... fazer o que ne...
    Tenho muita vontade de ler, mas ainda ñ tive chance =(
    Ótima resenha ^.^

    Bjoks ^^

    @suellennxavier
    Suellen
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  22. Sério que o final não é tão bom?? Poxa, e eu aqui toda empolgada... acho que por enquanto nã vou ler...
    Gosto de finais felizes, mesmo que isso torne o livro previsível...rss
    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  23. Quero muito ler este livro, o meu chega semana que vem \o/, não li a resenha quero surpresa total kkk

    bjkss
    Ká guimaraes

    ResponderExcluir
  24. Quero muito ler este livro, principalmente porque quero ver o filme.
    A capa não é nada que chame a atenção e eu também achei sem graça rs.
    A sua resenha ficou muito boa, e eu também depois de ver tantas pessoas falando tão bem, quero logo o meu. Ele me lembra do livro Onde terminam os arco iris, que achei lindo mas chorei horrores e o final não me agradou tanto.
    beijos.

    ResponderExcluir
  25. Então espero que este não seja assim pra mim, mas como você não gostou do final, ja estou com medo rs, tenho uma ideia do que acontece, mas como nem todos os livros tem final feliz, melhor me conformar :/
    beijos.

    ResponderExcluir
  26. Fiquei com o mesmo sentimento de todos aqui: doido pra ler o livro, achei um plot super show... Mas a história tem final triste? Sério? Desanimei até pra ver o filme.

    ResponderExcluir
  27. Nunca havia lido um livro, em que me fez chorar, queria ter uma oportunidade e eu vou conceder para o Um dia!!! quero lê-lo!!

    ResponderExcluir
  28. Que legal sua resenha , só de ler a resenha ja fiquei emocionada , quero muito ler esse livro , mas tenho 2 livros na frente , não vejo a hora de ler ele . Pena que vc nao gostou do final , é ruim isso né ? Mas mesmo assim parece ser um livro otimo , e estou anciosa pra ver o filme tb né rs .Bjus Mih

    ResponderExcluir
  29. To com o livro aqui para ler e espero gostar!! Gosto de resenhas assim, como a sua... disse que não gostou do fim e ponto! Muita gente fica ensebando... vc direta! Quero chorar e não me decepcionar com UM dia! Sou muito chata, não gosto de muito livro que o povo ama...

    ResponderExcluir
  30. ah a capa nao é muito como posso dizer hm "chamativa" mais a historia parece seer mt boa olha se esse livro me faser chorar eu vou ficar mt feliz pq o ultimo livro que eu chorei foi o marley e a historia é mt mt mt linda *-*
    as veses é bom um livro nao terminar com um final feliz isso é mt normal os autores tem que inovar um pouco então espero UM DIA poder ler ele e poder dar uma opniao melhor desse livro ;)
    beijos :*

    @AmandaGoncalvez

    ResponderExcluir
  31. Olá..

    Quando no início nos deixa confusos, mas depois tudo desenrola, ai tranquilo..Eles são diferentes, os opostos se atraem.Sempre
    preferimos finais felizes, mas nem sempre isso ocorre, mas quando o livro nos mostra algo bonito e emocionante, isso é até amenizado.Mesmo
    não sendo como gostariamos, ainda sim alguns valem a pena ler, eu tenho curiosidade em lê-lo.

    Bjs ^^

    ResponderExcluir
  32. Acho que ainda não estou preparada para esse livro, eu tenho um medinho de histórias assim (é por esse motivo que ainda não consegui ler nenhum livro do Sparks), assim como você gosta de livros com finais felizes, eu também gosto. A vida real já é um tanto cruel, a maioria das pessoas que leem é porque sentem a necessidade de evasão dessa realidade, pelo menos, eu sou assim.
    Para mim, ler um livro que não me faz ficar com um sorriso mais que bobo colado no rosto ou que não me faz derramar lágrimas de felicidade, não é um livro que eu anseie para ter em mãos. Mas quem sabe um dia... -rsrsrs- (sem trocadilhos!)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Ja tenho esse livro mas tipo assim ainda não tive tempo pra ler ! Mas concerteza vou ler ele !

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails