Resenha: Firelight - o inimigo está próximo - Sophie Jordan

Título: Firelight - o inimigo está próximo
Autor: Sophie Jordan
Editora: Agir
ISBN: 9788522011957
Ano: 2011
 Páginas: 291


 A jovem Jacinda é especial. Além de pertencer a uma espécie descendente de dragões cuja maior habilidade é poder alternar entre a forma humana e a animal - os draki -, ela é uma das únicas de seu clã que consegue cuspir fogo. Quando uma atitude rebelde ameaça a existência dos outros membros de sua comunidade, ela e sua família têm que fugir e viver disfarçadas entre os humanos. Na nova escola, Jacinda precisará esconder seu segredo de todos e aprender a controlar seu espírito draki, que teima em se manifestar logo na presença do belo e charmoso Will, um caçador de dragões. Os dois se apaixonam e irão fazer de tudo para que os muitos segredos e diferenças que os separam não os impeçam de viver esse amor.


A primeira coisa que pensei quando vi Firelight - O inimigo está próximo foi: WOW! Que capa LINDA! Preciso dele na minha estante! O bookaholic que nunca comprou um livro pela capa que atire a primeira pedra! Mas apesar da capa ser maravilhosa, fiquei com um pé atrás em relação a esse livro e o principal motivo foi ter lido algumas resenhas divergentes, algumas  positivas e outras negativas. Resolvi pagar pra ver, e confesso que Firelight foi uma agradável surpresa, gostei bastante do livro! :D

Jacinda tem 16 anos e é um draki, uma descendente de dragões que tem como  principal defesa conseguir transformar-se em humano para passar despercebida.  Ela não é apenas mais um draki, ela é especial, é uma cuspidora de fogo, a primeira após gerações e gerações em sua tribo, e por este motivo está prometida a Cassian, o filho do chefe da tribo, para que juntos possam reproduzir vários cuspidores de fogo bebês.
Os drakis possuem habilidades especiais, conseguem localizar pedras preciosas, o sangue roxo consegue curar os humano e a pele dura como couro é bastante apreciada pelos enkros, tornando os drakis presas preciosas para os caçadores.
Após uma aventura inconsequente de Jacinda, a mãe é obrigada a fugir com ela e Tamra, sua irmã gêmea que nunca se trasnsformou. Juntas elas vão recomeçar suas vidas em um lugar desértico, onde finalmente Tamra conseguirá levar uma vida normal, e onde o draki de Jacinda aos poucos irá morrer, porém ela se apaixona por Will, nada mais nada menos do que um habilidoso caçador que consegue manter mais vivo do que nunco o seu draki!

O livro é narrado em primeira pessoa, pela Jacinda, e começa  na aventura que irá mudar sua vida, pois para proteger a filha das possíveis conseqüências por ter desobedecido a lei número 1 dos drakis, voar apenas na escuridão, a mãe de Jacinda foge com ela e Tamra, a irmã gêmea de Jacinda.

A mãe de Jacinda já havia matado há muito tempo o draki que existia em si, e Tamra nunca havia se trasnformado, por isso era dezprezada pela tribo, que a considerava uma aberração. Portanto, uma nova vida era tudo o que a mãe de Jacinda e Tamra queriam, pois finalmente poderiam levar uma vida normal. Porém, Jacinda tinha orgulho do seu draki, de ser draki, sentia necessidade de voar, de sentir o ar nas suas asas e matar o draki que existia dentro de si era como matar uma parte essencial no seu ser. Apesar de entender os motivos da mãe dela, achei que ela teve uma atitude bastante egoísta e que causou muito sofrimento a Jacinda.

Para Tamra, ter abandonado a tribo e finalmente poder levar uma vida normal foi algo que ela sempre sonhou. Ela tem uma certa mágoa da irmã por sempre ter sido o centro das atenções e faz coisas realmente horríveis com Jacinda por causa disso! Senti muita raiva de Tamra! Acho que nunca havia sentido tanta raiva de um personagem, pois ela fazia suas maldades e depois dizia para Jacinda que a amava! (?)

Jacinda passa grande parte do livro lutando contra os próprios sentimentos para poder dar uma segunda chance para a família. Porém, dar uma segunda chance a família significava que ela precisava matar o draki que havia em si. Ela passa uma grande parte do livro com esse conflito interno, pois apesar de querer dar uma segunda chance à família, ela não quer renunciar ao seu draki, ao que ela é.

O livro me prendeu bastante no início, pois já começa com a ação acontecendo. Porém, quando a mãe de Jacinda foge com as filhas, o livro perde um pouco o ritmo. Jacinda foi um personagem com quem me identifiquei bastante, ela tem opinião própria, bem naquele estilo "rebelde sem causa", tem um bom coração, mas às vezes me irritou bastante com as suas indecisões. Porém, não podemos esquecer que ela tem apenas 16 anos, e como toda adolescente tem suas dúvidas e medos, não é? :)

O romance entre ela e Will apesar de fofo, acontece de forma muito rápida e demasiado intensa, tirando um pouco da veracidade da estória. Senti muito a sensação de já ter lido o livro antes, e acredito que quem já leu Crepúsculo também vai sentir o mesmo, pois a fórmula é a mesma: garota especial se apaixona pelo garoto comum, mas que é seu inimigo mortal. Mas quem é que pode negar que essa velha fórmula não deu certo?

Apesar de alguns pontos negativos, eu gostei bastante do livro. Adorei a narrativa cativante da Sophie e a mitologia dos dragões. Apesar de ter achado o desenrolar da história um pouco arrastado, o final realmente foi eletrizante, de tirar o fôlego! Foi um final que me surpreendeu bastante e confesso, pelo quel eu torci! Sou totalmente #TeamCassian!

Dragões, romances avassaladores, amores impossíveis... isso tudo e muito mais você encontra em Firelight! :D

Beijinhos :**

25 comentários:

  1. A sinopse não me agradou muito, mesmo a capa sendo linda.

    ResponderExcluir
  2. A capa é linda! E eu gostei da sua resenha! :D

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  3. Realmente há muitas opiniões divergentes sobre esse livro... talvez eu dê uma chance e tire minhas próprias conclusões... mas acho que esse ainda não é tempo...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  4. Como você, meu primeiro comentário ao ver o livro pela primeira vez foi com relação à capa, é lindíssima!
    A história parece interessante e, como você disse, a velha fórmula de Crepúsculo funcionou muito bem, portanto em Firelight não deve falhar ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua resenha.
    Assim como vc, ja tinha lido varias resenhas negativas sobre o livro e comecei a fik com o pe atras. Mas sabe, sua resenha ate mudou minha opiniao.
    Gosto mt dessa capa, e mt linda!
    Acho a historia em si bem diferente ja que se trata de dragoes ou drakis, mas nao me interessou mt mt mt mt, mas vou ler um dia ja que sua resenha em deixou curiosa *-*
    Mas tem o segundo livro ne?! Ja vi em alguns blogs a segunda capa da serie.
    bjim

    ResponderExcluir
  6. a capa é arrasa, e estava querendo muito ler o livro. Mas agora q vc falou que é parecido com crepúsculo, pode esquecer!
    beijos
    Cami
    confissoesdeumabookworm.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu acho essa capa super linda, sempre quis ler este livro, mas tinha outros na frente então nunca li, parece ser um livro muito bom.

    ResponderExcluir
  8. A capa é lindissima e deixa a gnt louca para ter o livro mesmo antes d ler a sinopse.
    É a segunda resenha q leio desse livro e julgo q vou gostar bastante. Como vc disse é uma formula q deu certo né.
    Quero muiiito ler e n sei explicar o pq estou adiando isso.
    BEijooos

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhuma história sobre dragões e esta me chamou a atenção logo de cara!
    Sem falar na capa que é belíssima!
    Quero muito ler este livro!!
    Ele já está na lista há um bom tempo!! rsrs

    Beijos^^

    ResponderExcluir
  10. com certeza este livro tras muitas opnioes diferentes, ja li varias resenhas negativas e outras positivas. mas a capa é tao linda e a sinopse é d++ que eu fiquei com a pulga atras da orelha, mas depois do que voce achou do livro e descrevel para gente eu tenho certeza qe este livro estara em minha estante em breve kkkkk.
    valeu pela dica,
    e eu como bookaholic nao vou te atirar a pedra por que eu inclusivo ja comprei muitos livros pela capa.! ♥

    ResponderExcluir
  11. Aww, apesar de algumas resenhas não-tão-positivas, quero muuito ler esse livro!! Hahahaha
    (Não sei ainda porque eu não comprei, duh!)
    Acho que vou esperar a série toda ser lançada para não ficar sofrendo hahaahah!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Apesar de não ter me interessado muito pelo livro (confesso que amei a capa, mas não fiquei muito empolgada com a história), é um livro que quero ler.
    Gostei da sua resenha, me parece que o livro é bem bacana, apesar de eu não gostar muito dessa temática.
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua resenha! Também já li várias divergentes, mas a capa bonita ganhou! Aaaacho que vou gostar do livro.

    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  14. Ahhhhh! Tenho esse livro em inglês, e ainda não li! @_@ Mas quero muito!
    Já vi bastante gente dizendo que é bom, não ótimo, mas é bom sim, e já fico com vontade de ler! Mas né, faculdade tá aqui, "trancando" o caminho :x
    Enfim, ADOREI a resenha, e mal posso esperar pra ler esse livro!
    Beijooos :*

    ResponderExcluir
  15. Nossa que bom que no final vc gostou do livro, pq as vezes a gente compra pela capa e não gosta nenhum pouco do conteudo.


    Bah nunca li nada de dragão sabia? Um horror mesmo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Ah, que delícia!!! Mais uma resenha positiva desse livro ^^
    Confesso que também fiquei com um pé atrás ao ler algumas resenhas negativas, que ressaltavam pontos que realmente me incomodam na leitura de um livro >< Mas tenho lido resenhas positivas bem legais que estão me instigando bastante =D

    ResponderExcluir
  17. Não me senti atraída por esse livro, já algumas resenhas dele, umas positivas e outras nem tanto, mas talvez a semelhança com Crepúsculo fez com que não me interessasse! Não digo que nunca vou ler, pq aprendi uma coisa, nunca diga nunca!!!

    ResponderExcluir
  18. Também não me atraí muito pelo livro não... A ideia é até nova mas não deu aquele "click" entendeu?

    ResponderExcluir
  19. Ja comprei muito livro pela capa e na maioria das vezes me arrependo rs, mas continuo fazendo :D.
    E esse tem uma capa linda, eu nunca li nada sobre dragões( não sendo o assunto principal),
    Ja vi algumas resenhas positivas e negativas também, então fico meio com o pé atras com ele, dai acabou indo parar mais no fim da fila, ta de castigo rs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  20. Todas as resenhas que li deste livro não foram positivas...pena pq o tema da história é bastante legal!!!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  21. Cara, que capa é essa?!!

    tem razão quem nunk comprou um livro pela capa!!?!

    Agora eu ja estou um pouco enjoado de historia de dragões, pois li a coleção inteira de Eragon, mas devo saber q esse livro conta uma historia de dragões diferente q Eragon!!

    Qeru ler depois, agora tem outros na frente!!!!!

    MAS Q CAPA"""""!!!

    ResponderExcluir
  22. KKKKKKK Vc pensou igualzinho a mim : Que capa linda ,preciso ter esse livro , até ai blz , comprei o livro ,mas e o tempo pra ler o livro ??Adorei a resenha e espro le em breve o livro ,mas como é uma serie vou esperar um pouco pra ver se lança o segundo logo rs .Bjus Mih

    ResponderExcluir
  23. Oie de novo rsrs

    Tenho muita vontade em ler este livro.Sou viciada em histórias sobrenaturais, e esse é um novo tipo.A capa é megalinda!
    Jacinda foi se apaixonar logo pelo caçador rs.É complicador tentar proteger uma filha, sendo que a outra irá sofrer com isso.Tamra, que
    falsa, ela deve ser ressentida por não ter se transformado. Goto quando os romances são bem abordados, não gostos quando são muito
    rápidos, pois eles muitas vezes deixa o livro ainda melhor.

    Beijos..

    ResponderExcluir
  24. Mesmo sua resenha sendo super maravilhosa, eu ainda não sei bem se eu gosto ou não da história. Sei lá... História mesmo de dragão, para mim só tem Eragon. Mas quem sabe um dia, né?
    Beijos!

    Obs.: Esse livro é de uma série, ou não?

    ResponderExcluir
  25. WOW Quero esse livro ! Mas ta um pouquinho caro ! :(

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails