Resenha: Destino - Ally Condie





Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.
Fazia algum tempo que eu ouvia um certo burburinho em torno do livro Matched, porém só quando ele foi publicado no Brasil pela Suma de Letras que eu começei a me empolgar! Impossível resistir a essa capa tão linda, né? Comigo não foi diferente!






Cássia é uma jovem que vive em uma Sociedade em que tudo é controlado pelos funcionários. Eles controlam tudo e todos, e tudo isso para o próprio bem dos cidadãos. Eles decidem qual é a comida mais nutritiva para você, qual é o esporte em que você terá mais sucesso, qual é a sua melhor aptidão profissional, a idade exata em que você viverá de forma saudável, e claro que com o seu par não seria diferente. Ao completar 17 anos, acontece o Banquete do Par, no qual será anunciado em uma tela o parceiro que tem os melhores genes para juntos gerarem os descendentes mais saudáveis.  E é no Banquete do Par que Destino começa. Xander, o melhor amigo de Cássia, aquele rapaz que ela conhece desde criança e por quem sente um grande carinho é escolhido como o seu par ideal e aos 21 anos eles devem se casar. Cássia fica muito feliz por Xander ser o seu par ideal. Ao chegar em casa, ela vê o cartão com as informações de Xander que recebeu no banquete e toma um grande susto, pois não é o rosto de Xander que aparece, mas sim de Ky, um garota que ela também conhece. E é a partir daí que Cássia começa a duvidar das decisões da Sociedade. Será mesmo que Xander é o seu par ideal? Será que a Sociedade cometeu um erro ou será realmente Ky o seu par ideal? 

Destino é ambientado em uma sociedade distópica , onde existe um governo totalitário e um opressivo controle da sociedade. Porém, diferente de Jogos Vorazes, aclamado livro de Suzanne Collins, Destino centra-se muito mais no romance do que na sociedade em si. 

Cássia passa a questionar as decisões da sociedade, após um erro com o microchip de Xander e fica dividida entre dois rapazes. Xander representa a sociedade, a segurança, a perfeição. Ele é um amigo atencioso, e tem um coração enorme! Foi impossível não me apaixonar por ele. Ky é o típico garoto misterioso, super inteligente, mas ao mesmo tempo modesto. Alguém que aprendeu com a vida, amadureceu e consegue enxergar além do que se vê.
Cássia pouco a pouco vai se dando conta de que vive dentro de uma bolha (a sociedade). Pouco a pouco vai se questionando e fazendo as suas próprias escolhas,  apesar dos funcionários a fazerem acreditar que ela não tem escolha, que eles têm tudo sob controle.

Na maior parte do livro, acompanhamos o dia a dia de Cássia e devo confessar que achei um pouco monótono, lento, sem grandes acontecimentos e repetitivo. Porém valeu a pena conhecer a sociedade. Para vocês terem noção, há apenas cem poemas, cem obras de arte, cem canções e 100 fatos históricos! Acho que eu enlouqueceria só de pensar em viver numa sociedade assim, pois não me contentaria com apenas 100 poemas para ler! ^^

A narrativa da Ally é ótima e fluí com grande facilidade. É um livro que a gente lê super rápido! O final é excelente e deixa um gancho maravilhoso para o segundo livro!
Confesso que eu esperava um pouco mais de Destino, principalmente mais ação! O livro é ótimo, tem uma leitura gostosa, os personagens são cativantes e a capa é muuuuito linda, mas a história é um pouco lenta, centrando-se mais no dia a dia de Cassia. 
Espero que esse probleminha seja resolvido em Crossed, o próximo livro da série! :D

E você, conseguiria escolher entre a perfeição e a paixão? :)




Leia Destino e conheça mais essa história!!!
Beijinhos =**

35 comentários:

  1. Esse livro parece ser ótimo!

    Bjinhos!

    @BempraMente
    @swannx
    Swan *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu mal espero pra ler Destino! Não me imagino tb vivendo numa sociedade que tudo fosse escolhido por outros, que é isso? Já pensou, alguém escolher pra voce, o que vestir, comer, usar, namorado...não me imagino mesmo! O livro parece muito bom e eu adorei a resenha, bjo!

    ResponderExcluir
  3. Heey meninas! Ahhh, estou louca pra ler Destino, acho essa capa maravilhosa! *-*
    E a história parece ser muito muito fofa <3
    ahh, e realmente, o negocio do 100 é tenso haha XD
    Ótima resenha! :D
    Beijoca!

    www.estantechick.comeze.com

    ResponderExcluir
  4. Que legal, também estou lendo esse livro agora \o/
    Ainda não se se to gostando, achei o inicio meio chato, meio poético, mas como todos amaram esse livro dei uma oportunidade. Mas as vezes minhas opiniões divergem dos outros, então vamos ver se vou gostar.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Rê, achei seu blog por acaso, e adorei! Estava louca atrás de uma resenha de O Rei de Ferro.
    Já estou seguindo. Beijos.

    http://conjuntodaobra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie =)
    O que me encantou neste livro, além da capa claro que eu achei super linda, foi a estória ser um tão diferente, no meio de tantos criaturas sobrenaturais não tem como deixar passar esse livro despercebido. rsrs
    O que em muitos livros não acontece, é a capa do livro logo ser tão identificado com o livro, eu pelo menos nunca vejo livros que apresentam isso, ou confesso que é um tão difícil isso acontecer.
    Só em ter um sistema que te domina, diz o que você deve fazer, comer, só não controla teus pensamentos, (ou controla?) as pessoas devem se sentir prisioneiras, mas até então é possível conviver com isso, já que tudo "já está escrito", você se conforme e tenta viver da melhor maneira possível. Mas e quando tudo muda de repente? Isso é intrigante, e foi exatamente para saber o que acontece, o que a personagem principal começa a pensar e de que maneira começa a agira, que fiquei muito curiosa para saber mais sobre o livro.
    Bela resenha! =D O livro é claro que já está na minha lista de livros pra ler, e acho que não irei me decepcionar com ele. rsrs
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Acho que Destino é tão "lento" porque a Cassia ainda está despertando, saindo daquela coisa mecanica que era a vida dela e aprendendo todos os outros tons do mundo além do preto e do branco, acho que Crossed vai surpreender em termos de ação. ;)

    ResponderExcluir
  8. Olá adorei a resenha de destino

    Tenho um Blog literário e gostaria de saber sua opinião a respeito dele

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Não achei o 1 td isso, mas deu um gancho interessante p/ o livro 2... Esperando p/ ver o q acontece...rs

    Andy_Mon Petit Poison
    www.monpetitpoison.com

    ResponderExcluir
  10. Esse livro já ta na mista lista pra comprar, eu to querendo a tempos ler ele, que adorei a resenha e fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  11. Nao sei o que eu escolheria!
    Perfeição nao quer dizer sinomino de amor e paixão a mesma coisa.
    Gostei da historia parece ser interessante!

    ResponderExcluir
  12. Faz tempo que quer o livro, mas fico com medo de ir com muita sede ao pote e me decepcionar, pois geralmente é isso que acontece quando espero muito de um livro.
    Ótima resenha!
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  13. ahhhhh qeur ler este livro, tento e mtodas as promoções mas não consigo, mas agora eu ganho!!

    Sim falando do livro, as outras pessoas escolhendo o que o devo fazer, usar, vestir.......?? Não aguentava na minha infância minha mãe falar o q eu devia usar!!! rsrssrsr compração ai legal!!!! ^^

    Mas a sua resenha foi ótima, muito boa apena aguçou a minha vontade de ler este livro!!! torcendo para ganhar akie!!!

    Ideval Junior - Lembra Daquela História?
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Ai eu estou louuuca pra ler esse livro, já participei de um monte de promo e não ganhei ushaushau
    adorei sua resenha, só fez eu querer mais ainda!!
    beijos, Camila - Emoções em Páginas

    ResponderExcluir
  15. Faz tempo que quero ler esse livro. Todas as resenhas que li falam quase a mesma coisa sobre Destino, entao decidi ler e ver como eh eu mesma. Pena que ainda nao ganhei nenhum sorteio.. :(

    ResponderExcluir
  16. Nossa to louca pra ler esse livro, adoro histórias distopicas,
    Sua resenha só aumentou ainda mais minha curiosidade;
    Preciso ler urgent!!!

    ResponderExcluir
  17. nhaaaaaaaaaai, estou LOUCA pra ler esse livro, só ouvi comentários bons sobre ele. Só pela sinopse dá pra ver que realmente vale a pena lê-lo. *--*

    ResponderExcluir
  18. Uma das coisas mais interessantes que me faz querer este livro é o que a editora fez: criou meios para trazer a Sociedade para a vida real, com o blog e tudo mais. E tem até uma Funcionária me seguindo no Twitter! o-O'

    Beijos,
    Miriam.
    bookerqueen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. eu quero mt ler esse livro, desdo dia que lançou *-*
    adorei a resenha
    o booktrailer me deixa mais curiosa
    bjo

    ResponderExcluir
  20. Já li Destino(peguei enprestado..kk) e adorei..achei a tematica super interessante!!
    quero muito ter esse livro!!

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler esse livro!

    Já li váarias resenhas e simplesmente me apaixonei pela história.

    Me perece muito diferente... Adorei!


    @nathalia_asc

    ResponderExcluir
  22. Li muitos elogios sobre o livro e estou ansiosa para conferir a trama.
    :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oiee!!
    O livro parece ser bem legal, posso estar enganada, mas ele me lembra um pouco Feios rs
    Eu sou super curiosa com esse livro, parece muito bom, e realmente não dá pra resistir a essa capa, o livro deve ser pacote completo, Capa bonita + ótimo conteúdo :)

    beijos
    Lis

    ResponderExcluir
  24. Também esperei por mais ação! Acho que foi isso que faltou pra ele se tornar um dos melhores do ano.

    Olha, não gostei muito do Ky, apesar de ele ser um cara gente boa. Não achei muito sincero o romance dele com a Cássia. =s

    =*
    May
    It Cultura

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito da resenha , bem completa , entendi perfeitamente sobre do que se trata o livro , e estou muito curiosa pra ler , li Jogos Vorazes ,e percebi que esta na moda livro em que o governo comanda e tal ,muito legal . Bjus Mih

    ResponderExcluir
  26. Tava doido pra ler esse livro mesmo, e a promoção NEM ajudou a eu vir fazer meu comentário né?! Mas falando sério, foram as resenhas em blogs como esse que me deixaram querendo ler o livro. Muito boa

    ResponderExcluir
  27. queria este livro para mim! ele paredce ser otimo, eu achei a capa diferente e foi isto que me chamou atençao!! quero para mim! quem sabe me ajuda a escolher entre o amor e a perfeiçao! kkk

    ResponderExcluir
  28. Eu quero ler esse livro, parece ser bem interessante. Ate agora so li coisas positivas sobre ele. Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  29. Parece que você gostou do livro... que bom... muita gente odiou... to doida para ler para tirar minhas próprias conclusões... amo distópico, acho um luxo e sou hiper viciada em Feios e Jogos Vorazes, é quase obrigação ler Destino!!

    ResponderExcluir
  30. Tenho visto muitos comentários em relação a Destino...
    Uns Positivos outros Negativos...Mais para mim tudo vai de opinião,tenho que ler para tirar minha própria conclusão...
    Mais adorei a resenha...
    O Blog é Mara...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  31. Adorei a resenha! Nem preciso dizer que estou louca pra ler o livro né UAHSUHA

    ResponderExcluir
  32. gostei da historia do livro acho legal essa personagens q vao contra a sociedade.
    a resenha ta muito boa !!!
    :D

    ResponderExcluir
  33. éeh não deve ser nada legal vc viver num lugar onde escolhem o seu "destino" pelo o que eu entendi da historia...
    adorei a resenha, e achei a capa linda *-*
    beijooos :*

    @AmandaGoncalvez

    ResponderExcluir
  34. Toda vez que leio uma resenha deste livro, me lembro de um filme, mas isso não vem ao caso. Deve ser agoniante saber que tudo que acreditava era uma mentira e muito difícil de escolher entre duas pessoas que seriam perfeitas para você. Deve ser legal conhecer tudo relacionado a sociedade, até mesmo pra ficar por dentro dos detalhes, mas quando isso passa a tomar muito a narrativa de forma lenta, fica um pouco chato, mas como esse é o primeiro livro, tem, que ser apresentados algumas coisas antes..

    Muito boa a resenha..Sempre gostei desse book trailer..

    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  35. Esse livro gerou e ainda gera o maior burburinho, eu tenho vontade de lê-lo, mas não é nenhuma necessidade. Quem sabe um dia, eu tenha mais vontade de ler?!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails