Resenha: Uma Estranha Simetria - Audrey Niffenegger




Título: Uma Estranha Simetria
Autora: Audrey Niffenegger
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788560280797
Ano: 2011
Páginas: 360
Sinopse:

Quando Edie, a irmã gêmea de Elspeth, recebe a notícia de sua morte, vem junto uma surpresa: ela deixou para as sobrinhas o seu apartamento com vista para o imponente cemitério Highgate, em Londres – com a condição de que as duas vivam lá por um ano. Quanto a Edie e seu marido, Jack, o testamento estipula que não podem acompanhar as meninas na mudança nem entrar no apartamento. As gêmeas Julia e Valentina, de 20 anos, têm uma forte conexão, como se espera de irmãs condicionadas à presença uma da outra desde o útero. Situação muito diferente da que vivia sua mãe e sua tia, Elspeth: não se viam há 21 anos, e viviam a um oceano de distância. As meninas nunca tinham estado em Londres. Nunca haviam saído dos Estados Unidos. Londres era a terra de sua mãe, mas Edie e Jack raramente falavam sobre o assunto. Agora, Edie era americana – tinha se tornado nativa, ou quase isso. A família Poole morava em um subúrbio de Chicago que fingiu, em seus primórdios, ser uma aldeia inglesa.


O livro começa nos mostrando a morte de Elspeth no leito de um hospital, e as últimas memórias com Robert, seu companheiro e vizinho que a acompanhava no hospital em Londres que é o lugar que eles moram. Em seguida o livro nos guia até sua irmã gêmea Edie, que mora nos EUA e com quem não fala há muitos anos, mas para quem enviou uma “última carta” contando de sua morte e avisando que ela havia deixado tudo para as filhas gêmeas de Edie.

Em seu funeral conhecemos outros personagens centrais como o casal Marijke e Martin que moram no mesmo prédio que Elsperth e Robert. Martin tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e não deixa o apartamento há muitos anos (não conheço ninguém com essa doença pessoalmente, mas deve ser muito complicado conviver com alguém assim) e Marijke tenta aguentar a doença do marido, sem muito sucesso.

Em seguida são apresentadas as gêmeas Julia e Valentina, filhas de Edie e Jack, que recebem a carta de testamento de sua tia que elas nunca conheceram (a não ser quando bebês o que não conta como muita coisa). Para receber os bens de seu testamento, Elspeth colocou duas condições para as meninas. Uma era a de que seu apartamento em Londres ficaria para elas quando completassem 21 anos e que elas deveriam morar lá durante um ano e depois poderiam fazer o que quisessem com seus bens. E a segunda de que sua irmã Edie e marido Jack não poderiam obter nada em seu testamento e nem poderiam pisar no apartamento em Londres.

As meninas partem para Londres e passam a ter contato com os outros personagens de lá. Suas vidas vão se juntando de uma forma surpreendente. Conhecemos mais também do relacionamento entre as irmãs que eu diria ser estranho e os mistérios aos poucos vão sendo desvendados. Outros personagens também são apresentados à história e todos eles possuem destaque na história.

O que torna o livro divertido é o fato de Elspeth voltar ao seu apartamento como um fantasma tentando se adaptar a essa nova condição.

Algo que achei interessante foi a descrição das gêmeas como “gêmeas espelhadas” o que quer dizer que elas são praticamente idênticas mas elas possuam características “simétricas” como por exemplo, uma é destra e a outra canhota, uma nasceu com os órgãos do lado contrário da outra, ou seja o coração de Valentina é do lado direito, o que a fez ser mais frágil, com problemas cardíacos e asma.

Eu ainda não li seu livro “A Mulher do Viajante do Tempo” portanto não sabia o que esperar da autora. Sua narrativa nesse livro é em terceira pessoa e é alternado entre os personagens principais o que achei ótimo porque podemos conhecer melhor todos eles. O livro é bem original, e é diferente do que estamos habituados a ler (pelo menos eu), ele tem um “que” de doentio e por isso se torna muito interessante.

Leiam e descubram os mistérios acerca do livro e o final surpreendente. 

 
Beijos!
The Lost Girl

17 comentários:

  1. Estou bem curiosa pelo enredo do livro, também nunca li nada da autora e não sei se vou gostar, mas acho que sim, depois dos elogios que li das obras dela.
    Mais um que quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu estou na metade desse livro e confesso que to gostando bastante! Mas o que mais me chamou a atenção é a doença de Martin, como pode existir uma doença assim? Estou curiosa pra saber o desenrolar dessa trama, afinal tem muitas coisas ainda pra eu descobrir! Adorei a resenha, bjão!

    ResponderExcluir
  3. Eu ja conhecia esse livro, mas nunca tinha lido sobre o que se tratava. Pela sua resenha fiquei com vontade de ler. Me chamou atençao por ser um tema diferente. Vou por na minha lista (mas um rs)

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei essa capa do livro, e vou ter que adiantar a leitura dele já que a autora vai vir pra Bienal do livro.
    Quem sabe consigo um autográfo???

    Bye

    ResponderExcluir
  5. Eu estou super curiosa em relação a esse livro. Tem um tema super original, e que com certeza vai despertar minha curiosidade ao longo da leitura. Mas eu tenho uma lista enorme de livros para ler e ele está bem abaixo hahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Estava desanimada pra esse livro, mas essa sua resenha até que me deu um gás.
    Quando tiver a oportunidade leia A Mulher do Viajante no Tempo, vale muito a pena. É um livro lindissimo, mas que muita gente desiste pois o começo é um pouco complicado :/
    Achei muito interessante e curioso esse caso de gêmeas espelhadas.

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro. Gosto de trams diferentes, ainda mais com um "que"de doentio. rsrs
    ótima resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Não conheço essa autora, nem a Editora (mas nao me apego em Editoras). Só que a resenha é perfeita com objetivo de despertar curiosidade do leitor!!
    Agora fiqei com vontade de ler!!! Queroooo! Vou providenciar! @curujabell

    ResponderExcluir
  9. Meninas,
    Li, gostei da resenha deste livro, e fiquei intrigada com a parte da ideia das Gêmeas.
    Hum, Super interessante.
    Bjs
    Renata
    www.tecergirassois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Final surpreendente? ADORO!
    Tbm não li 'A mulher do Viajante do tempo' mas acho a idéia super original..
    Esse livro tbm parece ser bem interessante..
    Quero muito leer.

    beeeijoos, Nayanne =*
    http://www.bookaholicworld.com/

    ResponderExcluir
  11. A um tempo que quero este livro, ele parece ser tão legal!Vi varias resenhas deste livro,e em todas me surpreendo mais, na sua me surpreendi bastante pois sabia que tinha um fantasma no apartamento mas nao imaginava que era a tia!E achei engraçado essas gemeas "simetricas" interessante...

    ResponderExcluir
  12. Desde que vi a capa fiquei com vontade de TER o livro. Mas não tenho muita vontade de LER o livro pelo tema. Não parece o tipo de história que me agrada.
    Gostei muito do primeiro livro da autora mas este ainda não sei se vou comprar...
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  13. Estou morrendo pq não vou conseguir o autografo dela #chora
    Tenho esse em minha estante, apenas dei uma folheada e parece bem interessante, estou mais louca pra ler agora, culpa de você rs
    Não parece ser meu estilo de leitura mas falam tão bem dela que tenho que ler urgente seus livros.
    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha visto esse livro, mas, depois de ler a resenha, me deu vontade de ler. A história parece um pouco bizarra, mas legal.
    Ótima resenha, parabéns

    ResponderExcluir
  15. Esse livro tem me intrigado... A capa me passa a sensação que tem algo errado. Já li várias resenhas sobre ele, mas ainda não me senti completamente atraída pela história.
    Bj
    @Mariskal

    ResponderExcluir
  16. Puxa... Há tanto tempo que eu quero ler este livro..
    Meninas, meu niver é no fim do mês. Estou aceitando presentes!! hehehehe
    Amei a resenha!
    Essa história realmente me atrai!!!

    Beijos^^
    http://garotas-e-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Observei que muita gente anda adquirindo esse livro. A história parece que realmente é única, um tanto confusa, mas que facilmente desperta o interesse do leitor. Gostei, vou ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails