Resenha Uma Crença Silenciosa em Anjos

Livro: Uma Crença Silenciosa em Anjos
Autor: Roger Jon Ellory
Editora: Intríseca
Ano: 2009
Resenha feita por: Mariana Cataldi

Sinopse:1939, em Augusta Falls, na Geórgia. Uma comunidade rural do sul dos Estados Unidos, Joseph Vaughn, de 12 anos, é informado sobre o assassinato de uma colega da escola – o primeiro de uma série de crimes que, ao longo de uma década, vão arruinar as relações entre os habitantes daquela cidadezinha. Joseph e seus amigos estão determinados a proteger o lugar. Para isso, formam um grupo batizado “Os guardiões”. Mesmo depois de os crimes terem cessado, uma sombra de medo e pavor persegue Joseph. O passado parece enterrado, mas, cinqüenta anos depois, ele se defronta com o pesadelo que abalou toda sua existência.


Imagine morar em uma cidade pacata do interior e inesperadamente sua vida é abalada com assassinatos cruéis de pessoas que você conhece. É assim que fora a vida de Joseph Vaughn. Sua vida começara a mudar, quando ele tinha apenas 12 anos e uma de suas colegas de classe é brutalmente assassinada. E não acaba por aí, durante uma década vários homicídios ocorrem e ninguém faz idéia de quem os cometeu.

Na tentativa de fazer algo em relação aos assassinatos, Joseph Vaughn reuniu  um grupo de  seis amigos e criaram o que eles chamam de “Os guardiões”, tendo por obrigação tomar conta do restante das meninas que não foram assassinadas. Uma tentativa frustrada, uma vez que os crimes não cessaram e continuarem aos arredores de Augusta Falls. A população achando que o mal havia os deixado de uma vez, esquece os crimes e segue sua vida. Apenas Joseph não o consegue fazer.

Joseph descobriu-se um excelente escritor com a ajuda de sua professora, Alex, que teve um importante papel em sua vida, sendo sua esposa. Aguardando o nascimento de seu primeiro filho, aos dezenove anos,  novos acontecimentos nada fáceis de lidar mudaram novamente o rumo da vida de Joseph.

Muitos anos se passarão e Joseph conseguirá abrir mão de sua vida em Augusta Falls, para ir se aventurar em Nova York, quando finalmente alguma paz  e felicidade o cercará. Com seu primeiro livro lançado nas livrarias, tudo parece bem. Apenas parece. Como a vida de Joseph nunca fora fácil e tragédias parecem sempre estar ligadas a ele, a morte aparece novamente em seu caminho, trazendo, de seu passado, o assassinato das meninas, que parecem ser a parte principal de tudo que está acontecendo. Injustiça, dor e tristeza sempre perseguiram Joseph durante sua vida. E agora mais velho, ele sente com toda sua alma que precisa encontrar o assassino das meninas de Augusta Falls. Ele sente que já o conhece e agora só precisa achá-lo. Foram necessários muitos anos, para que o destino o deixasse frente a frente ao assassino. O que sucederá desse encontro? Só lendo para saber.

Quem conta a história é o próprio Joseph. Com uma narrativa angustiante e eletrizante, é impossível largar o livro um minuto sequer. Tantas tragédias ocorrem com Joseph, que você chora junto com ele e fica indignada com tudo que se passa em sua vida.

É difícil encaixar esse livro em algum gênero, R. J. Ellory faz um misto de policial, suspense, drama e ficção histórica. É um livro tocante que te faz pensar em como a vida pode ser traiçoeira e porque Joseph precisa passar por tudo que passou para encontrar um pouco de paz.  
"(...)O amor mais tarde eu chegaria à conclusão, era tudo para todo mundo.O amor era o que fazia sofrer e parar de sofrer. O amor era mal interpretado, o amor era fé, o amor era a promessa do agora que se tornava esperança para o futuro. O amor era um ritmo, uma ressonância, uma reverberação. O amor era estranho e tolo, era agressivo e simples, e com tantas qualidades indefiníveis que nunca poderia ser transmitidas em palavras. O amor era ser. A mesma gravidade que me puxava  sem cessar foi desafiada quando subi para algo que se tornou tudo(...)" Pág. 329
Essa é uma das passagens que eu mais gosto no livro, por muito tempo fiquei com ela na cabeça. Sem dúvidas esse é um dos meus livros favoritos. E que vale muito a pena ter na estante.


Espero que tenham gostado do post. Essa a primeira vez que faço alguma resenha, então se houver algo de errado, por favor me desculpem.
Mariana Cataldi

11 comentários:

  1. Já li esse livro, e achei super triste! Fiquei me colocando no lugar do Joseph, todas aquelas tragédias que acontecem com ele... Mas é um livro ótimo, como você disse, faz pensar muito, fora que a narrativa também é muito boa.
    Recomendo!

    http://leitorasanonimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto a capa deste livro e tinha gostado, agora quero ler!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei a capa e a resenha. Contrariando meu bolso, cada dia mais vazio, já quero!!
    hehehe
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Mari adorei.
    Nossa essa quote que você colocou também amei. tão profunda, tão perfeita. nossa me deu super vontade de ler. ;D
    Parece ser um livro bem interessante e profundo e o fato de ser narrado por um garoto já ganha ponto para mim. ;D

    ResponderExcluir
  5. Nossa, a história é bem diferente do que eu imaginava! O_O
    Mas gostei, fiquei super interessada no livro.
    Fora que essa capa é linda! *.*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  6. Amo esse estilo. Adorei sua resenha, e preciso dizer que a intrínseca sempre capricha nas capas ;)

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto a capa e achado linda, agora li sua resenha e fiquei muito interessada no livro, preciso ler urgentemente.

    ResponderExcluir
  8. Hum... já tinha lido a resenha do livro e estava na dúvida em ler. Agora, estou mais segura.

    Beijos,
    Dri Ornellas
    http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Essa capa é linda demais!!
    Não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, parece ser um livro bem interessante mesmo.

    ResponderExcluir
  10. A capa é idescutivelmente linda *-*

    O livro parece ser emocionante, doida pra comprar ele ja.

    ResponderExcluir
  11. Ah, que site massa! Descobri agora, enquanto procurava por livros interessantes no Google. Já estou seguindo. ^^

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails