Conhecendo o autor, Adriano Siqueira + Resultado da Promoção HON

Venho hoje apresentar pra vocês mais um maravilhoso autor. O talentoso, Adriano Siqueira. Um dos Autores Participantes dos livros: Amor Vampiro (Já resenhado no Blog, aqui), Metamorfose, Tratado Secreto de Magia e Draculea 1 e 2 (em breve renha no Blog). 


Adriano Siqueira. Paulista, diagramador e design gráfico, em 44 anos de vida, Adriano Siqueira colecionou livros, HQs, Filmes, Cds e tudo mais que existe sobre vampiros.
Em 1996, começou a escrever contos de terror e vampiros; no ano 2000, o autor criou um site exclusivo sobre vampiros, para poder divulgar não só seus contos, mas também, as obras dos escritores nacionais; Paralelamente a criação do site, Adriano Siqueira participou da criação do grupo de novos escritores "Tinta Rubra", primeiro grupo de escritores de vampiros da internet; Em 2001, lançou seu primeiro zine de contos de vampiros e terror do Brasil. Denominado "Adorável Noite".


Em 2010 participa de mais um livro,Draculea 2’.


Facebook do autor: Adriano Siqueira
Blog: Aqui
Site: Aqui
Twitter do Autor: @adrianosiqueira
Skoob: Aqui
MySpace: Lord Dri
Orkut: Comunidade



Conhecendo o autor: Adriano Siqueira
Campanha de incentivo aos autores brasileiros.


COMUNIDADES NO ORKUT DO ADRIANO SIQUEIRA
ADRIANO SIQUEIRA - EU LEIO

GRUPOS DO YAHOO GRUPOS

INFORMAÇÕES ADICIONAIS



Qual o seu nome completo, quantos anos você tem e onde você nasceu?
Adriano Siqueira - 45 anos - São Paulo - SP

Qual a sua comida preferida?
Lasanha com Coca Zero - Macarronada com frango com Guaraná - arroz e feijão com bife e ovo e as vezes troco por linguiça - Xsalada com Fanta - Nr 1 do MC Donalds com torta de maça - Adoro Bife à milanesa e Frango à milanesa.

O que gosta de fazer nos tempos vagos?
Andar ouvindo música.

Um fato engraçado que tenha acontecido contigo e possa compartilhar com todos os leitores?
Quase nunca acontece algo engraçado comigo sabe. haha! Mas uma vez eu fui no
encontro do Tinta Rubra (grupo de escritores de contos de vampiros do yahoogrupos), uns dos primeiros encontros que foi no antigo Madame Satã perto da Brigadeiro Luiz Antônio, eu não conhecia muita gente pessoalmente. Então cheguei no balcão para pegar uma bebida e ouvi a conversa do pessoal falando de mim.
- O Lord Dri... Ele disse que vem!
- Legal ele é legal!
Então entrei na conversa... - Sim sim ele é demais!
- Você conhece?
- Sim!!! Sou eu! Sou eu!
Então as moças olharam de cima em baixo e disseram...
- Nossa!... Você é baixinho!

O que existe de mais importante na vida para você?
A família é importante! Os amigos, meus trabalhos, minhas coleções...

Quando você descobriu essa sua veia de escritor e como isso aconteceu?
Quando tive o meu primeiro computador entrei nas BBs de São Paulo para me comunicar com grupos - isso foi em 1996 coma dificuldade da época de falar online, eu tinha que escrever rápido. Entrei em alguns grupos e comecei a postar textos pequenos. Meus primeiros contos eram bem pequenos por causa deste sistema. contos curtos que até hoje ainda posto em alguns blogs. Foi assim que comecei a escrever e hoje tem mais de 600 contos espalhados em grupos e blogs.

De onde veio à inspiração para escrever seus livros?
Eu gostava de histórias de ação e aventura. Histórias que arrepiavam e também que tinham muita sedução. A inspiração vinha de filmes e seriados. Viciado completamente em séries de terror como Sexta-feira 13 (não o filme, a série mesmo que passava na gazeta) Além da Imaginação, Galeria do Terror, goosebumps, Are You Afraid of the Dark? (Clube do Terror).
Eu também sou um adorador de HQs e eu lia todas de terror e super-heróis.
Tenho muitos gibis aqui em casa e sempre dou uma relida. Histórias incríveis.
Foi com tudo isso que comecei a escrever meus contos.

Você já tem algum outro livro esperando publicação?
Prontos já tem 2! Só depende das editoras mesmo! Estou escrevendo mais um e tenho mais dois para fazer. tudo no seu tempo.

Como foi a decisão de publicar o seu livro?
Me pediram para mandar os contos e, como os livros que participo são de antologias, mando o conto e espero a aprovação como todo mundo. Não pensem que só por ser um conto meu, já vai entrando assim sem aprovação, Tem conversa com o editor, com o organizador, tem revisão e tudo mais que um escritor passa. Tem que ver se o conto realmente bate com o tema do livro, etc.

Você tem alguma outra atividade profissional além de escritor (a)? Como ela influencia no seu trabalho?
Eu trabalho em uma editora. Para mim sei bem como divulgar e tenho muita noção de marketing e isso me ajuda muito a divulgar o meu trabalho e o trabalho do pessoal que escreve. Gosto de trabalhar com editora. Faço isso a quase vinte anos, Trabalho na área de diagramação, design gráfico e já fui gerente de internet. Quando fiz o Adorável Noite, meu site de vampiros, fiz para divulgar meus contos, foi um sucesso tão grande que comecei a divulgar e a procurar outros autores do gênero e isso foi no ano 2000 conheci muitos escritores que hoje tem livros e fora muito bem divulgados no meu trabalho. Quando dei a ideia de fazer um grupo de escritores de vampiros em 2000 para o site Mundo Vampyr criamos o Grupo Tinta Rubra dedicado para os escritores e leitores de contos de vampiros e fez um sucesso enorme reunindo muitos fãs e de lá saíram muitos livros! Em 2001 fiz o primeiro fanzine de contos de vampiros do Brasil com o nome do site mesmo "Adorável Noite". Ajudou e ajuda muito a divulgação dos novos escritores. Íamos em Casas Noturnas para entregar os Fanzines e o pessoal apreciava muito. Era mais um diferencial criado por mim. Sempre traia um autor para o Estande do Adorável Noite com os livros para autografar. Naquela época não havia Casas das Rosas, Bibliotecas Temáticas, Nada disso. A gente dependia de Eventos Noturnos e Eventos direcionados a ficção.
Eu adoro até hoje participar de eventos. Participo sempre. O Dia do Fã e os eventos do CJSP são muito fortes, trazem muitos adoradores da ficção fantástica.
E hoje ainda Temos o Fantasticon e a Biblioteca Viriato Correia Que ajuda muito os escritores nacionais.
Neste ano Tanto o site Adorável Noite e o Grupo Tinta Rubra fazem 10 anos de vida.

Como foi mergulhar no mundo dos livros e quais autores do estilo influenciaram?
Bram Stoker, Anne Rice, Stephen King, Arthur Conan Doyle, Agatha Christie, H.P. Lovecraft e Ian Fleming foram alguns dos autores que chegaram a me tirar o sono.

Qual sua dica para quem quer seguir a carreira de escritor?
Para quem quer seguir esta carreia pediria muita calma! Conheço gente que lançou desesperado e se tivesse esperado um pouco mais poderia atingir um público maior e mais dinâmico. Você precisa pensar mundialmente e agir local. Não o contrário. Escreva muito, tente ser um diferencial nos estilos. Tente ter o seu próprio jeito de escrever. Mas o mais importante de tudo para escrever um livro é ver exatamente qual é o público que você quer atingir. Tendo o foco do estilo de leitor, já vai ser muito importante.
Teste seus escritos, produza um blog. Coloque um pouco dos seus textos. Mostre para um grupo, tenha o famoso "leitor beta" (mas não precisa exatamente seguir todas as opiniões deles, tenha sua própria opinião)
Faça pesquisa sobre o assunto da sua obra. Quanto vendeu, quem foi o último autor que fez. Se ele teve sucesso. O que os fãs dizem. etc. Tudo isso é importante para você por os pés no mundo da escrita.
É importante também conhecer as editoras que estão lançando o assunto do seu livro.

Em sua opinião, qual é a importância da literatura na vida das pessoas?
Eu vi muita gente tentar colocar a sua vida em um livro. Mas o livro geralmente é o grande motivo de incentivar os leitores a colocarem um pouco de si nas páginas.
Por vezes eu li alguns livros que me deixava muito ansioso com vontade de produzir mais e falar mais. Hoje faço muitas coisas para não ser atacado pelo bicho do comodismo. A literatura é assim, serve como um alerta de que devemos sempre ser dinâmicos, ativos e criativos.
O mundo hoje caminha na mesma velocidade que andava na época dos nossos avós, a diferença é que a comunicação é mais ativa e isso consome muito mais nossas forças, ficamos mais ligados e atentos. Nos causa estresse, por isso hoje tudo deve ser dosado. A literatura entra neste foco para fazer com que a nossa mente tenha o prazer de se soltar, ser mais abrangente sem ser atacado pela massificação do cotidiano.

Você já publicou algum livro?
Antologias: Amor Vampiro - (2008), Draculea - O livro secreto dos vampiros (2009), Metamorfose - A fúria dos lobisomens (2009), Tratado Secreto de Magia e Draculea (2010)

Por que você acha que existe este preconceito com os livros de autores nacionais?
Certamente porque quando existe um livro estrangeiro que faz muito sucesso começasse a criar muitos sites e blogs sobre esse livro. Até que por ironia do destino estes sites acabam vendo que a moda vai ficando cada vez mais enfraquecida e para não perder o foco começa a aceitar a inclusão de livros estrangeiros concorrentes e assim continua a manter o assunto até que quando não existe mais assunto é que a literatura nacional é comentada e aos poucos vai se introduzindo até que um dia a pessoa que fez o site descobre que o nome do site já não tem nada mais com o assunto do blog de tão longe que ficou o seu foco até que finalmente o site se rende e abre para todos os assuntos ou fecha com mais um novo movimento! É realmente um círculo vicioso.
O certo seria que todos os sites e blogs que falam de literatura deixasse separado logo no início duas partes. Literatura nacional/Literatura Estrangeira.
Devemos pensar que se um livro de um determinado assunto é muito falado então certamente teremos uma versão brasileira. Por isso é certo em fazer duas partes!
Isso ajudaria muita a literatura nacional e manteria o foco do tema na literatura nacional sem prejudicar a divulgação dos autores nacionais.
Se os criadores nacionais de sites pesquisassem os autores nacionais primeiro para ver se não existe por aqui os temas que serão explorados no site para fazer pelo menos um paralelo. A literatura nacional seria muito mais apreciada e vista em igualdade. Sem interferir no sucesso do site e ainda trazendo mais cultura para quem está interessado na literatura nacional. O Adorável Noite quando foi criado pesquisei muito antes de colocar só livros estrangeiros. Verifiquei e na época havia poucos livros sobre vampiros. Mesmo assim eu fui atrás dos autores nacionais que já tinham produzidos livros sobre o tema. Fiz entrevistas coloquei fotos abrimos um grande espaço para escritores nacionais. E isso foi a diferença. Eu consegui divulgar os escritores nacionais com muita eficiência e assim pude ter o respeito que tenho em divulgação de escritores.

Há rumores que o mercado está estafado com o tema "vampiros". É um tema que fascinou e virou febre entre os jovens. Em sua opinião, isso ajuda ou atrapalha na divulgação de livros com outros temas?
Vampiros nunca atrapalhariam a divulgação de um livro, mas sim direcionaria metas através de seus sempre inovadores estilos, proporcionando maior ênfase em cada assunto.
Um exemplo: o livro "Eu sou a lenda" é de vampiros mas leva ao mundo da ficção pós-apocalíptica e se este livro faz sucesso teremos vários livros de ficção relativos ao futuro da terra como Mad Max etc.
Outro exemplo. O livro "Fome de Viver" que também é de vampiros atrai o público que aprecia o tema urbano crescendo em muito os livros de suspense e policial.
Outro exemplo é o "Vampiros do Espaço" que enfoca muito a ficção cientifica espacial abrindo espaço para livros do gênero.
Vampiros não chega a ser um tema pois a sua abrangência de estilos acaba se tornando uma nova linha de criaturas que pode ser moldada para qualquer tipo de assunto existente auxiliando as novas tendências relacionadas a humanidade e a fantasia.

Agora algumas perguntinhas rapidinhas para o leitor te conhecer melhor:
Um livro: Amor Vampiro
Um autor: Ian Fleming
Uma música: Another Way To Die
Uma banda: Sister of Mercy
Um filme: A hora do Espanto
Um ator: Christopher Lee
Uma pessoa: Liz Vamp
Uma frase: "Que você tenha uma Adorável Noite"
Um momento marcante: dia 13 de agosto - Dia dos Vampiros


Quero agradecer ao Adriano Siqueira pela gentileza de conceder esta entrevista ao Blog Leituras & Fofuras. Além de ser um autor de talento, é uma pessoa atenciosa e simpática.
Galera, dêem mais oportunidades aos autores brasileiros. Leiam, conheçam, divulguem, tem muita gente boa e que atende a todo tipo de público.
Aproveito também para agradecer o carinho dos leitores que estão sempre presentes no Blog e nesse clima Dark, deixo o resultado da promoção House of Night.

 Obrigada a todos que participaram da Promoção "House of Night" numa parceria do Leituras & Fofuras com a Up! Brasil. Uma pena ter chegado ao fim, mas vamos saber quem ganhou os três primeiros livros da Série ?


Ansiosos??? Eu também!!! Cruzem os dedos!


O Tweet sorteado foi:


Parabéns a ganhadora: TatahOliveira_
Você tem dois dias para entrar em contato conosco pelo email: leiturasefofuras@hotmail.com


Quem não ganhou, não precisa ficar triste. Tem outros sorteios e promoções rolando no blog e muito em breve PROMOÇÃO "House Of Night 2" (Indomada, Caçada e Tentada). \o/

Fiquem de olho no Blog e não deixem de comentar e participar para concorrer!!!








10 comentários:

  1. Adorei a história engraçada, ele parece bem legal.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. O Adriano é gente muito boa!

    Adorei conhecer ele em SP quando tb fui conhecer minha amiga Dany Welch...ele é muito simpático e engraçado...figura!!

    Parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  3. Legal! O autor parece ser legal!
    Pena que não ganhei... Sem desanimo! Ganho a próxima! Parabéns TatahOliveira_ (?Thais Oliveira?)

    Aproveite os livros...!!!

    ResponderExcluir
  4. ei meninas, eu não conhecia o autor, mas gostei bastante da entrevista. Ele aparenta se bem simpático. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei MUITO TEMPO rindo do "nossa, você é baixinho!".

    SÉRIO. Imaginei a cena todinha na minha cabeça e deu uma dó... Também sofro pela altura :P

    Nunca li nada dele, mas gostei das influências e da entrevista. Mesmo! Parabéns, meninas :D

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  6. Não conseguia esse autor! Gosteii *-*
    E House of Hight é TUDOOO *-*

    Adoreeii
    (:

    ResponderExcluir
  7. Parece ser simpatissimo =)

    Imagina a cara dele ouvindo que era baixinho, pelo menos reconheceram q ele era um bom autor

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse autor ainda, mas gostei muito da entrevista.
    E parabéns TatahOliveira_ !! Queria muito ganhar esses livros =p

    ResponderExcluir
  9. Hey ^^

    Adorei a entrevista e super inteligente e de ótimas opiniões, adorei o fato dele achar que o tema "vampers" não está defasado ou algo do tipo, pelo autor ele molda seu personagem da forma que quiser...

    Xoxo

    :: Loma

    ResponderExcluir
  10. Muito legal a entrevista, adorei a parte engraçada do
    "Então as moças olharam de cima em baixo e disseram...
    - Nossa!... Você é baixinho!"


    hahahahahahaha!

    beijocas ;)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails