Conhecendo a autora - Laura Elias

Venho hoje apresentar pra vocês mais uma maravilhosa autora, a linda e simpática Laura ELias, autora da série Red Kings!

Laura Maria Elias nasceu em Barra Mansa estado do Rio de Janeiro em 1960.
Apaixonada por livros, começou ainda criança a rabiscar as primeiras linhas e aos 14 anos tinha pronto o livro O Colar de Esmeraldas, uma aventura policial visivelmente inspirado nos livros de Agatha Christie que a autora devorava na ocasião.
Sem nunca pensar em editar seus escritos ou seguir a carreira literária, Laura Elias cursou Economia na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo e trabalhou com Comércio Exterior até o ano de 2001, quando por  questões pessoais desligou-se do setor.
Em 2002 inscreveu-se como tradutora voluntária na Revista UFO, onde após alguns meses foi convidada pelo editor para redigir um artigo. Embora esta primeira matéria fosse publicada quase um ano depois, outras vieram neste ínterim, transformando Laura em uma das principais articulistas da publicação.
Laura acaba de lançar o segundo volume da série Red Kings, o livro “Lua Negra”.

Site da Autora : Site
Skoob do livro: Crepúsculo Vermelho
Skoob do Livro: Lua Negra
Mais sobre o livro: Primeiro Capítulo Crepúsculo Vermelho
Mais sobre o Livro: Primeiro Capítulo Lua Negra
Reserve o seu livro : Aqui
Editora : Mythos

Red Kings 

Crespúsculo Vermelho - Resenha

Sinopse

Megan é uma jovem de 17 anos subitamente envolvida em uma doce e sombria história de amor com Bill, famoso - e misteroso - lider de uma banda de rock. Ela só não sabia que Bill não é uma pessoa comum. Na verdade, ele pertence a um grupo de seres dotados de capacidades incomuns e gosto por sangue humano.

Confira o book trailler do livro:



Lua Negra

Sinopse

Após ter sido salva das garras da morte pelo sangue de seu amado Bill Stone, a jovem Megan Grey se vê às voltas com o misterioso avanço de criaturas monstruosas, que deixaram o gélido Ártico rumo à cidade de Red Leaves. Por alguma razão, a aproximação de tais criaturas está criando o pior inverno de todos os tempos no Hemisfério Norte. Como se isso não bastasse, Megan enfrenta transformações no próprio corpo, que ameaçam substituir sua natureza humana por outra, animalesca e totalmente selvagem. Gigantes ancestrais, vampiros, rovdyrs, ódios e segredos milenares, temperados por uma paixão que atravessou vários séculos unem-se no segundo volume da Saga Red Kings, lançando a jovem Megan em um abismo de sombras, onde somente morrendo ela poderá continuar viva.

Confira o book trailer do livro:





Conhecendo a autora: Laura Elias
Campanha de incentivo aos autores brasileiros.

·         Qual o seu nome completo, quantos anos você tem e onde você nasceu?
Meu nome é Laura Maria Elias, tenho 50 anos e nasci em Barra Mansa, estado do Rio de Janeiro.

·         Qual a sua comida preferida?
Não ria: arroz, feijão, bife, batata frita e salada de tomates, tudo feito na hora e bem temperadinho... E sorvetes, que são minha gula.

·         O que gosta de fazer nos tempos vagos?
Eu gosto muito de viajar. Sou meio cigana, amo uma estrada.

·         Um fato engraçado que tenha acontecido contigo que possa compartilhar com todos os leitores.
Sou a rainha de dar foras, então vou contar um: dez dias antes do Natal, eu com a lista de presentes na mão, andando na loja entupida de gente. Vendedor, nem pensar né? Daí, eu olho pro lado e vejo um rapaz parado com a roupa igual a dos vendedores e vou direto nele. Era um manequim! Eu estava falando com um manequim! Foi impagável...

·         O que existe de mais importante na vida para você.
Pra mim a coisa mais importante deste mundo é ter paz na alma. Quem tem isso, tem tudo.

·         Como foi a decisão de publicar a série Red Kings?
Eu recebi a proposta da editora para fazer um livro (que acabou virando três livros) sobre vampiros e aceitei, embora não tivesse nem idéia de por onde eu ia começar. No final tudo se ajeitou e a inspiração veio.

·         De onde veio à inspiração para escrever seus livros?
Cada um deles veio de uma forma diferente. Alguns de estímulos externos, outros não faço idéia, eles simplesmente vieram.

·         Você já tem algum outro livro esperando publicação?
Tenho 10 títulos inéditos. Recentemente soube que quatro deles estão sendo preparados para publicação, mas não sei quando isso vai acontecer.

·         Você sempre sonhou em ser um (a) escritor (a)? Fale um pouco da sua experiência como autor (a) e do processo de publicação.
Sempre escrevi, mas nunca pensei que seria escritora. Não foi um sonho que se realizou, foi algo que desabrochou, acho eu. Aconteceu por acaso, quando me inscrevi como tradutora voluntária na Revista UFO. Após algumas traduções fui chamada para ser articulista da revista e através do editor da UFO, fui indicada à Editora Mythos. Na época eles tinham um projeto para uma linha de chick-lit e estavam com dificuldades de encontrar um autor com quem se entendessem. Eu fiz um livro como teste e fui aprovada, apartir daí a coisa rolou. De lá para cá já foram 35 e o 36º está sendo escrito.

·         Você sempre quis ser escritor (a)? Quando ficou claro que viraria uma profissão?
Virou profissão em 2005, antes disso jamais pensei que um dia publicaria alguma coisa.

·         Você tem alguma outra atividade profissional além de escritor (a)? Como ela influencia no seu trabalho?
Eventualmente faço traduções, mas ultimamente não tenho tido tempo para isso, os livros meio que tomaram conta mesmo. Antes de ser escritora trabalhei muitos anos com Comércio Exterior.

·         Como foi mergulhar no mundo dos livros e quais autores do estilo influenciaram?
Como sempre li muito, meio que vivi mergulhada em livros, mas escrever tem um tempero diferente de ler. Quando escrevo, sou autora, leitora e personagem ao mesmo tempo, então a aventura é mais radical. Eu li muitos livros da Aghata Christie quando era adolescente e isso ficou comigo, então sempre tem mistérios em meus livros, embora não necessariamente sejam livros policiais como os dela. Também gosto muito da Jane Austen e do Irving Wallace.

·         Quando falamos sobre os livros normalmente perguntamos sempre sobre influências literárias. Fale um pouco sobre essas influências que serviram de inspiração...
Como disse acima, tem um quê de mistério em minhas obras que sem dúvida vem da grande dama. Não sei se outros autores tiveram tanta influência assim, mas eu li muito Morris West, Irving Wallace, D. H. Lawrence. Mais recentemente conheci o Neil Gaimam e me apaixonei por ele. Fantástico autor.

·         Você já publicou algum livro? Caso sim, quais?
Publiquei 26 livros e como disse, escrevi 35. A lista é longa, então quem quiser saber mais pode entrar lá no site, ver as capas e ler um trecho de cada um.

·         Você já tem algum livro previsto para ser lançado? Se sim, poderia adiantar algo sobre esse novo projeto? Teria alguma previsão de lançamento?
Estou terminando o terceiro volume da saga Red Kings e, como disse anteriormente, há quatro outros titulos esperando publicação. Previsão não tem, mas acho que o último livro da saga deve sair no começo do ano.

·         Do que se tratam seus outros livros? Fale um pouco sobre eles.
Meus outros livros foram romances para adultos com temas sobrenaturais. Anjos, fantasmas, maldições, assombrações, etc.

·         O que os fãs podem esperar do próximo livro? Já tem data marcada para estréia? Haverá noite, tarde de autógrafos?
O último livro da série desvenda um grande segredo, o maior de todos: quem é a Megan de verdade. Além disso, vampiros, aguras, rovdyrs e muita aventura e confusão. Algumas mortes, alguns corações partidos e alguns romances novos, além de muito sangue e muita paixão.

·         Você pesquisou ou utilizou referências de outros livros, seriados ou filmes para compor o seu livro?
Não, eu inventei a história, mas há algumas coisas que são paralelas a outros livros por pedido da editora.

·         Conte um pouquinho da história do seu ultimo livro lançado para gente.
Lua Negra é a continuação do Crepúsculo Vermelho e traz muitas reviravoltas e surpresas, crescimento de alguns personagens, morte de outros, etc. E romance, sangue, paixão e mistérios...

·         Como surgiu o título do livro e quando  você começou a escrever a história já tinha um título estabelecido?
Os títulos foram dados pela editora. Eu coloquei Reis vermelhos no primeiro livro e Estrela Negra no segundo, mas eles decidiram mudar.

·         Quanto tempo levou para você fazer esse livro?
Dois meses cada um.

·         Os personagens principais são inspirados em pessoas conhecidas ou partiu de um ideal criado por você?
A maioria eu invento. Há algumas exceções, como o Bill Stone que baseei em algumas características do Adam Lambert, mas via de regra eu invento as pessoas.

·         O livro tem uma boa aceitação entre os leitores. Como você se sente em relação a este sucesso?
Surpresa. E feliz claro. Não esperava que o livro fosse fazer tanto sucesso e nem que eu me desse bem escrevendo uma história de vampiros (risos)

·         Poderia dar algumas dicas para os jovens que estão ingressando no meio literário?
Eu meio que respondi isso antes, não? O que posso dizer, para facilitar é o seguinte: há algum tempo eu bati um papo com uma moça que é poetisa e ela transformou nossa conversa em uma entrevista. Quem quiser dar uma olhada, lá tem bastante coisa. É só acessar http://saraucultiando.blogspot.com/ e ver os posts.

·         Qual sua dica para quem quer seguir a carreira de escritor?
São muitas coisas, mas o básico é registrar o texto na Biblioteca Nacional. A partir disso, a pessoa pode tentar editoras, E-books, publicação por demanda, etc. Há vários caminhos, ficaria muito longo aqui explicar tudo.

·         Em sua opinião, qual é a importância da literatura na vida das pessoas?
Literatura só traz ganhos. Cultura, conhecimento, agilidade mental, desenvolvimento da imaginação, melhoria do Português e por aí vai. A literatura forma, informa, distrai. Cada livro é uma viagem por vidas, situações e lugares que de outra forma não conheceríamos. E é um prazer.

·         Muitos blogs estão divulgando obras nacionais através de resenhas, campanhas, entrevistas e sorteios. O que você acha desta iniciativa?
Perfeita. Estas parcerias só trazem ganhos para todo mundo: blogs, autores, seguidores, editoras. E negócio onde todo mundo ganha tem que continuar e crescer.

·         O que você acha das campanhas em prol dos autores brasileiros?
Maravilhosas, participo de todas e fiz um blog só para divulgar novos autores. Tem que abrir espaço tem que mostrar os livros e informar aos leitores o que anda rolando na literatura brasileira. A gente não pode viver apenas dos clássicos, temos que abrir espaço pra galera mais nova.

·         Por que você acha que existe este preconceito com os livros de autores nacionais?
Esta é uma pergunta complexa, mas em resumo, todo preconceito, seja lá qual for, é ignorância. Nem todos os autores estrangeiros são bons, nem todos os brasileiros são ruins. Há de tudo, não dá para julgar sem conhecer.

·         Qual foi seu primeiro livro?
Laços do Passado.

·         Há rumores que o mercado está estafado com o tema “vampiros”. É um tema que fascinou e virou febre entre os jovens. Em sua opinião, isso ajuda ou atrapalha na divulgação de livros com outros temas?
Vampiros já era tema de filmes e livros muito antes do Crepúsculo e vão continuar a ser muito depois. Minha opinião é que esta enchente vampiresca vai passar, mas que o tema jamais deixará de ser explorado pela literatura.

·         Agora algumas perguntinhas rapidinhas para o leitor te conhecer melhor:
Cada vez que respondo estas rapidinhas, mudo as respostas (risos)

a)    Um livro: Deuses Americanos do Neil Gaiman
b)    Um (a) autor (a): Isaac Asimov
c)    Uma música: Time – Pink Floyd
d)    Um (a) cantor (a) /banda: Elvis Presley/Queen
e)    Um filme: Sob o Sol da Toscana
f)     Um (a) ator/atriz: Johnny Depp/Susan Sarandon
g)    Uma pessoa: Joseph Campbell
h)   Uma frase: Você está onde se põe (Gasparetto)
i)     Um momento marcante: A primeira vez que senti minha filha mais velha se mexer em minha barriga. Até hoje guardo a sensação. Foi mágico.

·        Poderia deixar alguma mensagem aos leitores do blog? Seus contatos e onde comprar seu livro?
Primeiro quero agradecer muito a quem leu até aqui (risos) e repetir a mensagem que sempre deixo nas entrevistas: leiam autores brasileiros, vamos parar de pagar royalties e começar a valorizar tanta gente talentosa que existe neste país!
Quem quiser entrar em contato comigo pode utilizar o mail: contato@lauraelias.com.br, vistar o site: www.lauraelias.com.br ou o blog: www.lauraelias.blogspot.com. Vale também lembrar: entrem no perfil do blog e conheçam os outros blog que tenho ou participo. Tem muita coisa legal por lá. Também estou no Skoob, assim como todos os meus livros, então apareçam!

·         Deseja encerrar a entrevista com mais algum comentário?
Eu quero agradecer a você pela entrevista e aos leitores que têm sido tão gentis comigo. Os emails que recebo e os comentários que leio são maravilhosos. Vocês são todos ótimos!

Quero agradecer à Laura Elias pela gentileza de conceder esta entrevista ao Blog Leituras & Fofuras. Além de ser uma autora de talento, é uma pessoa atenciosa e simpática.

Galera, dêem mais oportunidades aos autores brasileiros. Leiam, conheçam, divulguem, tem muita gente boa e que atende a todo tipo de público.


Aproveito também para agradecer o carinho dos leitores que estão sempre no Blog.
Essa entrevista é pra vocês!

5 comentários:

  1. adorei a entrevista, apesar de achar que a editora que publicou os livros dela pecou bastante ''copiando'' os títulos Crepúsculo e Lua... mas enfim.
    beijoos

    ResponderExcluir
  2. Ahh Lilia que chique =)

    a Laura é uma fofa!! *-*

    já li CV e estou super #ansiosa para Lua Negra ashusauhasu

    tbm gosto da Jane Austen =)

    beijocas =**

    ResponderExcluir
  3. Oi...
    Eu acabei de postar uma parte de um conto no meu blog...
    Se vc puder dar sua opnião, ficaria grata....

    E se gostar e achar que outra pessoa pode gostar tb, eu irei postar o resto qd chegar a 30 seguidores.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal adorei a entrevista e os livros parecem super bons adorei.

    http://partesdeumdiario.blogspot.com/

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que super essa entrevista.. ela parece ser uma fofa, além de ser super inteligente e escrever super bem!

    beijos ;)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails