Resenha: O Duque e Eu de Julia Quinn

Título: O Duque e Eu
Série: Os Bridgertons #1
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance de Época
Ano: 2013
Páginas: 288
Sinopse: Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo. Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta. Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida.

Sabem aquelas pessoas que costumam falar que não gostam de algo sem ter experimentado? Bem, eu costumo ser uma dessas pessoas. Sempre falei que não gostava de Romances de Época, sem nunca ter lido um, apenas pelo fato de não gostar de história e coisas no passado (gosto mais do contemporâneo). Mas desde que a Arqueiro lançou a série Os Bridgertons da Julia Quinn, fiquei interessada nos livros, mas ainda tinha certo preconceito. Quando a editora anunciou a vinda da autora na Bienal do Rio, eu disse pra mim mesma, “toma vergonha na cara e leia de uma vez!”. E que bom que eu li. A série Os Bridgertons contará com 8 livros, cada um com um membro da família como protagonista, que no total tem 8 irmãos, 4 mulheres e 4 homens. 

O primeiro livro se passa por volta de 1983. Nessa época, todas as mães e mulheres com idade para casar pensam em apenas uma coisa: um bom partido. E é aí que conhecemos Daphne, a mais velha das irmãs Bridgerton. Uma jovem londrina que já está na idade de casar e ainda não arrumou nenhum pretendente que a interesse. Ela não é a mais bela das jovens, mas tem um ótimo humor, é inteligente e não leva desaforo.

- As mães da sociedade, seu tolo. Aqueles dragões cuspidores de fogo que têm filhas em idade de casar, que Deus nos ajude. Você pode fugir, mas é impossível se esconder delas. E devo alertá-lo para o fato de que a minha é a pior de todas. – Minha nossa... E eu pensando que a África era perigosa.

Em um baile, ela acaba conhecendo Simon Basset, conhecido como mulherengo, ele é um jovem bonito que arranca suspiros das moças e além de tudo, é um duque. Amigo do irmão mais velho de Daphne, ele volta a Londres, após a morte do pai e não quer saber dessa vida de bailes e casamentos, e faz de tudo para fugir das mães casamenteiras. Assim, ele e Daphne criam um plano onde ele finge cortejá-la para fugir das outras mulheres, enquanto isso, ela se torna mais visível e atrai novos pretendentes para si. E o plano vai dando certo, até que eles começam a sentir mais do que uma amizade um pelo outro e tem de lidar com os sentimentos. 

“Simon sentiu no âmago a rejeição do pai. Experimentou uma espécie peculiar de dor tomando conta de seu corpo e envolvendo o coração. E, conforme o ódio lhe invadia e transbordava por seus olhos, ele fez uma promessa solene. Se não podia ser o filho que o pai queria, então seria exatamente o oposto.”

Simon é um jovem que sofreu muito na infância com o desprezo do pai e um problema na fala. E é por esse motivo que se esforça durante anos para dar a volta por cima. Após o abandono na infância, ele resolve não se casar e seguir com o legado dos Hastings, título que era a única coisa que importava para seu pai. Mas as coisas mudam após conhecer a espirituosa Daphane. 

A narração de Julia tem um toque de humor e é em terceira pessoa. Daphne é o tipo de protagonista que encanta desde o início. Ela foge dos padrões da época, com uma língua afiada e uma inocência até cômica em alguns momentos... e ainda assim, é a garota perfeita para ser desposada.

Como é minha primeira leitura do gênero, não há com o que comparar, mas gostei da história. E apesar de não achar ótimo, quero continuar com a série. Rendi-me aos romances de época!

Segue abaixo a árvore genealógica feita pela editora Arqueiro:


E também uma imagem dos 8 irmãos e sua faixa etária que encontrei no Google:


A série é composta pelos livros abaixo:
  1. O Duque e Eu 
  2. O Visconde que me Amava
  3. Um Perfeito Cavalheiro
  4. Os Segredos de Colin Bridgerton 
  5. Para Sir Phillip, com Amor
  6. When He Was Wicked (ainda não lançado no Brasil)
  7. It's in His Kiss (ainda não lançado no Brasil)
  8. On the Way to the Wedding (ainda não lançado no Brasil)




3 comentários:

  1. eu já o o livro e adorei, aliás eu já li a serie toda e ela é minha serie de época favorita, acho que nao tem como nao amar Os Bridgertons é cada livro merhor que o outro acho até dificil escolher

    ResponderExcluir
  2. Oi Andresa,

    Eu estou há bastante tempo querendo ler esses livros. Amo Jane Austen e sempre julguei pela capa que esses livros podiam ter uma pegada do tipo. Parabéns por ter experimentado seu primeiro romance de época e espero que não seja o último!

    Beijos
    http://psicosedanina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amoooooo romances de época, e estou louca para ler essa série e aquela da Lisa Kleypas, acho que é dos Hathaways, uma coisa assim, a dos vestidos bonitos! kkkk
    As histórias são legais, parecem ser bem românticos, divertidos, viciantes, enfim, amo!
    bjos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails