Título: Tenentes: A Guerra Civil Brasileira
Autor: Pedro Doria
Gênero: História
Editora: Record
Páginas: 252
Ano: 2016
Classificação: 3 Estrelas de 5
Sinopse: A história da crise política que desencadeou uma guerra civil no Brasil. "Nestas páginas, o Rio de Janeiro será bombardeado. São Paulo será bombardeada. Prédios, casas, fábricas, arrasadas; estupros e execuções em bairros elegantes à luz do dia e centenas de corpos mortos terminarão espalhados pelas ruas. Um governador se verá sitiado por dias, trincheiras improvisadas à porta do palácio para resistir ao avanço inimigo. Metralhadoras, tanques de guerra. E aviões chegarão muito perto de explodir presidentes. Isto: presidentes. Dois presidentes da República distintos. Nestas páginas, não há uma vírgula de ficção. Tudo aconteceu assim”. É com esta maestria de estilo, unindo o rigor da investigação histórica minuciosa à experiência de repórter tarimbado, que Pedro Doria recria – em ângulos originais, hiper-realistas – o cenário que deflagrou o movimento tenentista na década de 1920. Narrado em forma de thriller, Tenentes apresenta a história da crise política que desencadeou uma guerra civil sem precedentes no país, em um tempo – nada remoto – em que as crises políticas se resolviam de outro jeito.
Olá, pessoal. Tudo tranquilo?
A história do Brasil é algo interessantíssimo de se aprofundar. Eu gosto bastante de ler sobre o assunto e esse livro me chamou a atenção por causa do tema.
Tenentes é um livro que tenta resgatar uma parte importante da República Velha, o tenentismo. Esse movimento político-militar foi uma série de rebeliões de jovens oficiais de patentes baixas do Exército Brasileiro no alvorecer da década de 20. Esses jovens militares estavam descontentes com a situação política do país e queriam reformas nas estruturas de poder do Estado, como por exemplo: o fim do voto aberto ou voto de cabresto e a reforma da educação pública.
Os movimentos que fizeram parte do tenentismo foram a Revolta dos 18 de Copacabana em 1922, a Revolução de 1924, a Comuna de Manaus em 1924 e a Coluna Prestes 1925-1927.
Eu achei Tenentes um livro bom, mas eu esperava mais profundidade. É uma obra interessante para quem quer começar a pesquisar e saber mais sobre a República Velha. Esses movimentos tiveram um impacto direto na Revolução de 1930 e sobre o Golpe de 1964.
Sobre o Pedro Doria: É colunista dos jornais O Globo e O Estado de São Paulo, além da Rádio CBN. Em O Globo, liderou a equipe que venceu o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa, em 2012. Foi Knight Fellow na Universidade de Stanford. Carioca, pai de três filhos, é autor de outros seis livros. (Retirado da orelha do livro).
P.S.: Livro recebido de parceria com o Grupo Editorial Record.
No mais, até a próxima resenha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário