Resenha: Quero ser Beth Levitt de Samanta Holtz

Título: Quero ser Beth Levitt
Autora: Samanta Holtz
Editora: Novo Século
Ano: 2013
Páginas: 544
Compare preços

Sinopse: Amelie Wood perdeu os pais aos doze anos e, desde então, vive em um abrigo de meninas. Com a chegada do seu décimo oitavo aniversário, ela vive agora o temido e esperado momento de deixar o lugar que a acolheu por toda a adolescência para enfrentar o mundo em busca dos seus sonhos. Seu bem mais precioso é o velho exemplar do romance que sua mãe lia para ela, na infância. "Doce Acaso" contava a história de Beth Levitt, uma jovem que, como ela, amava o balé e tinha a vida transformada ao conhecer o príncipe Edward. Amie suspira ao reler incansavelmente aquelas páginas, imaginando quando o príncipe da vida real baterá em sua porta... Por isso, ao soprar as velas, não tem dúvida quanto ao seu pedido: "Quero ser Beth Levitt!". Através de grandes coincidências e uma trajetória que ela jamais imaginaria, Amie se vê, de repente, no fascinante mundo do cinema, cara a cara com o príncipe mais lindo que sonharia encontrar e lutando para se esquivar da maldade de muita gente invejosa, contando, para isso, com sua melhor arma: um coração puro.

Há alguns que não acreditam, outros temem. Alguns confiam, outros desprezam. Ele trabalha silenciosamente, aleatoriamente e em seu próprio tempo. Acaso. Simplesmente essa força invisível que fica atrás dos panos, fazendo pessoas se encontrarem, ou desencontrarem; trazendo surpresas boas ou más; Levando a uniões ou rompimentos. Surpreende, assusta. Amargo ou doce, mas sempre indomável.
"Uma vez, sua mãe lhe ensinara que cada um cumpre o seu papel na vida do outro e, um dia, simplesmente vai embora. Ela sabia bem o que era isso."
Amelie Wood aprendeu cedo demais o quão difícil a vida pode ser. Seus pais morreram quando ela ainda era muito jovem, no entanto, isso nada fez para mudar sua natureza pura e bondosa. A partir de então, ela passou a viver em um acolhedor lar para órfãs, onde encontrou verdadeiras irmãs. Quando completou dezoito anos, era a hora de partir para a insegurança do mundo fora das portas do orfanato. Embora temerosa, Amie sempre poderia contar com seu surrado exemplar de "Doce Acaso", o livro que sua mãe lera incansavelmente para ela, e uma espécie de companheiro para todas as horas. Ao assoprar as velas de seu bolo, o desejo que irrompeu de seu coração era claro: Quero ser Beth Levitt. Após uma série de reviravoltas impressionantes, Amelie se vê no mundo do cinema, contracenando com aquele que poderia ser seu príncipe diretamente saído de "Doce Acaso", que, aliás, tem papel fundamental nessa incrível jornada. Auxiliada pelo acaso, Amelie irá, ou não, realizar todos os seus sonhos, mesmo os mais íntimos.
"Se fossem fáceis, não seriam sonhos. Nem valeriam a pena."
A primeira coisa digna de nota nesse livro são os títulos dos capítulos que foram colocados de uma forma muito criativa. Cada capítulo inicia-se com um trecho do próprio capítulo. Um trecho especialmente escolhido para trazer curiosidade e até ansiedade a quem lê. Muitas vezes, ao ler o título, pensei que iria acontecer determinado fato, mas acabou por ser o contrário. A leitura começa despretenciosa, mas a cada página virada conquista um pouco mais. A escrita de Samanta detém uma meiguice singular, envolvendo e tecendo um clima delicioso e doce.

Amelie é inacreditável, forte e pura, determinada e sonhadora. Espelha muitas das jovens que tem sonhos, mas ao contrário dela, acabam escondendo, sentindo vergonha ou desanimando. Quanto a Chris, penso que toda mulher apreciaria alguém como ele a seu lado. Até mesmo os personagens secundários têm suas particularidades e nos reservam diversas surpresas.
"Gostava de pensar que sua vida seria como a dela: mudanças inesperadas, um príncipe apaixonado e o desfecho digno de contos de fadas..."
Tocante, impressionante e cheio de candura, Quero ser Beth Levitt não é um livro para qualquer pessoa. Somente para aqueles dispostos a se entregar, realmente. A esses, boas horas longe de tudo estão mais do que garantidas. Surpreendente, com reviravoltas mesmo quando achamos que tudo está em seu devido lugar. A trama é intrincada, com um encaixe fabuloso e um final... diferente. Ensina a acreditar no amor, nos sonhos e em si mesmo; A ver o acaso pelo lado bom, a levar a vida com mais tranquilidade e doçura. Um conto de fadas moderno e bem construído.
"Cada segundo na presença dele estava cuidadosamente guardado em sua memória, no espaço reservado aos grandes acontecimentos..."
Antes de escrever essa resenha, precisei de alguns instantes para trazer de volta o clima de magia que me envolveu durante a leitura. A paz e os sentimentos bons com os quais as palavras de Samanta me presentearam deixaram impressões, para muito além das lembranças relacionadas as aventuras de Amie. 
"Sorriu para a linda paisagem iluminada à sua frente, pronta para ir desenhar seu próprio horizonte."
Leve e intenso, esse livro traz força, esperança, amor e longos suspiros sonhadores. Com ele eu ri, fiquei tensa, me emocionei... Por que precisamos duvidar que uma verdadeira história de amor seja possível? É isso que Samanta Holtz nos traz ao apresentar a doce bailarina e seu livro favorito. Acredito que Samanta irá longe com o talento e o potencial que tem. A mim, com toda a certeza, ela já conquistou.

Descrição de capa (feita pela própria autora nos comentários abaixo)*: a imagem da bailarina foi adquirida de um banco de imagens. A moça está com roupas de bailarina, mas não são roupas muito elegantes, e sim, um pouco desgastadas, representando a simplicidade da Amelie. E a posição também me deixou em dúvida, na primeira vez em que vi a imagem, mas pesquisei na internet e encontrei outras fotos de bailarinas nessa mesma pose. Percebi que é o movimento para começo ou final de uma apresentação!

* À pedido da Aninha, tentarei fazer ao final das resenhas, uma breve descrição das capas, para aqueles que visitam o blog e possuem alguma deficiência visual e querem ter uma ideia de como são as capas dos livros resenhados. (Andresa)



17 comentários:

  1. Ana, sua resenha está impecável! Confesso que já vi esse livro por aí diversas vezes, mas nunca dei a devida atenção e sua resenha me fez mudar completamente de ideia. O livro parece ser ótimo, bem estruturado e principalmente reflexivo. Gosto bastante de livros assim. Sobre a capa, fiquei um pouco indecisa, porque de fato ela confunde um pouco. Mas acredito que não seja alongamento, porque ela já está com a roupa da dança.

    ResponderExcluir
  2. Uau que capa linda! Mas é preciso muita coragem pra ler um livro de mais de 500 páginas hein? Apesar disso, percebi que vale a pena. Pela forma como você escreveu sua resenha meu interesse foi desperto e vou ter que dar uma chance à leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Tudo bem?
    Tenho muita curiosidade de ler esse livro desde que foi lançado mas ainda não tive oportunidade e sua resenha me deixou ainda mais curiosa haha adorei sua opinião e os quotes citados, o livro realmente parece ser uma fofura.

    Beijooos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/06/livros-para-o-dia-dos-namorados.html

    ResponderExcluir
  4. Querida Aninha,

    Que resenha mais linda!! Tão bem escrita, tão caprichada, tão doce... ❤
    Muito obrigada pelas palavras carinhosas que reservou à descrição da minha história, e por compartilhar as boas impressões com os leitores do blog. Fiquei muito feliz em saber que a leitura proporcionou sentimentos tão lindos!

    Ah, querida, sobre a capa: a imagem da bailarina foi adquirida de um banco de imagens. A moça está com roupas de bailarina, mas não são roupas muito elegantes, e sim, um pouco desgastadas, representando a simplicidade da Amelie. E a posição também me deixou em dúvida, na primeira vez em que vi a imagem, mas pesquisei na internet e encontrei outras fotos de bailarinas nessa mesma pose. Percebi que é o movimento para começo ou final de uma apresentação! (Inclusive, em um evento que fiz em São Paulo, um grupo de bailarinas foi dançar e fez essa mesma pose da capa no final da dança!)

    Obrigada por expressar sua dúvida, espero ter esclarecido :)

    E adorei sua ideia de descrever a capa para leitores com alguma deficiência visual poderem saber como é! Vou compartilhar em minhas redes sociais!

    Beijo enorme,
    Samanta

    ResponderExcluir
  5. Perfeição define..amoooo esse livro!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa,

    Tenho esse livro na lista dos desejados desde que foi lançado mas infelizmente ainda não consegui comprar =/
    Acredito que iria gostar muito dessa leitura.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ola,
    eu nunca tinha lido nada sobre esse livro e uau...adorei!! tenho que confessar que nao leria ele pela capa, achei meio O.o, mas a sinopse ja começou a me prender um pouco! e amei a ideia de colocar para ela fazer a personagem do livro que ela era fa... sonho de tantas leitoras kkkk dar uns pegas nos protagonistas dos livros kkkk fiquei um pouco temerosa por vc ter dito q o final era diferente, espero que nao me decepcione

    ResponderExcluir
  8. Uau! Que incrível saber que vocês estão sentindo vontade de também mergulhar nessa história fantástica. Samanta, muito obrigada pela descrição, já imaginei aqui. Espero que todos gostem do livro! E final diferente que eu quis dizer foi no sentido de... inesperado, mas que de certa forma se encaixa.

    ResponderExcluir
  9. Oii Aninha.
    Ainda não li nada da autora, apesar de ter visto várias resenhas positivas sobre seus livros, e não conhecia esse livro.
    "Quero ser Beth Levitt" parece ser um ótimo livro, com uma narrativa envolvente. Gostei dos capítulos se iniciarem com um trecho do próprio capítulo e nos fazer imaginar uma coisa, mas na realidade acontecer outra.
    Acho que é uma história que nos faz sonhar com a possibilidade de viver um conto de fadas e quem não gostaria disso?
    Achei a capa super bonita e gostei do significado por trás dela! Espero poder ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  10. Acho essa capa linda! Simplesmente fala muito de sua resenha, cativante, lindo, forte, impressionante e cheio de candura. Parece mover coisas no interior e trazer bons sentimentos, sua resenha expressa isso com muito vigor.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Aninha!

    Já vi esse livro muitas vezes na livraria e às vezes me bate um interesse nele só pela capa, agora que li sua resenha, fiquei ainda mais empolgada. Parece ser uma história emocionante, gostaria muito de lê-la! Parabéns, você conseguiu colocar todos os sentimentos que o livro lhe despertou no texto. Adorei! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Amei sua resenha!! Realmente muito caprichada e carinhosa. Eu já tinha visto o livro e tinha admirado sua capa, mas não tinha tido um maior interesse nele. Sua resenha me fez ter outra visão da história e já o coloquei no topo da minha lista de desejados. Espero que esse livro me conquiste tanto quanto conquistou você!

    Beijos!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Primeira coisa que reparei é: que capa linda! Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei com bastante vontade de conhecer!
    Perder os pais não deve ser fácil! Como assim? Ela deseja ser alguém e consegue? Muito bom! Já pensou entrar no livro favorito ou vice-versa! Parece ser bem doce mesmo, que nos faz suspirar e a diagramação pelo que você falou está linda! E é nacional! Com certeza lerei!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Amei essa capa!
    O livro parece ser ótimo, a historia bem interessante.
    Narrativa envolvente.
    Um Conto de fadas moderno..
    Já adicionei a minha lista de leitura.. =)

    ResponderExcluir
  15. Mais uma autora brasileira que está arrasando no mundo literário. Amo quando nossos autores tem esse destaque, é um orgulho.
    Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro, e me apaixonei por ele!
    Não posso pensar em mais nada além de que necessito dele na minha estante e na minha vida.
    Adorei sua resenha, agora estou cheia de cobiça pelo livro.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  16. Primeiro, preciso elogiar a capa, uau, que fofa. Segundo, que vida sofrida a coitada da Amelie teve. Imagin ocom odeve ser ter que abandonar o abrigo com dezoito anos. Olha, nossos nacionais estao melhores do que nunca. Parabens pela resenha.

    ResponderExcluir
  17. Depois que eu li O Pássaro, eu me apaixonei pela Samanta Holtz e não importa o que essa mulher escrever: tem lugar garantido na minha prateleira!!!
    Eu já tenho esse livro, só não tive tempo ainda para ler.
    =(
    Espero mudar essa realidade em breve.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails