Resenha: Jackaby de William Ritter

Título: Jackaby
Série: Jackaby # 01
Autor: William Ritter
Editora: Única
Gênero: Sobrenatural, Mistério
Ano: 2015
Páginas: 256
Classificação: 3 de 5
Sinopse: "Eu sou um homem de razão e da ciência. Acredito no que vejo e posso provar, e o que vejo geralmente é difícil para os outros compreenderem. Até onde eu descobri, tenho um dom ímpar. Isso me permite ver a verdade quando os outros só enxergam ilusão. E há muitas ilusões, muitas máscaras e fachadas. Como dizem, o mundo todo é um palco e parece que eu tenho a única poltrona da casa, com vista para os bastidores.” Abigail Rook deixou sua família na Inglaterra para encontrar uma vida mais empolgante além dos limites de seu lar. Entre caminhos e descaminhos, no gelado janeiro de 1892 ela desembarca na cidade de New Fiddleham. Tudo o que precisa é de um emprego de verdade, então, sua busca a leva diretamente para Jackaby, o estranho detetive que afirma ser capaz de identificar o sobrenatural. Contratada como assistente, em seu primeiro dia de trabalho Abigail se vê no meio de um caso emocionante: um serial killer está à solta na cidade. A polícia está convencida de que se trata de um vilão comum, contudo, para Jackaby, o assassino com certeza não é uma criatura humana. Será que Abigail conseguirá acompanhar os passos desse homem tão excêntrico? Ela finalmente encontrou a aventura com a qual tanto sonhara. Prepare-se para desvendar este mistério!

O ano é 1892. Abigail Rook é uma jovem europeia que foge de casa com o dinheiro que os pais guardavam para seus estudos e vai parar em New Fiddleham, na América do Norte. Ela está cansada da vida pacata que tinha e viajou em busca de aventura. Para se estabelecer, ela vai atrás de um emprego e consegue uma vaga como assistente do detetive R. F. Jackaby.

[...] Rapidamente eu descobria que Jackaby tinha um jeito de abrir esse cantinho do meu cérebro. Era um cantinho quieto, no qual tinha vivido quando era menor. Onde tudo era possível, onde a magia não era um sonho acordado improvável, mas um fato óbvio - mesmo que fora de alcance. Naquele tempo, eu sabia que havia monstros no mundo, mas eu os aceitava feliz da vida, ciente de que, pela mesma lógica, também deveriam existir magos e varinhas mágicas e tapetes voadores. Nunca fechei realmente essa parte da minha mente, apenas fui parando de visitá-la, à medida que fiquei mais velha. Eu a deixara destrancada, como o tesouro bagunçado lá em cima, esperando que alguém viesse remexer.

Jackaby é um detetive pra lá de diferente, cheio de peculiaridades e a maioria das pessoas o acha estranho e tentam manter distância dele. Uma de suas habilidades é sua capacidade de enxergar o sobrenatural e assim ele se dedica a desvendar casos desse tipo.

- Monstros são fáceis, senhorita Rook. Eles são monstros. Mas um monstro de terno? Trata-se basicamente de um homem perverso, e um homem perverso é, de longe, muito mais perigoso.

Já em seu primeiro dia de trabalho, Abigail se depara com um caso que pode envolver um serial killer na cidade e Jackaby logo percebe que o assassino não é humano. A partir daí, eles vão embarcar na investigação desse caso e ir desvendando aos poucos os mistérios que aparecem. 

"Ele é completamente louco, você sabe. Mas a aventura pode ser muito atraente."

O livro é todo narrado pelo ponto de vista de Abigail, que é engraçada e inteligente, mas quem rouba a cena é Jackaby e suas peculiaridades. Ele tem um jeito diferente de enxergar tudo e acaba deixando o leitor intrigado ao longo da história. Alguns personagens secundários também me chamaram a atenção, como é o caso de Jenny, um fantasma e Charlie Cane, assistente da polícia. 

O livro tem um tom sobrenatural com um toque de mistério, que passamos a querer desvendar junto com os protagonistas. E o mais interessante é que o sobrenatural não é esse que a maioria dos livros do gênero costuma abordar e sim mitologias e criaturas desconhecidas. Lembrou-me um pouco algumas das criaturas do seriado Supernatural.

Eu não sabia bem o que esperar do livro, porque vi vários comentários positivos, mas solicitei o livro sem nem mesmo ler a sinopse, então tive uma surpresa ao descobrir que havia todo esse lado investigativo (algo que gosto muito), sobrenatural (algo que não leio faz tempo) e mistério (adoro desvendar um). Apesar de eu gostar de todos esses elementos e dos personagens, senti que faltou algo, não sei explicar, mas não me conquistou por completo. Mas no fim das contas, eu gostei e recomendo para quem curte os elementos que ele utiliza. 

A capa do livro é algo a parte, linda, e fiquei feliz porque a Única manteve a capa original. Não posso comentar sobre a diagramação porque não recebi o livro físico, mas acredito que seja boa como nos demais livros da editora. 

Um comentário:

  1. Jackaby de William Ritter
    Realmente um livro interessante apesar de naõ ser o genero quer gosto; mas ele se torna intertessante pela busca pela vida de aventura que Abigail queria . ela cansou da vida pacata da sua cidade e vai em busva de aventuras. Meio agua com açucar, mas interessante. vamos ler e depois fazer novos comentarios
    tatyana sylva

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails