Li no Kindle # 7 - Prodigy de Marie Lu (Legend #2)


Título: Prodigy
Autora: Marie Lu
Editora: Putnam Juvenile
ISBN: 9780399256769
Ano: 2013

Sinopse: Depois que um cataclismo atingiu o planeta Terra, extinguindo continentes inteiros, os Estados Unidos se dividiram em duas nações em guerra: a República da América, a oeste, e as Colônias, formadas pelo que restou da costa leste da América do Norte. June e Day, a menina prodígio e o criminoso mais procurado da República, já estiveram em lados opostos uma vez.
Agora eles têm a oportunidade de lutar lado a lado contra o controle e a tirania da República e, assim, alterar para sempre o rumo da guerra entre as duas nações. Resta saber se estão preparados para pagar o preço que as transformações exigirão deles. [Sinopse retirada do Skoob]


Li o livro em inglês já tem um tempo, mas esperei ficar próximo do lançamento da versão brasileira para postar a resenha. Detalhe que li pelo Kindle, mas logo depois ganhei a versão hardcover do livro rs. Agora quero a versão lançada por aqui. Pode conter spoiler do livro anterior para quem ainda não leu Legend. Quem não quiser saber a história central de Prodigy, pule os três parágrafos iniciais da resenha.

"Ele é beleza, por dentro e por fora.
Ele é a esperança em um mundo de trevas.

Ele é a minha luz."
Day e June estão a caminho de Las Vegas à procura dos Patriotas, de Tess e de informações sobre o irmão de Day que foi capturado pela República. Ao chegar lá, descobrem que o Elector Primo morreu e seu filho Anden está assumindo seu lugar no comando. Os Patriotas possuem um plano para tirá-lo do poder e com isso restaurar o que um dia foi os EUA, e para isso precisam da ajuda de Day e June. Eles não têm nenhuma opção a não ser entrar no plano porque dependem dos Patriotas para cuidarem da perna machucada de Day e também para encontrarem seu irmão.  

O plano consiste em matar Anden para que haja uma revolução e eles possam a partir daí reorganizar a República e transformá-la de volta ao que era conhecido como Estados Unidos. Para isso June precisa ser capturada e ganhar a confiança de Anden, que parece ter interesse nela desde Legend. O que June não esperava é o fato de que ele não parece nada com o pai e ao se aproximar dele, começa a ponderar se conseguirá seguir com o plano.

Com a aproximação de Anden e algumas descobertas, ela começa a se perguntar a quem deve ser leal. Muitas dúvidas surgem sobre em quem ela deve confiar ou se deve mesmo seguir com esse plano que parece cada vez mais a coisa errada a se fazer. Além disso, Tess parece ter sentimentos mais fortes por Day, e ela não parece mais uma “menininha” e ele percebe as mudanças. 

Personagens que vimos em Legend retornam, como Thomas, a comandante Jamenson, dentre outros. No mundo criado por Marie Lu, os EUA se dividiram em duas partes: a República e as Colônias. As duas são inimigas e estão sempre em conflito. Em Legend tudo se passa na República, mas em Prodigy conhecemos um pouco mais sobre as Colônias.
Sabe, às vezes eu me pergunto como seriam as coisas se eu apenas... te conhecesse um dia. Como as pessoas normais fazem. Se eu apenas andasse por você em alguma rua numa manhã ensolarada e a achasse bonita, parasse, apertasse sua mão e dissesse: "Oi, eu sou o Daniel." 
Day e June continuam os personagens fortes e corajosos que conhecemos no primeiro livro. Eles passam por várias situações que os deixam em dúvida sobre o outro, várias situações de perigo, bastante ação e tentando sempre fazer o que parece correto. O romance ainda não é o alvo da autora, apesar de ter um pouquinho disso.

O livro é bem mais agitado que Legend, tem mais ação, os personagens são mais desenvolvidos e novos personagens entram em cena. A narração continua dividida entre Day e June, dando pra ver o crescimento dos personagens e suas dúvidas ao longo da trama.

A própria Marie Lu ao fim do livro diz que escrever Prodigy foi bem diferente de escrever Legend, dizendo que teve vários ataques de pânico e muitos momentos de desespero e choro na frente do laptop enquanto escrevia as cenas. Ela diz também que teve que ir a fundo e desenterrar os pensamentos e memórias mais sombrios dos personagens. E tudo que ela diz ter feito dá pra ser percebido conforme a leitura. 

Eu adorei o livro, do inicio ao fim. Ele plantou em mim várias dúvidas sobre vários personagens e eu adoro quando um livro me deixa confusa assim porque sou sempre surpreendida no fim. O final foi de partir meu coração e eu estou doida pra ver como irá se desenvolver no terceiro livro. Achei Prodigy bem melhor do que Legend. Tornou-se favorito! 

PS: Os quotes foram traduzidos livremente por mim.


15 comentários:

  1. Precisei pular os parágrafos com spoilers. Estou doida para ler Legend e agora também quero ler Prodigy. Os personagens parecem incríveis, assim como o ritmo da história. A autora deve ser realmente boa, pois parece conduzir a trama de forma envolvente e brilhante.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Menina, você é pop! (rs)
    Lendo em inglês muito antes do lançamento, e ainda ganhando a versão hardcover! *3* Adoro essas versões!
    Enfim, ainda não li Legend e não comprei o livro, mas pretendo lê-lo. Apesar de não ter lido Legend, li sua resenha inteira (rs). Sou uma rara espécie que não se preocupa com spoilers. Acho que é a primeira vez que realmente dou atenção à ideia do livro e sabe que gostei?
    Até o momento coloquei Legend para leitura entre os meus desejados, mas para algum momento ler... Não precisava ser necessariamente "este" momento (rs). Agora estou mais entusiasmada! Gosto de séries em que os personagens amadurecem! É uma decepção ler uma sequência em que o personagem continua imaturo. Saber que Prodigy apenas melhora a trilogia me faz desejar ler Legend com mais intensidade (rs).
    Beijos, flor!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OMG OMG eu adorei Legend. Fiquei louca com o Day e a June e cara desesperada pela continuação...Depois da sua resenha senti tantos sentimentos contrários..Não gostei dessa coisa de confusão de sentimentos..Acho o Day e June perfeitos juntos..eles se completam...viveram em mundos diferentes e mesmo assim possuem tantas características iguais.

    ResponderExcluir
  4. Não li a resenha com medo de spoilers pra Legend, mas ler inglês é uma coisa muito prática, pra não ficar dependendo de editora brasileira enrolada nem nada do tipo, isso realmente abre portas! Quando a essa série eu não sei o que pensar, as distopias estão ficando cada vez mais iguais então é realmente complicado...

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa!!
    Não li Legend ainda, mas estou bastante curiosa pela leitura, sempre vejo boas resenhas sobre o livro. E curto distopias o que faz meus interesse só aumentar...
    Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de ler essa série, pena que ela já tenha tantos livros lançados... Ler em inglês deve ser ótimo né, não ter que depender dos lançamentos aqui deve ser uma maravilha *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas só tem 2 lançados, Legend e Prodigy rs.
      O terceiro ainda será lançado no exterior (sem previsão no Brasil) e é o último.
      Bjs.

      Excluir
    2. Eu vi a #7 no titulo e confundi haha. Que bom *-*

      Excluir
  7. Tô doida que a Prumo publique logo o último porque não quero sofrer como vocês na espera ahahaha.
    Comprei legend e quando vi que era muito fininho já falei: vixi vou ficar com vontade de quero mais e não terá D:. Por isso tô aguardando a chegada de toda trilogia pra amar como você rs.
    É tão bom quando, em uma série, a história não perde a força e fica mais interessante, emocionante e apaixonante, né? Ahhhh estou me controlando pra não quebrar a promessa de ler a série toda!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Essa série vou acompanhar pelas resenhas até o últimos ser lançado. É uma trilogia?
    Parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma trilogia sim (a não ser que dê a louca na autora e ela queira inventar mais rs).
      Bjs.

      Excluir
  9. Olá, adorei sua resenha, eu estou super ansiosa para ler esse livro, Legend foi uma das melhores leituras desse ano, e eu não via logo a hora de ler a sequencia. Adorei saber que ele tem mas cenas de ação que o primeiro, e esse final de partir coração, hein? Preciso ler ele já.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Pulei os paragrafos com spoirles e amei a resenha aina não li nada sobre o primeiro livro mas dar pra perceber que é ótimo e amo livros que tem romance mesmo que seja pouquinho !

    ResponderExcluir
  11. Eu não li a resenha com medo dos spoilers!

    Eu ainda não comecei a ler essa série (preciso completar algumas já começadas, primeiro...Ou vou me afogar num mar de séries incompletas), mas eles estão nos meus desejados antes mesmo do lançamento do primeiro livro!

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda nao li Legend mas ja gostei de saber que Prodigy eh mais agitado, isso garante que a continuacao nos deixa animados durante a leitura, neh?
    Adorei sua resenha.

    bjs.

    www.booksandmuchmore.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails