Conheça: O que é Dorama

Para todos os amigos que comento sobre DORAMA. Eles me perguntam: "o que é isso?" A pergunta é instântanea e automática. Dorama não é nenhuma expressão para adoradores ou fanáticos por algo e nem nome de comida e marca de sapato ou roupa. Não é nada disso! Mas afinal o que é isso?


Dorama = Drama

Dorama é a descrição generalizada do gênero novela oriental. 

Podem ser: J-Drama, K-Drama, C-Drama e até mesmo os Live-Action.

O J-Drama é o nome utilizado para as novelas e seriados de TV japonesa. Assim como o K-Drama para coreanos e C-Drama para chineses. Todos fazem parte da programação diária, e todas as emissoras produzem dramas de diferentes temas: romance, comédia, terror, policial, entre outros.

Já o Live-Action é um termo utilizado no cinema, teatro e também para televisão para definir os trabalhos que são realizados por atores reais, de carne e osso, ao contrário das animações, que são novelas e filmes baseados em títulos de sucesso de mangá ou anime.

Novela! Oriental! - Muitos exclamam surpresos - Que coisa mais sem graça e brega, já não bastam as novelas da televisão? Aí é que tá, o estilo oriental de novela é diferente do que conhecemos aqui no Brasil. As diferenças começam com número de episódios que variam de no mínimo dez e no máximo vinte e seis. Outra diferença é o tempo de cada episódio, pois tem uns que chegam a ser mais de uma hora, quase o tempo de um filme. Muitos deles costumam enfatizar muito drama, amizade, amor, carinho, companheirismo, lição de vida, valor ao trabalho, entre outras. Fazendo muito marmanjo chorar emocionado e se escangalhar de rir.


Enfim, espero ter esclarecido!

Fernanda

FAVOR NÃO COMENTAR NA CAIXA DO INTENSE DEBATE,
UTILIZE A CAIXA DE COMENTARIO DO BLOGGER,
LOGO ABAIXO.
GRATA

20 comentários:

  1. Achei super legal o post, muita gente não conhece Dorama..
    Eu mesma ainda não assisti nenhum..
    Eu baixei os primeiros episódios de 'Personal Taste', e comecei a ver, mas sinto que comigo essa onda não vai pegar..
    Meu negócio são as séries americanas mesmo. hsuiahushuai
    Mas acho legal explicar e divulgar, muita gente vai gostar! =)

    beeijo, Nayanne =*
    www.bookaholicworld.com/

    ResponderExcluir
  2. Adoro um bom dorama *-*
    Assistia muito, agora dei uma parada!

    Densha Otoko, Kim Sam Soon,hana Yori Dango e muitos outros *-* Adóóóron!

    ResponderExcluir
  3. Que vergonha, até hoje é a primeira vez que vejo a palavra, não sei muito sobre a cultura japonesa, fora mangás.
    Mas foi bom saber, vergonha não passo mais!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Gente to bege =D
    Leituras & fofuras é cultura =D
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amei o post *-*
    Já assisti dois k-dramas, You're Beautiful que é muito, muito bom e o famoso Boys Before Flowers *u* Nessas férias eu pretendo assistir mais um, mas tô sem ideia, queria alguma dica do que assistir \o/ Quem sabe num futuro próximo a gente não encontre aqui dicas né? HAHAHA Tô sentindo que vai chegar um post, depois de ler esse HAHAHA.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Amei o post amiga, super explicadinho. AWWWWW
    A Bookaholic World, por favor continue vendo Personal Taste, você irá gostar. Dê uma chance!

    ResponderExcluir
  7. Sim, essa fotinha que está com o pessoal com a blusa escrito dorama é do dorama muito famoso e fofo chamado My Girl !
    Falando nisso qual dorama vc está vendo heim?

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post. Cerca de dois anos atrás essa palavra nem fazia parte do meu vocabulário. Agora está presente no meu cotidiano, já que tenho um blog que fala justamente sobre o assunto. Dê uma passadinha por lá! Bjuss

    http://www.thedoramas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que fofa a imagem com os personagens de "My Girl"!!! *-*
    Ótimo dorama e o Lee Jun Ki sempre lindo né?!! rs Não é a toa que é considerado um dos metrosexuais mais desejados de toda a Ásia e EUA.

    Ótima explicação! Uma pena que muita gente tenha preconceitos por coisas orientais sem nem ao menos conhecê-las e doramas são ótimos! Espero que os blogs de leitura que os tem divulgado ajude a amenizar um pouco esse preconceito.

    Sou fã de doramas há anos. Eu já gostava de mangás e animes, só que nunca foi uma paixão, mas depois que me arrisquei nos doramas nunca mais consegui largar. Sou realmente aficionada por eles, apesar de novelas brasileiras ou filmes e séries americanas conseguirem me emocionar algumas vezes, ninguém o faz melhor do que os orientais em seus doramas. Sempre me pergunto: Como eles conseguem mexer tantos com as minhas emoções? Como eu consigo chorar e rir tão facilmente assistindo a um simples dorama? Para mim a resposta ainda é um mistério.

    Ótimo post!
    Bjoos!
    /prittamorim

    ResponderExcluir
  10. Eu só não baixo dorama porque nunca achei link para baixar na internet, sempre tá quebrado ou coisa do gênero! =/


    Mil beijos!
    @mariaclarabruno
    www.thecoffeesandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. que era e de como era diferente as novelas orientais das novelas daqui, e com certeza deve ser uma programação muito boa, como tudo que japones faz né...vou pesquisar mais sobre isso, me interessei bastante, bjo!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom saber!
    Adorei o post esclarecedor. hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro a cultura japonesa, amo mangás e animes, mas sobre novelas eu sou leiga no assunto, por isso achei muito interessante o esclarecimento desse termo.

    Muitas pessoas com certeza podem achar brega, mas se tem uma coisa que os japoneses fazem bem, é emocionar: arrancando lágrimas ou risadas.

    Parabéns pelo post!

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  14. Eu simplesmente *amo* doramas, os prefiro do que séries americanas ou filmes por exemplo. Realmente o preconceito é muito grande, vejo isso quando comento com algum amigo e o que mais ouço é "Como você assiste? Eles são todos iguais". Quem dera eu achasse um desses RSRSRS. Na minha opinião pra quem vê dorama o que mais sentimos vontade é conhecer esses países e sua cultura. No meu caso sinto uma vontade enoorme de conhecer a Coreia do Sul por causa disso :]
    O mix de emoções que eles nos fazem sentir é realmente impressionante, vamos do riso ao choro em minutos. Poderia recomendar muitos aqui mas ficaria muito tempo s2
    O que eu posso recomendar pra quem for ver o primeiro é assistir sem preconceito. Eu recomendo pra iniciantes Boys Before Flowers que é muito amor principalmente por ter o Lee Min Ho s2
    Vou parando por aqui UAEHAUEHAU
    Bjs e ótimo post :*

    ResponderExcluir
  15. AAhh!! Eu curto o estilo orienteal! Apesar de não saber o que danado era Dorama.
    Na verdade vi o termo K-Drama semana passada, num blog de uma amiga. Me interessei de cara por séries coreanas. Principalmente pela que ela apresentou.
    Mas foi show esta aula aí! rsrsrs
    Muito esclarecedora!

    Beijos meninas^^
    o/
    Danni
    Garotas & Livros

    ResponderExcluir
  16. Muito bacana o post. Eu mesma não tinha a mínima idéia do que se tratava, apesar de já ter ouvido alguns comentários a respeito do assunto.
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  17. Oi!

    Adoro mangás e animes, mas não me lembro de ter visto nenhum Dorama. Vou pesquisar algum...

    Bjos!

    ResponderExcluir
  18. Já ouvi falar sim, e muito mas nunca vi não, mas confesso que os protagonistas são lindos né?

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Fernanda!

    As vezes eu me confia em relação aos Dramas e Live action. O que eu vi ontem foi um Live action, pois foi o filme da animação, agora eu vou ver a animação(Kimi Ni Todoke), pra ver se é tão bom quanto o Live.

    Muito boa sua explicação!Ah eu tbm sou viciada em animes.

    Bjs ^^

    ResponderExcluir
  20. Dorama pra mim é que nem caviar: nunca vi, nem comi, eu só ouço falar. kkk
    Em breve vou pegar um título pra conferir.

    Bye

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails